icone-site-vestindo-autoestima
cartela de coloração pessoal

Como entender a cartela de coloração pessoal?

Descobrir as cores que te valorizam não é o suficiente. Entender a cartela de coloração pessoal é o que vai fazer valer a pena, e deixar o seu guarda-roupas mais colorido!

A análise de coloração pessoal é o serviço que eu mais faço desde 2014, tanto presencial aqui no Rio de Janeiro quanto a coloração online pra esse mundão todo, e o meu manual tem mais de 50 páginas (incluindo o metalizado ideal pra cada cartela e cor de cabelo e maquiagem) porque é um assunto maravilhoso e complexo.

Se você não fez a sua análise comigo, ou quer entender um pouco mais desse assunto tão interessante, dá uma lida nesse texto, porque eu vou explicar um pouco como entender a cartela de coloração pessoal!

Guia para entender a cartela de coloração pessoal

Não tem como entender a cartela de coloração pessoal só olhando para as cores da sua cartela ou pensando no nome das cores. O certo é entender cada uma das 3 características das cores (temperatura, intensidade e profundidade), pra você ter autonomia e conseguir usar as cores a seu favor, e é isso que eu vou explicar no texto de hoje.

E se no final desse texto, eu não tiver conseguido te ajudar a entender a cartela de coloração pessoal, tem o link do meu ebook “Entenda suas cores”, que eu explico tudo isso aqui de forma mais completa e didática!

Características da cartela de coloração pessoal

Eu sempre falo para as minhas clientes que para usar as suas cores a seu favor, o certo é entender a cartela de coloração pessoal, ou seja, saber identificar as características da sua cartela de coloração pessoal.

É isso que vai te ajudar a achar as suas cores na arara das lojas no dia de compras, e a saber o que você já tem no guarda-roupas e precisa ser usado com truques para não prejudicar a sua beleza natural, como eu explico nesse outro texto aqui, sobre como burlar a sua cartela quando ela não tem uma cor que você gosta – como o preto, que só está em 5 cartelas.

cartela de coloração pessoal

Todas as 12 cartelas têm 3 características / dimensões: Temperatura, Intensidade e Profundidade. Essas 3 características são as mesmas da sua pele, e só existe uma cartela de coloração pessoal com o mesmo conjunto de características!

Temperatura da cartela de coloração pessoal

A temperatura é a primeira característica que a consultoria analisa para definir a cartela de coloração pessoal, e ela pode ser quente ou fria. Toda cartela que é quente ou fria é chamada de PURA e tem uma por estação (Primavera Pura / Quente, Verão Puro / Frio, Outono Puro / Quente e Inverno Puro / Frio) e nesse caso, a temperatura é a característica mais importante!

cartela de coloração pessoal - cores quentes e cores frias

Também tem as cartelas neutras, que podem ser neutra quente ou neutra fria! Ou seja, a temperatura está aqui, mas não é a característica mais importante da cartela, e aí o sobrenome da cartela vai ser a intensidade ou a profundidade dela, como a minha, que é outono escuro / outono profundo!

Nessa foto, eu mostro a comparação na análise de coloração pessoal que fiz com uma amiga lá em Barueri – SP, sendo a primeira foto usando os rosas quentes, e a segunda foto os rosas frios!

como entender a cartela de coloração pessoal - temperatura das cores

A cartela dela é neutra fria, de verão! Tem esse texto aqui que eu falo melhor sobre a pele neutra!

Cartelas quentes e cartelas frias

Quando falamos em temperatura, as estações quentes são o Outono e a Primavera, e as estações frias são o Inverno e o Verão!

Pra identificar se a cor é quente ou fria, você precisa entender que todas as cores e seus tons diferentes são feitos de mistura de cores, e têm pigmentos de cor azul e amarelo, que são duas cores primárias. Se a cor tem mais pigmentos azuis (é mais azulada), ela é mais fria. Se a cor tem mais pigmentos amarelos (é mais amarelada), ela é mais quente.

cartela de coloração pessoal - tons quentes e tons frios

Falei melhor sobre cores quentes e cores frias, pra complementar essa leitura com outras informações sobre temperatura das cores pra você entender a cartela de coloração pessoal e as cores também!

Intensidade da cartela de coloração pessoal

A intensidade é o mesmo que saturação dos pigmentos de cor, e por isso quanto mais saturada é a cor, mais intensa (viva e brilhante), e quanto menos pigmento de tinta (quando a cor recebe cinza ou marrom na sua composição), mais ela fica opaca ou suave (apagadinha e menos saturada, com uma “poeirinha” na frente).

como entender a cartela de coloração pessoal - intensidade das cores

As cores intensas são cheias de tinta, como a primeira página que a gente imprime depois de trocar o toner da impressora, sabe? Já as cores opacas / suaves são mais falhadas, já no final do toner, quase sem tinta, mais estonada!

Cartelas intensas e cartelas opacas

Quando falamos em intensidade, as estações intensas / brilhantes / vivas são a Primavera e o Inverno, e as estações opacas / suaves são o Verão e o Outono!

Nesse caso, o sobrenome das cartelas mais intensas vai ser Primavera Brilhante / Intensa / Viva e Inverno Brilhante / Intenso / Vivo, e nas cartelas opacas Verão suave e Outono suave!

Profundidade da cartela de coloração pessoal

A profundidade também é chamada de valor, e indica quanta pigmentação / quantidade de preto ou de branco tem na cor: Quanto mais preto, mais profunda a cor é, independente de ela ser uma cor clara ou escura, e quanto mais branco, mais clara é a cor, também independente de ela ser uma cor de tonalidade clara ou escura.

profundidade na coloração pessoal

Isso significa que tanto as cores claras (como o azul bebê, por exemplo) quanto as cores de tonalidades escuras (como o verde musgo) recebem pigmentos pretos e brancos. Quanto mais pigmento preto, mais profunda é a cor. Quanto mais pigmento branco, mais clara é a cor.

