Search
Close this search box.

A identidade visual das personagens de “Não olhe para cima”

Quem me acompanha aqui e no instagram sabe que mesmo quando eu estou descansando, alguma coisa me inspira e rende posts sobre o meu trabalho na consultoria de estilo, e ontem, vendo o filme “Não olhe para cima” não foi diferente.

No post de hoje eu vou falar de alguns elementos da identidade visual das personagens de “Não olhe para cima”, pra explicar a força que tem a nossa imagem pessoal.

A identidade visual das personagens de “Não olhe para cima”

Nos filmes, assim como em ensaios fotográficos, a imagem é reforçada por vários elementos que vão ajudar a construir aquele personagem, e pode ser que alguns fiquem bem caricatos – como é o caso da personagem Presidente Orlean, vivida pela atriz Meryl Streep, a primeira que eu vou explicar.

Na vida real e nesse texto, a ideia é te mostrar que uma imagem vale mais que mil palavras sim!

Elementos da identidade visual da Presidente Orlean

A personagem Presidente Orlean em “Não olhe para cima” provavelmente foi inspirada no ex-presidente dos EUA Donald Trump, e talvez por isso seja tão caricata.

O seu discurso debochado e negacionista (que a gente infelizmente também conhece bem!) completam a sua personalidade sensual e sistemática, de alguém que está sempre em busca de poder.

Nessa foto, dá pra ver alguns elementos da identidade visual que ajudam a montar a personagem:

  • Sensualidade: O cabelo comprido loiro sempre foi muito associado à sensualidade e ao poder, assim como as roupas vermelhas e o óculos em formato de gatinho.
  • Poder e força: Os metalizados dourados com peso visual e as cores intensas e contrastantes.

Elementos da identidade visual da Kate Dibiasky

A imagem da personagem Kate Dibiasky é bem forte e marcante, e se destaca principalmente pelo cabelo ruivo, com fios e franja retas, no meio da testa.

Eu já falei sobre visagismo usando o exemplo do cabelo da Ana Maria Braga, nesse texto aqui, e com a personagem da Jennifer Lawrence a mensagem de força, coragem e racionalidade é transmitida tanta pela cor quanto pelo corte.

 

Muitos brasileiros viram semelhanças entre a personagem vivida pela atriz Jennifer Lawrence e a microbiologista e divulgadora cientista brasileira Natalia Pasternak, que ficou famosa defendendo o isolamento social e a vacinação, indo contra o governo brasileiro na bancada do Jornal da Cultura, da TV Cultura e nas mídias (e também é ruiva).

Nesse tuíte, a Natalia Pasternak cita o ator Leonardo DiCaprio para elogiar o filme “Não olhe para cima” e falar da infeliz semelhança com o cenário atual no país. Vale lembrar que o ator (que é conhecido por seus atos ambientalistas) foi acusado pelo presidente brasileiro por um suposto financiamento de queimadas criminosas no Brasil.

Parece que na coragem elas duas também se parecem bastante, né?

Elementos da identidade visual da Brie Evantee

A personagem Brie Evantee é uma possível referência à apresentadora Mika Brzezinski, do programa Morning Joe, da NBC, e ganha vida através da atriz Cate Blanchett.

 

Como a personagem é uma apresentadora de TV, é expansiva e comunicativa, e a sua identidade visual também passa uma mensagem de jovialidade e acessibilidade – especialmente pelo cabelo loiro e curto, e a franjinha em diagonal.

O cabelo também ajuda muito a dar uma imagem mais acessível (e até dócil) para a personagem – um efeito do baixo contraste que faz com a pele e a maquiagem. Eu falo mais sobre contraste pessoal aqui.

Essa doçura que aparece no rosto (e que não faz parte da personalidade da personagem!) é quebrada com os seus looks mais estruturados e em linhas mais retas, que passam mensagem de força e poder.

 

Essas mensagens opostas (como a força e a delicadeza, por exemplo) mostram que temos vários traços de personalidade, e que a gente pode destacar e evidenciar ou disfarçar e minimizar, de acordo com as nossas escolhas – e o resultado final do look.

Elementos da identidade visual do Dr. Randall Mindy

Mesmo também trabalhando com a consultoria de estilo masculina, eu pensei em não falar aqui dos personagens homens, mas não dá pra deixar de falar do personagem feito pelo Leonardo DiCaprio, né?

O dr. Randall Mindy é inspirado no professor de astronomia Michael Evan Mann, que é PhD e diretor do Earth System Science Center da Universidade da Pennsylvania. Mann contribuiu para o entendimento científico da mudança climática histórica com base no registro da temperatura dos últimos mil anos, e seu personagem é bem intelectualizado, manipulável e ambicioso.

O óculos redondo com a armação fina também é um elemento que a gente analisa no visagismo, e junto com o cavanhaque mais alongado ajuda a diminuir a força que o rosto do ator tem – dando mais suavidade e acessibilidade ao personagem.

O cabelo sempre dividido ao meio e com gel, e as roupas estampadas também ajudam a passar mensagens ambíguas sobre o personagem, que tem um lado controlador e forte e um mais acessível.

E a questão política do filme “Não olhe para cima”?

Apesar do roteiro ter sido feito antes da pandemia de Covid 19, um dos assuntos mais abordados no filme ‘Não olhe para cima” é o negacionismo com relação à ciência, que sempre existiu e a gente só precisa votar certo pra evitar que continue existindo e aumentando.

 

Roupa é comunicação, e se usada da forma certa, pode passar uma mensagem diferente da realidade, mas como consultoria de estilo é mais que roupa, vale a pena ficar atenta às impressões que as pessoas passam também ajuda muito a tomar as nossas decisões.

Esse ano tem eleição, e os políticos são os que mais investem na imagem pessoal, então, vale a pena ler sobre o assunto e ficar de olho. Também já falei sobre como a Kamala Harris (vice-presidente dos EUA) usa a sua imagem para se posicionar politicamente nesse post aqui!

Eu sempre me posiciono e já falei aqui que moda também é sobre política, e se esses assuntos também te interessam, vale a pena assistir ao filme – que infelizmente parece muito uma sátira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!