icone-site-vestindo-autoestima
cartela de coloração pessoal

4 maneiras de burlar a cartela

É muito comum uma cliente não gostar das cores da sua cartela de coloração pessoal, ter um estilo que pede cores diferentes ou simplesmente gostar de alguma cor que não tem na cartela (como o preto, por exemplo, que só está em 5 das 12 cartelas), e no material que eu envio pra quem faz a análise comigo (presencial aqui no RJ ou online no mundo todo desde 2015) tem várias dicas pra burlar a cartela, e eu trouxe 4 maneiras para te ajudar também.

A última vai surpreender quem não me segue lá no instagram ainda!

Como burlar a cartela de coloração pessoal

Quem faz a análise de coloração pessoal está em busca das cores que favorecem e harmonizam melhor com a sua beleza natural, e as cores certas realmente fazem isso.

Mas e quando essas cores não combinam com a nossa personalidade e o nosso estilo, ou com a forma que a gente precisa se vestir no trabalho, por causa do dress code? Para esses casos, vale a pena aprender como burlar a cartela de coloração pessoal e usar a cor que você quiser nas roupas e acessórios (e até no cabelo!), com essas 4 dicas que eu trouxe no texto de hoje!

1- Usando maquiagem para burlar a cartela

Como o efeito da cor reflete na pele e reage (de forma positiva ou não, dependendo da cor que você está usando), a maneira mais simples de burlar a cartela é usando maquiagem para proteger a pele e servir de barreira para a “cor errada”, já que a cor não vai reagir ao produto.

Tem a pele quente (cartelas de outono e primavera) e vai usar uma cor mais fria? Usar uma base, blush e batom nas cores mais frias vão proteger a pele e deixar o visual mais harmônico com a roupa também – já que pele e roupa vão estar com a mesma característica.

cartela de transição - coloração pessoal online

Nas fotos acima, uma cliente da consultoria de estilo online está usando roupas e maquiagem em cores mais quentes, na cartela dela (primeira foto – outono escuro) e maquiagem em tons frios acompanhando acessórios e roupa em tons mais frios (na segunda foto), na sua cartela de transição, porque repetindo as características das cores mantém a harmonia. Consegue ver?

2- Use peças com pouco peso visual perto do rosto

Quanto mais perto do rosto, mais impacto a cor vai causar, e por isso a gente pode usar as cores que estão fora da cartela na parte de baixo do look (calças, bermudas e saias). Para blusas e vestidos, vale pensar em peças com pouco peso visual, ou seja, pouco tecido na “cor errada”.

Vale pensar em peças bem decotadas, alcinhas finas, e tomara-que-caia, que deixam o colo mais livre e mais pele do que roupa perto do rosto. É uma forma de usar a roupa que você já tinha antes de descobrir a sua cartela, ou continuar usando as cores que você gosta sem prejudicar a sua beleza.

burlando a cartela de cores

Nos acessórios, essa dica também funciona para burlar a cartela: brincos pequenos e colares fininhos também não têm peso visual o suficiente para interferir na coloração (tanto os coloridos quanto os metalizados).

3- Use peças com peso visual por cima

Aqui, é um complemento da dica anterior: você vai burlar a cartela usando uma terceira peça (blazer, casaco, jaqueta, etc.na sua cartela) por cima da blusa ou vestido que não estão na sua cartela para quebrar o efeito que ela faria, já que a terceira peça vai cobrir ela.

Para os acessórios, a dica também é o contrário da dica anterior: Usar um acessório (da sua cartela) com mais peso visual (um maxi colar, um cachecol ou echarpe, etc.) por cima da blusa ou vestido da cor “errada”, pra que ele chegue primeiro no seu rosto e seja o elemento que vai reagir com a pele.

como usar cor fora da cartela

Na foto abaixo, alguns looks que eu sugeri para as minhas clientes da consultoria de estilo aqui no Rio de Janeiro para burlar a cartela e quebrar o efeito da roupa preta de formas diferentes, cada uma no seu estilo.

como burlar a cartela de coloração pessoal

4- Cagar para a cartela

Quem me segue lá no instagram sabe que eu amo a minha cartela (outono escuro / outono profundo) e que eu acredito de verdade nos benefícios de descobrir as nossas melhores cores. O que eu não acredito é na cartela como única possibilidade para você se achar bonita e se vestir de forma coerente com quem você é.

Nessa foto, por exemplo, eu estou usando um moletom que eu adoro e comprei mesmo sendo fora da minha cartela por ter um estilo que me favorece (por causa da assimetria), e como ele já tem muita informação, geralmente eu não faço nada para burlar a cartela: estar com uma peça mais criativa faz mais sentido pra mim do que favorecer a minha coloração pessoal.

como usar cor fora da cartela de coloração pessoal

Por isso, eu sempre incentivo as minhas clientes a usarem as cores que ela gosta e não estão na cartela, se isso faz sentido pra elas. É uma escolha que eu faço de vez em quando, e tá tudo bem! Cartela é uma ferramenta e não uma prisão!

Como entender as características das cores?

Tanto para seguir as cores que te favorecem quanto para burlar a cartela você precisa entender de cor, ou seja, saber a diferença entre cores frias e quentes, intensas e suaves, profundas e claras, para não ficar presa nas cartelas, ter mais autonomia e repertório.

Pensando nisso eu criei o ebook “Entenda suas cores”, que é um guia completo sobre cor e sobre as cartelas, para você fazer compras mais assertivas e conseguir incluir cor no seu guarda-roupas sem perder muito tempo ou dinheiro.

ebook entenda suas cores - coloração pessoal

O ebook “Entenda suas cores” está sendo vendido na Hotmart, e você pode parcelar em até 6x no cartão de crédito! Para comprar, clica nesse link aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!