Do mesmo jeito, isso acontece com a nossa coloração pessoal: Quanto mais profunda é a nossa coloração, mais a gente “segura” tons escuros, porque fica harmônico! Eu, por exemplo, tenho a pele bem clara, mas a minha cartela é profunda. A minha pele é clara (na tonalidade) e escura (na profundidade) ao mesmo tempo!

Eu explico mais sobre a profundidade na coloração pessoal nesse outro texto, porque ler esses textos mais específicos sobre as características é importante pra te ajudar a entender a cartela de coloração pessoal.

Cartelas profundas e cartelas claras

As cartelas mais profundas (Outono Profundo e Inverno Profundo) também são chamadas de escuras por causa dessa característica das suas cores (recebem mais pigmento preto), e as cartelas mais claras (Verão Claro e Primavera Clara) também são chamadas de delicadas, porque têm mais pigmentação de branco.

como entender a cartela de coloração pessoal - profundidade das cores

Pra entender como funciona a profundidade, vale lembrar de quadros, quando os pintores usam luz e sombra pra deixar um objeto mais distante e dar a sensação de profundidade na pintura.

O mar também é um outro jeito de entender a influência da luz sobre as cores: Na superfície, onde tem mais incidência de luz, a cor é mais clara, e quanto mais profundas são as águas, mais escuras (menos luz). Esse vídeo que eu postei lá no meu instagram mostra isso de uma forma bem didática:

Sempre falo que a minha cartela (outono profundo) é a segunda mais escura das 12 quando estou ajudando alguém a entender a cartela de coloração pessoal porque como eu sou bem branca, dá pra entender que não se trata da tonalidade da pele – assim como também tem mulheres negras que têm cartelas claras (de primavera e verão).

Eu também fiz um texto pra falar melhor sobre a coloração pessoal na pele negra e mostro fotos de algumas clientes pra mostrar esse ponto!

Contraste Pessoal na cartela de coloração pessoal

Além dessas características, cada cartela de coloração pessoal tem os seus tipos de contraste, que pode ser baixo (claro ou escuro), médio ou alto.

O contraste pessoal é sobre o contraste / a diferença entre as cores que cada pessoa tem no rosto (incluindo olhos, pele, sobrancelha e a cor natural do cabelo) e é usado para saber quais as melhores peças estampadas, sobreposição de peças, uso de acessórios, e também pra definir maquiagem e cabelo. Além de entender a cartela de coloração pessoal, a ideia é conseguir colocar todas essas informações em prática!

Também mostrei um resultado no post do meu instagram onde eu mostro os contrastes numa análise que fiz aqui no Rio:

A pele negra também pode ter contraste pessoal baixo (claro e escuro), médio ou alto, como mostra essa imagem, respectivamente.

contraste pessoal na pele negra

A primeira foto mostra um contraste pessoal baixo claro, a segunda é um contraste baixo escuro, a terceira um contraste médio e a última um alto contraste. Conseguiu ver?

Nem toda cor está em uma cartela de coloração pessoal

Ao entender a cartela de coloração pessoal e a teoria do método sazonal expandido a gente percebe que a combinação das três características das cores (temperatura, intensidade e profundidade) não dá só 12 cartelas, e isso acontece porque nem toda cor está em uma cartela de coloração pessoal.

No dia 26/03/2020 a Pantone divulgou novas 315 cores no Brasil, e para explicar como agir sempre que novas cores aparecerem, eu fiz um vídeo no instagram falando dessas dicas que eu falei aqui no texto, e um pouco mais, já que essas cartelas não são atualizadas anualmente para distribuir essas cores novas.

As cartelas de coloração pessoal e as estações do ano

Outra coisa que ajuda a entender a cartela de coloração pessoal é saber como que o método sazonal expandido nasceu. Você sabia que as cartelas de coloração pessoal foram inspiradas nas cores das estações do ano do hemisfério norte da Europa, onde elas são bem definidas?

Eu contei sobre isso e mostrei algumas imagens de cada uma das 12 cartelas para você entender as características das cores (e consequentemente, entender a cartela de coloração pessoal).

as 12 cartelas de coloração pessoal

Acho que de todas as informações que tem nesse texto de hoje, entender a característica das estações do ano e a relação das cartelas com as estações é o que mais vai te ajudar a entender a cartela de coloração pessoal – e você nunca vai mais vai olhar para uma foto de paisagem sem pensar nisso.

cartelas de coloração pessoal e estações do ano

Consegue ver como eu sou “a cara” do Outono e que por isso harmonizo melhor com as cores de outono? É sobre isso!

Ebook “Entenda suas cores”

Ainda pensando em ajudar quem não conseguiu entender a cartela de coloração pessoal, eu criei o ebook “Entenda suas cores”, que é um manual definitivo para te dar autonomia na hora de incluir cores no seu guarda-roupas – além de te ajudar a economizar tempo nas compras e dinheiro!

ebook entenda suas cores - coloração pessoal

O ebook “Entenda suas cores” tem mais de 60 páginas e está sendo vendido na Hotmart nesse link aqui, podendo ser parcelado no cartão de crédito. E se você não gostar do conteúdo nos 7 dias de garantia, recebe o seu dinheiro de volta!

Algumas clientes fazem a análise de coloração pessoal com outra profissional e quando chegam para fazer a consultoria de imagem e estilo comigo não sabem nada da cartela, e por isso eu criei um serviço específico para essas pessoas. Se você já fez esse serviço mas não consegue entender a cartela de coloração pessoal, entre em contato comigo e eu te ajudo nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!