icone-site-vestindo-autoestima
cores-quentes-cores-frias

Cores quentes e Cores frias

A cor é o elemento que mais chama a atenção em um look, e justamente por isso, vou explicar o que são cores quentes e cores frias.

O assunto é tão interessante que os textos que recebem mais visualização aqui no site são sobre a análise de coloração pessoal, que é uma das etapas da consultoria de estilo e o serviço que eu mais faço separadamente (presencialmente aqui no Rio de Janeiro ou online pro mundo todo desde 2015), para quem quer saber que cores mais a favorecem e como usar as cores a seu favor.

Uma das informações que a cliente recebe quando faz a análise de coloração pessoal é se a pele dela é quente ou fria (também existe a pele neutra, que não elimina a temperatura da pele), e isso vai definir a temperatura das cores que ela deve usar para que seu look fique mais harmonioso e ela fique mais bonita. Mas o que são cores quentes e cores frias?

Antes de entender a diferença entre cores quentes e cores frias, preciso fazer uma introdução sobre cores, pra você conseguir visualizar melhor.

Como são feitas as cores?

Não dá pra explicar o que são cores quentes e cores frias sem lembrar da aula de educação artística que a gente tem na escola, e fica misturando várias cores para fazer outras cores e outros tons das cores que já existem. Lembra?

Todas as cores “nascem” da mistura entre outras cores, e tudo começa com as cores primárias, que são o azul, o amarelo e o vermelho.

cores primárias e secundárias

Quando a gente mistura vermelho e amarelo achamos o laranja, e quando misturamos o azul com o amarelo nasce o verde, e todos os tons e a temperatura das cores vai depender das cores que você usa na mistura. Se uma cor tiver mais pigmentação azul, será uma cor fria. Se tiver mais amarelo na mistura, é uma cor quente.

No nosso amigo círculo cromático dá pra ver a diferença entre cores quentes e cores frias melhor:

cores quentes x cores frias no círculo cromático

Peles quentes e peles frias

Existe um mito que diz que as peles quentes bronzeiam e as peles frias ficam vermelha na exposição ao sol. Inclusive eu mostrei lá no meu instagram esses dias que me queimei de sol (estava BEM vermelha, por sinal) e tenho pele quente (minha cartela é outono profundo / outono escuro).

subtom de pele na coloração pessoal

O que define se uma pele é quente ou fria (ou se tem mais facilidade de bronzear no sol) está relacionada à proteína natural conhecida como melanina. As pessoas de pele quente tem mais feomelanina (tipo de melanina com coloração mais avermelhada / alaranjada) e as pessoas de pele fria tem mais eumelanina (tipo de melanina com coloração mais amarronzada / preta).

Essa melanina é determinada pelos genes (melanina construtiva) e não pode ser alterada por fatores externos como o sol, e por isso a cartela de coloração pessoal continua a mesma.

Outros pigmentos naturais também ajudam a definir as peles quentes e as peles frias: Se tem mais quantidade de carotenóides (pigmentos alaranjados) a pele é mais quente, e se tem mais pigmentos azulados (hemoglobina), a pele é mais fria.

cores quentes x cores frias coloração pessoal

Também é importante lembrar que a análise de coloração pessoal avalia o subtom da pele, e não o tom da pele! E é o subtom da pele que mostra a sua temperatura, ou seja, se a pele é mais fria ou mais quente, independente das alterações no tom da pele (se bronzeia ou se fica vermelha, por exemplo).

Como a temperatura das cores influencia o visual?

Quando eu faço a análise de coloração pessoal, seja num serviço avulso ou como parte da consultoria de estilo, eu avalio o sub-tom da pele da cliente para saber se é quente, fria ou neutra. Se for quente, o ideal é que ela use tons quentes, e se o sub-tom da pele dela for frio, ela deve usar cores frias.

Você já ouviu falar que loira não pode usar amarelo? Acontece que uma mulher loira pode ter a pele mais quente e outra loira pode ter a pele mais fria, e ao mesmo tempo, existem amarelos quentes e amarelos frios (assim como todas as cores).

