icone-site-vestindo-autoestima
cartelas de coloração pessoal - características das estações do ano

As cartelas de coloração pessoal e as estações do ano

Muitas pessoas não conseguem entender porque as cartelas de coloração pessoal têm nomes das estações do ano, e principalmente, o que cada cartela tem a ver com as estações, e depois que eu fiz um post bem resumido lá no instagram, resolvi trazer uma versão mais explicada pra cá.

A ideia é que você consiga entender a relação entre as cartelas de coloração pessoal e as estações do ano para conseguir entender melhor a sua cartela de coloração pessoal e como usar as cores a seu favor.

A relação entre as cartelas de coloração pessoal e as estações do ano

No post que eu fiz no Instagram, eu aproveitei o começo do Verão para explicar porque as cartelas de verão são frias se o verão é uma época quente do ano – que é, sem dúvida, a maior dúvida de todo mundo que não conhece cores a fundo.

Então, nada mais justo que a gente começar pelas cartelas de verão, aproveitando a curiosidade e o fato de a gente estar nessa época do ano!

Mas, antes de começar essa leitura, vale ler esse texto aqui, onde eu explico as características de cada cartela, e explico detalhadamente o que é temperatura (quente e fria), intensidade (intensa e opaca) e profundidade (clara e escura).

a relação entre as cartelas de coloração pessoal e as estações do ano

As cartelas de coloração pessoal são inspiradas nas cores das estações do ano e não na temperatura delas

É comum as pessoas dizerem “mas verão é calor, por que a cartela é fria?” por não entenderem que estamos falando das cores da natureza nas estações do hemisfério norte – que tem as estações do ano muito bem definidas (ao contrário do que acontece no Brasil).

É importante dizer que a relação entre as cartelas de coloração pessoal e as estações do ano tem a ver com as cores da natureza de cada estação, e não com a sensação térmica de cada uma delas. Como no Brasil não tem um inverno rigoroso, é mais difícil visualizar essa natureza e entender a relação entre as cores das cartelas de coloração pessoal e as estações do ano, mas depois desse texto de hoje vai ficar mais fácil!

Nas fotos abaixo, vou tentar exemplificar as diferenças entre cada uma das 3 cartelas de cada estação.

Cartelas de verão

No verão europeu o céu é quase sempre azul, por isso as cartelas de verão tem cores frias, já que as cores frias têm mais pigmentos azuis.

Os dias de verão são mais longos, com o sol forte deixando tudo mais claro (a água do mar, a areia, as folhas e flores, etc.), e todas as cores parecem ter um blur, que deixa tudo mais suave, por causa do calor excessivo, que tira a cor e deixa tudo mais “desidratado”.

cores da natureza das cartelas de verão

Nessas 3 paisagens, temos características das 3 cartelas de verão, na sequência que elas acontecem: Verão claro, verão puro e verão suave. Consegue ver que a primeira paisagem é mais clara, a segunda mais azulada / fria e a terceira mais opaca?

Cartelas de outono

As cartelas de outono têm cores quentes, como se tivesse um filtro amarelo escuro colorindo as cores da paisagem.

As cores da natureza do outono europeu ficam mais escuras, com folhas em tons de marrom, verde musgo e laranja, ainda em tons suaves.

cores da natureza das cartelas de outono

Nessas 3 imagens, podemos ver as 3 cartelas de outono, na sequência que elas acontecem: outono suave (mais opaca), outono puro (mais amarelada / quente) e outono profundo (mais escura).

Cartelas de inverno

O inverno europeu possui dias mais curtos e acinzentados e por isso a cartela é mais fria (mais pigmento azul), além do mar mais escuro, que contrasta com o branco da neve.

As noites de inverno são escuras mas com estrelas bem brilhantes, como as suas cores da cartela.

cores da natureza das cartelas de inverno

Nas 3 fotos representando a natureza do inverno, a primeira foto é mais escura (cartela de inverno profundo), a segunda mais azulada (inverno puro) e a terceira tem cores mais vivas (inverno intenso).

Cartelas de primavera

Na primavera européia os dias são claros e amarelados, intensamente iluminados pelo sol.

As cores da paisagem estão cheias de energia, brotando folhas e flores coloridas, com o céu azul brilhante.

cores da natureza das cartelas de primavera

Nas 3 paisagens de primavera, as cartelas na sequência são primavera intensa (com cores mais vivas), primavera pura (mais amarelada) e primavera clara (com cores mais claras).

Cartelas de transição e as estações do ano

Outra coisa ligada à relação entre as cartelas de coloração pessoal e as estações é a cartela de transição, que é a segunda melhor cartela pra quem tem pele neutra. Sim, todo mundo que tem pele neutra tem duas cartelas de coloração pessoal, e depois de entender a relação entre as cartelas de coloração pessoal e as estações do ano você vai entender porque a segunda melhor cartela pra mim, que tenho cartela outono profundo, é fria e intensa (inverno escuro) ao invés de outra cartela de outono.

Eu também já expliquei lá no Instagram que as cartelas de transição também estão relacionadas à cada parte de cada uma das 4 estações do ano, tendo características iguais à cartela da outra estação:

Nesse post eu falo especificamente das cartelas de verão, mostrando que a primeira cartela de verão (verão claro) tem a mesma característica principal da última cartela de primavera (primavera clara), que é a estação anterior, e a última cartela de verão (verão suave) tem a mesma característica da primeira cartela de outono (outono suave), que é a estação seguinte.

Esse padrão acontece em todas as estações, então, em ordem, as cartelas seriam assim:

  • Verão Claro – Verão Puro – Verão Suave (que faz conexão com a primeira cartela de outono)
  • Outono Suave – Outono Puro – Outono Profundo (que tem a mesma característica da primeira cartela de inverno)
  • Inverno Profundo – Inverno Puro – Inverno Intenso (que liga à primeira cartela de primavera)
  • Primavera Intensa – Primavera Pura – Primavera Clara (que volta ao começo do ciclo, ligada à cartela Verão Claro)

Eu expliquei melhor essas características das cartelas nesse texto aqui, pra você entender melhor a sua cartela de coloração pessoal.

As cartelas de transição de cada estação

Eu já falei nesse texto aqui sobre as cartelas de transição de cada estação, e lá no instagram eu fiz um post com as cartelas daquela época, ano passado, começando com a Primavera:

Na época do Outono eu também fiz um post lá no instagram falando das cartelas de transição da estação:

Para fechar as 4 estações, eu também falei das cartelas de transição de inverno:

Não é uma coisa linda entender a relação entre as cartelas de coloração pessoal e as estações do ano??? Se ainda assim você tiver dificuldade de entender a sua cartela, me manda uma mensagem por aqui que eu te ajudo!

8 comentários

  1. Olá fiz o teste de coloração e fiquei sabendo que era primavera brilhante. Repeti o teste com outra pessoa e deu outono quente. São cartelas parecidas? Agora não sei o que usar. Algum conselho? Obrigada

    • As duas cartelas só tem a temperatura quente em comum, mas são bem diferentes nas outras características. Não sei com quem você fez, mas se tivesse feito comigo, não tinha dado errado! rsrs
      Beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!