icone-site-vestindo-autoestima
coloração pessoal na pele negra

Análise de coloração pessoal na pele negra

Um dos maiores mitos sobre a análise de coloração pessoal é sobre pessoas parecidas fisicamente (cor de pele, olhos e cabelos) obrigatoriamente terem a mesma cartela, e apesar de isso também acontecer com pessoas de pele clara, resolvi explicar um pouco sobre isso falando sobre a análise de coloração pessoal na pele negra – que é um assunto com vários outros mitos!

Não existe apenas um tipo de pele negra

Para falar de análise de coloração pessoal na pele negra, preciso começar falando do “básico”: precisamos reconhecer que não existe apenas um tipo de pele negra (como também não existe só um tipo de pele branca).

Assim como acontece com as pessoas de pele branca, precisamos considerar o que chamamos de “identidade racial”, que fala de descendência e aparência, e isso vai resultar naquela pele específica um conjunto diferente das 3 características da coloração pessoal, que são temperatura (fria e quente), intensidade (viva e opaca) e profundidade (clara e escura), além da quantidade de caroteno, hemoglobina e melanina e o resultado final dessa misturinha!

Num dos atendimentos que eu fiz aqui no Rio, a cliente autorizou filmar e postar uma parte da análise de coloração pessoal lá no instagram, e eu falo um pouco sobre isso:

Então, se existe pele negra que é quente ou fria, intensa ou opaca, clara ou escura (que não tem relação com a cor da pele e sim com a profundidade da coloração – eu por exemplo sou bem branca e tenho a segunda cartela mais escura das 12 cartelas do método sazonal expandido, que é outono profundo), existe uma cartela que vai ter uma combinação melhor para cada pele negra!

Vale dizer que toda vez que eu posto o resultado de uma análise de coloração pessoal na pele negra lá no instagram com uma cartela clara, sempre aparece alguém questionando o resultado – mas nunca ninguém questionou o fato de eu ser branca e ter a segunda cartela mais escura do método sazonal expandido. Estranho, né?

Além disso, precisamos lembrar que na análise de coloração pessoal estamos falando de subtom de pele (cor de base) e não da pele (cor superficial). Mas, é a mistura da cor de base e da cor superficial que vai resultar na coloração pessoal daquela pele negra em específico.

Quem tem pele negra pode ter coloração pessoal fria?

Sim! Como falei no início do texto, o maior mito sobre a análise de coloração pessoal é que existem cartelas específicas para tipos específicos de peles. Especialmente no Brasil, onde existe muita mistura racial e miscigenação (estudos falam de 38 tipos diferentes de pele negra), a gente não pode generalizar e falar em regras gerais sem fazer a análise para comprovar o resultado – e esse cuidado precisa ser ainda maior na análise de coloração pessoal na pele negra, por conta da falta de estudos especializado e representatividade nos materiais de referência.

Quando eu dei a análise de coloração pessoal para uma das minhas melhores amigas, a comparação entre o tecido frio (roxo) e o quente (laranja) mostra que quem tem pele negra pode ter coloração pessoal fria sim. Veja como a pele dela fica mais iluminada, com menos manchas e marcas de expressão e olheiras mais suavizadas com o tecido roxo:

A região dos olhos ajuda muito a definir o subtom da pele (a cor de base), porque tem mais sombra, e portanto, reagem de uma forma diferente e ressaltam melhor o subtom durante a análise de coloração pessoal na pele negra.

Quem tem pele negra pode ter cartela de coloração pessoal clara?

Sim! Como eu falei, quando a gente fala de coloração pessoal, a gente analisa as três características da cor (temperatura, a intensidade e a profundidade), e na pele negra não é diferente.

Na foto abaixo, eu estou com os tecidos que eu uso para avaliar a profundidade da pele na hora da análise de coloração pessoal, ou seja, pra saber se a pele é mais profunda / escura ou mais clara, mas assim como eu sou bem branca e tenho uma cartela de coloração pessoal escura (outono profundo), também tem pele negra com cartela de coloração pessoal clara, como as cartelas de verão (frias e opacas) ou primavera (quentes e intensas).

análise de coloração pessoal na pele negra

Com essa minha cliente de SP, que fez a análise de coloração pessoal online foi a mesma coisa: Ela não tem muita profundidade na pele, e como a pele dela é fria e opaca, ela fica melhor com uma das cartela de verão!

Já essa outra cliente da Bahia, que me contratou apenas a análise de coloração pessoal online (que é o serviço que eu mais faço avulso, tanto presencial quanto online), tem a pele mais profunda, fria e intensa, e tem uma das cartelas de inverno:

Na análise de coloração pessoal masculina o processo é o mesmo, e esse cliente, que tem a cartela primavera quente (que é uma cartela clara) mostra o quanto a coloração pessoal em pele negra é tão complexa quanto na pele branca, e que o método sazonal expandido funciona do mesmo jeito!

coloração pessoal em pele negra masculina

Contraste pessoal na análise de coloração pessoal na pele negra

Fiz um post lá no instagram que mostra os diferentes tipos de contraste pessoal na análise de coloração pessoal na pele negra, também para desmistificar o que a maioria das pessoas pensa e mostrar que quem tem a pele negra pode ter contraste pessoal baixo, médio e alto:

Quem tem pele negra pode ter baixo contraste?

Sim! Esse é outro mito quando o assunto é análise de coloração pessoal na pele negra, mas quem tem pele negra pode ter baixo contraste sim, e ele pode aparecer nas cartelas de inverno, na cartela outono puro e outono profundo e na cartela primavera intensa (que é a única cartela clara que tem a cor preta).

contraste pessoal na coloração pessoal de mulhers negras

Nessa imagem, que eu envio para as minhas clientes negras que fazem a análise de coloração pessoal, tem um exemplo de cada tipo de contraste, em ordem, da esquerda para a direita:

  • Baixo contraste claro
  • Baixo contraste escuro
  • Médio contraste
  • Alto contraste

Colorismo

Pra finalizar, é importante dizer que eu estou falando de coloração pessoal na pele negra e não sobre colorismo, que faz uma classificação de pessoas negras a partir do tom de pele, desde os negros com peles mais claras até os negros com pele mais retinta, porque além de eu não saber muito sobre o assunto, esse não é o meu lugar de fala (já que eu sou branca).

É importante dizer que o contrário também é uma verdade: entender de colorismo não é a mesma coisa que fazer a análise de coloração pessoal na pele negra, tá? Mas é um assunto importante e que complementa essa leitura.

Então, caso você queira saber um pouco mais sobre colorismo, indico esse artigo aqui, do site Alma Preta, que eu acompanho e indico.

Maquiagem em pele negra

Um dos benefícios de descobrir a sua cartela de coloração pessoal é saber comprar a maquiagem correta, e pra quem gosta de maquiagem, eu indico o curso Maquiagem do Zero – Pele Negra, da maquiadora Camila Nunes.

Curso de maquiagem em pele negra - método maquiagem comunica

Assim como é importante usar produtos pensados na pele negra, aprender a se maquiar com uma profissional negra também faz diferença! A Camila Nunes desenvolveu o Método Maquiagem Comunica para você aprender a se maquiar sozinha num curso 100% online em até 3 semanas.

Trouxe esses depoimentos de alunas pra você ver que funciona:

maquiagem na pele negra

Você pode parcelar o curso em até 12x no cartão de crédito, e também tem 7 dias de garantia de satisfação, ou recebe o seu dinheiro de volta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!