Na foto abaixo vemos tons diferentes do amarelo, e cada loira tem o seu tom ideal. Não é a COR que importa, e sim o resultado final das características dela: intensidade (se é viva ou opaca), profundidade (se é profunda ou clara) e temperatura (se é quente ou fria), que juntas vão resultar em uma cor específica (e mexer em qualquer uma dessas características resulta em outra cor).

amarelo quente x amarelo frio

Então, se uma loira tem a pele quente, ela “não vai poder” usar um amarelo frio, e se ela tiver uma pele fria, “não vai poder” usar um amarelo quente. Entendeu?

Explicando a temperatura das cores

Para entender quais são as cores quentes e cores frias é importante entender que não existe cor só quente ou só fria (o verde pode ser quente como o verde militar ou frio como o verde esmeralda, mas o verde militar é sempre quente e o verde esmeralda é sempre frio, porque já são variações do verde), por que existe a variação delas nos tons, como eu vou mostrar abaixo. Mas, as cores quentes são mais amareladas e as cores frias são mais azuladas, com alguma variação, que vai depender da cartela.

Nas cartelas de coloração pessoal, que a cliente ganha após a análise, as cartelas quentes tem mais amarelo, laranja e vermelho, mas também têm cores “frias” em tons quentes. Assim:

tons quentes x tons frios na coloração pessoal

Na análise de coloração pessoal, a pele fria das cartelas de inverno e verão vão ter cores mais rosadas ou acinzentadas, e a pele fria das cartelas de outono e primavera vão ter as cores mais amareladas, esverdeadas ou amarronzadas.

Cores quentes e cores frias

Quem tem a pele quente, vai usar o azul, o verde, o rosa, o amarelo e o vermelho (e outras cores) em tons mais amarelados, ou seja, com mais amarelo na composição. Quem tem a pele fria, vai usar o azul, o verde, o rosa, o amarelo e o vermelho (e outras cores) em tons mais azulados, ou seja, com mais azul na composição. Assim:

temperatura das cores

Na hora de comprar uma roupa com a cliente, eu observo e ensino ela a observar se as peças têm mais pigmentação amarela ou azul, para saber se vai fazer ela brilhar ou se vai deixar ela apagadinha e chegar na frente dela. Se vai valorizar ou prejudicar. Se vai fazer ela se sentir bonita ou se as pessoas vão achar que ela tá doente.

E se você tiver aprendido a entender as suas cores, não precisa ficar comparando a cor das peças com as cores da cartela, tá? Eu criei o ebook “Entenda suas cores” justamente pra te dar mais autonomia e repertório, e você pode comprar ele por aqui!

Todas as cartelas têm todas as cores?

Existem cartelas que não tem alguma cor? Existem! Inclusive a maioria das cores não tem preto e branco, porque ao contrário do que a maioria pensa, são cores que não ficam bem em todo mundo não

E aí, se a cliente quiser usar uma roupa, maquiagem ou acessório de um tom diferente do tom da pele dela, basta usar em peças longe do rosto, ou quebrando o efeito da peça com outra peça por cima, ou usando maquiagem, ou um acessório metalizado (prata para quem tem a pele fria, dourado para quem tem a pele quente e ambos para quem tem a pele neutra) para alterar o sub-tom natural da pele.

Nas fotos abaixo, uma cliente da consultoria de imagem e estilo online, que tem a cartela outono escuro (que tem cores quentes) e cartela de transição inverno escuro (que tem cores frias), usando cores de maquiagem, roupa e acessórios em harmonia, e é uma das formas de burlar a cartela e usar as cores que você gosta e descobriu que não te favorecem.

cartela de transição - coloração pessoal online

Nas cartelas abaixo, Verão Puro (Verão Frio ou Verão Verdadeiro) é uma cartela FRIA, e Primavera Pura (Primavera Quente ou Primavera Verdadeira) é uma cartela QUENTE:

cartelas de coloração pessoal

Você pode notar que apesar de ter muitas cores em comum (azul, amarelo, verde, rosa, vermelho, roxo, cinza, marrom…) os tons é que se diferenciam, especialmente por causa da temperatura das cores. As duas estações também são claras, mas o verão é opaco e a primavera é intensa.

Pra aula sobre cores quentes e cores frias, dá pra visualizar o quanto as cores da cartela de verão são mais azuladas e as cores da cartela de primavera mais amarelada.

Se você quiser saber a sua cartela de coloração pessoal, ou entender como usar as suas cores a favor do seu estilo pessoal me mande um email!

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!