icone-site-vestindo-autoestima
criatividade x consumismo

A criatividade pode te livrar do consumismo

Comprar roupa nova é uma delícia, a gente sabe. Mas ficar dependendo de ter peças novas para ter looks novos acaba te levando à compras desnecessárias, enquanto a criatividade pode te livrar do consumismo.

Quem precisa fazer compras o tempo todo pra se virar bem no guarda-roupa, pra se sentir bonita, pode ter um gostinho amargo, se colocando num lugar afobado, mergulhada em escassez, amparada em “ter”, em recursos externos, em produtos, em coisas.

Por outro lado, quando a gente se propõe a exercitar criatividade, a experimentar novos usos pras roupas que a gente já tem, o que acontece é empoderador: a gente desenvolve esperteza e aprende muito sobre moda e sobre a gente mesma, gerando recursos internos. Parece difícil, né? Mas eu juro que não é não. Vem comigo que você vai entender que a criatividade pode te livrar do consumismo sim!

A criatividade pode te livrar do consumismo

Eu até pensei em começar esse texto de outra forma pra te convencer que a criatividade pode te livrar do consumismo, mas eu acredito, de verdade, que falar dos recursos externos (roupas novas e moda) e recursos internos (criatividade e estilo) era a forma correta.

E aí, a ideia é você entender que ao invés de fazer um rombo na conta bancária cada vez que precisar de um look novo, exercitar a criatividade com o que você já tem vai render satisfação, looks novos e orgulho da gente mesma (que também ajuda a melhorar a autoestima). Então:

CRIATIVIDADE = recurso interno (a resposta está dentro de você)
PRODUTO/COISA = recurso externo (a solução está do lado de fora, nas roupas novas)

É isso que acontece na etapa de montagem de looks (na consultoria de estilo ou contratada separadamente, presencial ou online!): Muitos looks novos e mais repertório com as roupas que a cliente já tem.

Eu falei mais sobre essa etapa nesse texto aqui, e sempre mostro lá no instagram, ao vivo da casa das clientes. Me segue lá pra acompanhar e ver na prática como a criatividade pode te livrar do consumismo, assim como faz com as minhas clientes.

Todo mundo pode desenvolver criatividade

Muita gente contrata a consultoria de estilo para se sentir mais criativa, e tudo que acontece é a cliente receber um monte de técnica e dicas para usar tudo que ela já tem, mas de nada adianta se ela não se permitir testar e colocar tudo isso em prática.

Todo mundo pode desenvolver criatividade, porque criatividade é muito mais sobre prática do que sobre técnica. É óbvio que saber as técnicas deixa a gente mais seguro (em qualquer coisa), mas como o conceito de criatividade varia de pessoa pra pessoa, é importante você treinar a sua criatividade e entender o que gosta ou não, e qual é o seu ideal e o seu limite de criatividade.

Empoderamento na consultoria de estilo é isso: dar informações para se sentir segura para experimentar, e se sentir linda redescobrindo peças que a cliente já tem no armário, sentindo que o dinheiro gasto valeu um pouquinho mais a cada (re)uso das roupas, sem precisar comprar coisas novas.

Nesse texto aqui eu sugeri um exercício de criatividade que consiste em dispensar a primeira ideia de look que vier na sua cabeça, e usar o segundo look que conseguir pensar com aquela peça (depois, você vai dispensando o segundo, o terceiro… até conseguir pensar no máximo de looks possível com cada peça que tem em casa).

Porque fazer uma revitalização do guarda-roupas?

Tem uma etapa da consultoria de estilo que se chama revitalização do guarda-roupas (que eu ensino você a fazer sozinha no meu ebook grátis, que você recebe assim que deixar o seu email no pop-up) que tem esse nome justamente porque a ideia não tem a ver com quantidade de coisas, e sim com um novo olhar / uma nova vida para o que já tá no armário.

Nessa etapa, a gente tira o excesso de roupas justamente pra que as peças que ficam possam render mais. E mesmo parecendo contraditório, ter menos peças ajuda muito na criatividade – desde que as peças conversem entre si, ou seja, façam sentido, e aqui, fazer sentido é combinar com você!

Nessa foto que postei no instagram, tem o momento que a minha cliente achou que ia ter que “jogar tudo fora”, e descobriu um guarda-roupas novinho para a montagem de looks. Tem o feedback dela nos comentários! 🙂

Assim, treinando o nosso olhar (pra gente e para as roupas) a gente se fortalece emocionalmente e finca os pés no aperfeiçoamento dos nossos recursos internos, deixando de depender dos recursos externos pra se sentir bem!

Consumo é diferente de consumismo

Dito isso, é importante eu reforçar que não estou defendendo que a gente não compre mais roupas, porque consumo é bem diferente de consumismo. A criatividade pode te livrar do consumismo, e você vai começar a comprar melhor, e por isso, economizar.

Eu falei no meu texto sobre consumo consciente que uma pessoa que sempre comprou 6, 7 pecinhas por mês no fast-fashion e que, por reflexão, amadurecimento ou economia (ou por conta da quarentena, que fechou o comércio e deixou a gente em casa), passa a comprar 1 peça por semestre ESTÁ PRATICANDO UM CONSUMO MAIS CONSCIENTE, ou seja, está consumindo sem consumismo!

O negócio não é “deixar de comprar na Zara”, mas sim deixar de comprar em excesso, sem propósito, sem intenção. Se o seu orçamento só permite comprar em lojas fast-fashion, então que se raciocine também essa compra: procurando qualidade, durabilidade, versatilidade – e quantidades! A gente não precisa de tanta coisa, de qualquer que seja a proveniência dessas coisas, e essa quarentena do Coronavírus mostrou isso pra gente!

Vamos lembrar que comprar em excesso produtos 100% éticos, sem precisar de verdade, também é consumismo. Comprar um monte de roupas usadas em brechó também é consumismo.

O consumismo é o consumo além do necessário, e se você exercitar o autoconhecimento e a criatividade, vai ver que precisa de muito menos do que você imagina! Se precisar de ajuda, me manda um email!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!