icone-site-vestindo-autoestima
anitta-shein

A coleção sustentável da Shein

Esses dias eu vi vários perfis de moda (e usuários “comuns”) falando sobre a coleção sustentável da Shein, e infelizmente a maioria dos posts que eu vi estavam mais empolgados na parceria da marca com a Anitta do que pelo fato de isso ser um sinal de que a marca finalmente começou a se preocupar em amenizar os impactos que causam no meio ambiente.

De qualquer forma, eu não poderia deixar de falar sobre esse assunto aqui. Lá no instagram eu apenas repostei uma matéria falando da collab da Anitta nessa coleção sustentável da Shein e não consegui me aprofundar, mas agora trouxe pra cá, que é onde eu consigo falar sem me preocupar tanto com os algoritmos.

Não estou defendendo a Shein

É óbvio que, como consultora imagem e de estilo, eu sei que comprar roupa é caro e que ter acesso às tendências ainda é muito difícil para a maioria das pessoas – especialmente se essas pessoas usam tamanho plus size ou petite, ou seja, pessoas que não usam numeração padrão, que tem mais oferta na Shein do que na maioria das outras marcas, e em preços mais baixos.

Eu já falei aqui tudo que eu penso sobre a Shein e porque eu não indico comprar deles, mas se essa coleção for, de fato sustentável (e não só mais um caso de greenwashing, como vemos por aí), vai ser a primeira tendência deles que eu vou apoiar e torcer para que viralize e seja copiada por outras grandes marcas!

Coleção sustentável x greenwashing

A nova geração de consumidores (que é basicamente formada pela geração Z) está muito mais preocupada com o meio ambiente e com os valores das empresas do que as outras gerações, e isso faz com que as empresas se preocupem mais com a produção, com o material utilizado, a forma de descarte e com os outros processos industriais.

Essa preocupação é muito mais para conquistar esse público do que por preocupação com o meio ambiente (ou com os seus funcionários, no caso de trabalho análogo à escravidão, por exemplo). Então, quando eu digo que não estou falando da coleção sustentável da Shein pra defender a marca é porque eu sei que ela não passou de “vilã” à mocinha, e sim porque eu sei que é uma forma de eles continuarem lucrando com um público que quer comprar de marcas mais responsáveis e conscientes.

coleção sustentável da Shein

Quando eu trago a questão sobre colocar a Shein numa lista de empresas sustentáveis ou dizer que é um caso de greenwashing (do inglês, “lavagem verde”, que fala da divulgação falsa sobre sustentabilidade, ou seja, quando a empresa usa métodos da pauta da sustentabilidade só para vender, e não por estar preocupada / envolvida com a sustentabilidade, em si), é justamente pra gente entender que tem sim um lado bom nisso. Eu falo mais sobre greenwashing nesse texto aqui.

greenwashing

A gente percebe que pode “mudar o mundo” falando para as marcas o que a gente quer delas, e o que a gente vai apoiar ou não. Sempre que a gente compra de uma marca, a gente está apoiando essa marca financeiramente, e consequentemente, apoiando os seus métodos.

A coleção sustentável da Shein

Na divulgação da coleção sustentável da Shein em collab com a Anitta, a empresa informou que vai criar roupas usando poliéster reciclado, resíduos têxteis (sobras de materiais) de outras marcas, que seriam descartados ou incinerados e viscose segura para as florestas por meio de fornecedores responsáveis.

Collab Anitta Shein

Todas essas ações são sim sustentáveis, porque reduz o lixo têxtil (que já ocupa grandes terrenos, como no deserto do Atacama, que pode ser visto do espaço), na foto abaixo.

resíduos têxteis no deserto do Atacama
Roupas e resíduos têxteis descartados no deserto do Atacama, visto do espaço

A quantidade de plástico usada nas embalagens dos pedidos é absurda, e não adianta muito fazer uma peça de poliéster reciclado, e usar sacolas que também serão confeccionadas a partir de materiais reciclados para enviar peças dessa coleção, mas continuar enviando todas as outras peças dentro de um saco plástico que vai vir dentro de outro saco plástico, junto com o saco plástico que vai embalar cada uma das outras peças que você vai comprar.

Além disso, a coleção sustentável da Shein vai ter baixa representatividade no faturamento da marca, e nenhum outro item das outras coleções tem o mesmo grau de responsabilidade, entende? A coleção pode ser sustentável (ou mais sustentável que as outras), mas a marca está bem longe de ser uma empresa sustentável ainda.

Anitta Shein

A iniciativa dessa coleção sustentável da Shein em collab com a Anitta faz parte do padrão evoluSHEIN by Design, no qual a empresa busca trabalhar com fornecedores de práticas responsáveis. A empresa informou que até 2030 pretende ampliar o portfólio de produtos dentro desses novos padrões. Vamos ficar de olho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!