icone-site-vestindo-autoestima
contraste pessoal

O que é contraste pessoal?

Muito se fala sobre as cores da cartela de coloração pessoal, mas você sabia que também é importante entender qual é o seu contraste pessoal?

Vou te explicar como a gente conhece o contraste pessoal e por que é importante descobrir qual é o seu tipo para valorizar a sua beleza natural!

O que é o contraste pessoal?

Contraste pessoal é a diferença entre as cores de cabelo, pele, boca, olhos e sobrancelha, ou seja, a diferença entre os tons que você tem no seu rosto.

Quanto maior for essa diferença, maior o contraste. E quanto menor for, menor é o contraste, que deve ser repetido nos seus looks para criar o efeito de harmonia – na parte de cima do look, perto do rosto, como o resto da coloração pessoal.

Na imagem abaixo, o exemplo do contraste na coloração pessoal, em sequência: baixo contraste claro, médio contraste e alto contraste, com as estampas que tem o mesmo tipo de contraste delas, pra ficar mais harmonioso.

contrate pessoal nas estampas

Eu mostrei o resultado do teste de contraste pessoal de uma cliente lá no meu instagram:

A análise de contraste pessoal é feita com tecidos estampados (um de cada tipo de contraste, para as cores quentes e cores frias), e na análise de coloração pessoal online, que eu faço desde 2015, é feita ao passar a foto para preto e branco. Eu falo mais sobre a coloração pessoal digital nesse texto aqui!

Tipos de contraste pessoal

O contraste pessoal pode ser alto, médio, baixo claro e baixo escuro, e todos os tipos de pele podem ter todos esses tipos de contraste pessoal – mas esses tipos variam de acordo com as cartelas. Vou mostrar a seguir:

Exemplos de alto contraste

Na pele clara, um exemplo de alto contraste é a atriz Anna Hathaway (com o tom de cabelo natural, castanho) e na pele escura, temos a Viola Davis.

alto contraste na coloração pessoal

Quem tem o contraste alto vai usar estampa com alto contraste e duas peças que também têm muito contraste entre elas (como um blazer preto e a camisa branca, por exemplo).

Exemplos de médio contraste

O médio contraste é aquele resultado que os tons diferentes se destacam mas não dá muita diferença entre os tons ou não são muito iguais.

Pode aparecer em uma mulher negra com um cabelo mais claro ou numa mulher branca com o cabelo médio, como a Beyonce e a Olivia Palermo, por exemplo.

contraste pessoal médio na coloração pessoal

Às vezes a pessoa pode ter um ‘duplo contraste’, ou seja, ser um caso de contraste médio para baixo ou de contraste médio para alto.

O médio contraste pra cima, como o nome mesmo diz, é quando as pessoas ficam bem tanto com o contraste médio quanto com o alto (como a Rihanna), enquanto o contraste médio para baixo já é o inverso, ou seja, é o caso das pessoas cujas belezas se harmonizam tanto com os contrastes médios, quanto com os contrastes baixos (como a Juliane Moore) .

médio contraste duplo - coloração pessoal

Eu também tenho médio contraste e mostrei num vídeo lá no instagram:

Quem tem médio contraste vai evitar os dois extremos: peças e estampas com muito contraste entre si, ou peças ou estampas com pouco contraste, com tons mais próximos.

Exemplos de baixo contraste

A pessoa tem baixo contraste quando não tem diferença entre a cor de pele, olhos, boca e cabelos (incluindo pêlos), como a Xuxa, que tem baixo contraste claro, e a Michelle Obama, que tem baixo contraste escuro, por exemplo.

contraste pessoal baixo

Nem toda mulher negra que tem contraste baixo tem baixo contraste escuro, tá? Se ela tiver cartelas claras como primavera e verão, o contraste vai ser claro. Se você ainda não entende como funciona a profundidade das cores, clica aqui pra ler o texto que eu explico melhor.

Contraste pessoal nas estampas

Uma das formas de usar o contraste pessoal é repetindo o seu tipo de contraste nas estampas, ou seja, usando uma estampa de alto contraste se o seu contraste é alto, estampa de médio contraste se você tiver médio contraste, e estampa de baixo contraste se tiver baixo contraste.

Eu mostrei a diferença entre uma estampa de alto contraste e uma de médio contraste em mim lá no instagram:

Vale lembrar que coloração pessoal é sobre harmonia e não sobre estilo pessoal, então, você pode gostar de estampas com mais contraste ou com menos contraste por causa da mensagem que transmite, e aí vale ler como burlar a cartela nesse texto aqui.

Contraste pessoal na pele negra

Muitas pessoas acreditam que a pele negra não tem variação no contraste, mas além dos exemplos que eu já trouxe no texto, vou mostrar o exemplo que eu entrego no material de coloração pessoal para as minhas clientes negras:

Contraste pessoal pele negra e as estampas

Note que tem exemplos de baixo contraste claro, baixo contraste escuro, médio contraste e alto contraste também nas estampas, para acompanhar a beleza de cada tipo de mulher, em cartelas diferentes.

Eu falo mais sobre a análise de coloração pessoal na pele negra nesse texto aqui.

Contraste pessoal na coloração pessoal masculina

Eu também faço análise de coloração pessoal em homens e o contraste também é analisado e funciona do mesmo jeito. Trouxe os famosos abaixo pra exemplificar:

Da esquerda pra direita: Paul Walker tem baixo contraste claro e Mahershala Ali tem baixo contraste escuro, Tom Hardy tem médio contraste e Keanu Reeves tem alto contraste respectivamente:

Contraste pessoal - análise de coloração pessoal em homens

Nas fotos, todos estão com alto contraste na roupa, porque aparentemente homem não varia tanto assim (especialmente quando precisa usar um terno).

O contraste pessoal pode mudar?

Sim, o contraste é a única coisa que podemos alterar na cartela de coloração pessoal (mas não de forma natural). Ao pintar o cabelo, temos exemplos da Anne Hathaway com diferentes tipos de contraste pessoal, do alto para o baixo:

contraste pessoal muda com a cor do cabelo

Na pele negra, trouxe o exemplo da Ilia Nikco, que vive mudando o tom do cabelo também:

Contraste pessoal em pele negra

Nesse caso, a cartela continua a mesma, mas a forma de combinar as cores perto do rosto (blusa e blazer, blusa e colar ou cachecol, vestido e brinco, peças estampadas, etc) vai mudar de acordo com o contraste pessoal, assim como a maquiagem, que vai ajudar a dar harmonia.

Dá pra descobrir o meu contraste pessoal sozinha?

Dá! Aliás, a única coisa que você consegue fazer sem a ajuda de uma analista de coloração pessoal é descobrir o seu contraste pessoal.

Basta passar a sua foto para preto e branco e ver se a diferença entre os seus tons é muito grande (alto), médio ou nenhuma (baixo), como mostrei nesse exemplo aqui:

Contraste pessoal na análise de coloração pessoal online

Quem faz a análise de coloração pessoal online comigo também recebe a informação de contraste pessoal no material, assim como informações de cabelo e maquiagem, acessórios, roupa e o melhor metalizado para a sua cartela.

Se quiser descobrir o seu contraste pessoal na coloração pessoal, me manda mensagem por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!