Eu sempre gostei muito de usar jeans, e hoje (20 de maio) é o dia mundial do jeans, e se você gosta de história da moda como eu, vai gostar de saber um pouco sobre a história do jeans.
A evolução das peças (a criação de novas modelagens e estilos) foi acompanhando a evolução do meu estilo pessoal – que você pode ver lá no meu instagram, onde eu falo sobre o meu trabalho na consultoria de estilo, e posto meus looks.
Você conhece a história do jeans?
A história do jeans começou em 1792 em Nimes, na França, e naquela época, servia como matéria-prima para a confecção de roupas para o trabalho no campo e para os marinheiros usarem nas suas longas viagens.
Nessa época, o tecido era pouco maleável, muito resistente e tingido em tons de marrom, e era chamado de Tecido de Nimes, passando a ser abreviado em seguida para denim.
Em 1837 (na era da Corrida do Ouro nos EUA), o alemão Levi Strauss resolveu importar o material para o solo americano adaptando-o para a indumentária dos mineradores (que usavam roupas que duravam pouco e se desgastavam rapidamente com o trabalho e as condições insalubres das minas auríferas) e transformando-o em uma versão mais confortável, leve e ainda assim durável, junto com Jacob Davis, um alfaiate de Nevada, que chegou em São Francisco para vender roupas para mineradores.
Em meados de 1860, nascia a primeira calça Levi’s, a 501 – que apesar de bem diferente do modelo atual, ainda é a mais vendida e mais famosa da marca.
Nessa época, as calças jeans tinham um bolso para relógio (aquele pequenininho na frente), botões de suspensórios e apenas um bolso traseiro. Depois foram acrescentados os botões de metal, e em 1886 começaram a coser a etiqueta de couro no cós das calças (para reforçar sua procedência).
Quando o jeans virou “cool”
A cor azul índigo, que é tão popular nos jeans atuais, só começou a ser utilizada em 1890 e foi, nada mais, nada menos, que uma estratégia (bem concebida) do Levi Strauss para tornar os jeans mais atraentes. Mas foi só em 1930 que o jeans começou a ser visto como algo “cool”, aparecendo em filmes vestindo os famosos cowboys americanos.
Na década de 50, Hollywood confirmava essa tendência e criava desejo em homens e mulheres, já que estrelas como Marlon Brando e James Dean (o eterno bad boy que criou o look blue jeans & camiseta branca), e Marylin Monroe com seu estilo sensual.
Foi nessa época que surgiu a calça skinny, mas foi só em 2010 que o modelo se consolidou, e hoje ainda é um dos modelos mais usados – por mulheres e homens!!
Em abril de 1952, a revista LIFE publicou uma entrevista com Marilyn Monroe intitulada “How I Stay in Shape” (“Como eu mantenho a forma”, em português), com fotos da atriz fazendo os exercícios físicos usando calça jeans!
James Dean teve um papel muito importante na história do jeans, já que ele passou a usar a calça jeans como um símbolo e ajudou a popularizar a peça. Naquela época (ainda na década de 50), as calças jeans eram exclusivas de operários e mineradores, que era a classe mais baixa da escala de trabalho da sociedade americana. Foi a sua rebeldia que fez o jeans popular e desejável.
Na década de 70, os jeans com modelo boca de sino acompanhava o estilo hippie-descolado da época, e nos anos 80, era o jeans que vestia as estrelas do rock, como eu contei nesse texto aqui sobre a coleção da Chanel ano passado, inspirada no Punk Rock!
Em 1978 a Calvin Klein lançou sua linha jeans, tornando-se a primeira marca de luxo no mundo a introduzir o material em suas coleções. O sucesso foi tão grande que, em um ano, a marca já tinha faturado 70 milhões de dólares, e entrou para a história do jeans. A partir desse momento, o jeans se tornou uma peça sexy e cobiçada.
Dos anos 90 pra cá, o jeans passou por várias transformações e adaptações, e hoje temos uma grande variedade de opções de modelagem para cada tipo de corpo, desde os mais clássicos até os mais modernos, em várias lavagens e cores.
Infelizmente vou ter que citar os anos 2000 e a calça jeans de cintura baixa, que deformou o corpo de uma geração inteira (incluindo o meu!) com influência de estrelas como Britney Spears, que usava o modelo dentro e fora dos palcos. A peça está voltando à moda, e participar de mais páginas da história do jeans.
Como a moda está evoluindo junto com as necessidades das pessoas e do mundo, hoje podemos encontrar inclusive modelos de jeans reciclado, como as peças vendidas pela Eze Denim.
Em breve vou falar mais sobre o jeans sustentável, que também faz parte da história do jeans. Fique de olho aqui e lá no instagram pra não perder!