O Magazine Luiza (Magalu) já vendia artigos de moda antes, mas resolveu ampliar os seus negócios e anunciou o lançamento da sua própria marca de roupas já fazendo barulho: As embaixadoras da marca são a modelo Carol Trentini e as cantoras Gaby Amarantos e Liniker.
Eu falei sobre o lançamento da marca de roupas do Magazine Luiza lá no instagram, mas hoje eu vou falar mais profundamente sobre isso!
Lançamento da marca de roupas do Magazine Luiza
O lançamento da marca de roupas do Magazine Luiza está previsto para o meio desse mês,dentro de seu aplicativo, num espaço dedicado à venda de roupas, calçados e acessórios.
Com embaixadoras como a modelo Carol Trentini e as cantoras Gaby Amarantos e Liniker, a marca de roupas do Magazine Luiza começa mostrando que diversidade e representatividade é importante. Segundo a empresa, são “representantes da diversidade e inclusão de corpos, gêneros e estilos”.
Atualmente, o marketplace do Magalu conta com fábricas dos pólos de moda de Novo Hamburgo (RS), São João Batista, Brusque, Gaspar e Blumenau (SC) e Goiânia (GO), que se juntaram aos fabricantes dos pólos calçadistas de Franca (SP) e Nova Serrana (MG).
A marca vai ser liderada por Silvia Machado, que é uma experiente executiva com passagens pelas outras grandes varejistas de moda como a Dafiti e a C&A. Já a curadoria de conteúdo será feita pela equipe do Steal de The Look, portal especializado em moda, que foi adquirido pela varejista em março desse ano.
Magazine Luiza foi a primeira loja online do mundo
Esse crescimento do Magazine Luiza é natural e desde que a Luiza Trajano assumiu a liderança da empresa eles tem inovado e servindo de exemplo para outras empresas e também para mulheres em cargos de liderança.
Em 1992 (um ano depois que Luiza assumiu a diretoria) o Magazine Luiza começou a vender os seus produtos por meio de terminais multimídia, com vendedores orientando clientes, sem ter a necessidade de produtos em exposição ou no estoque, e criou o primeiro modelo de comércio eletrônico de todo o mundo. Em 1999, o conceito de loja virtual foi levado para a internet, tornando a Magazine Luiza um dos maiores representantes do e-commerce nacional.
Antes de comprar alguma coisa na marca de roupas do Magazine Luiza pelo app, não esqueça de ler o texto que eu dou dicas para comprar bem pela internet!
Vou falar mais sobre a Luiza Trajano a seguir pra você entender o que a gente pode esperar da marca de roupas do Magazine Luiza.
A Luiza Trajano e a marca de roupas do Magazine Luiza
O Magazine Luiza (uma das maiores redes de lojas de varejo do Brasil) é comandado pela empresária Luiza Trajano, que é a mulher mais rica do Brasil, segundo a estimativa da Forbes.
Luiza vai fazer 70 anos semana que vem e é conhecida como exemplo de empreendedorismo e liderança feminina. Eu já trabalhei em empresas familiares e vi de perto como é complicado gerir uma empresa junto com gente da família (a minha gerente era filha do dono) e como é difícil os funcionários terem alguma autonomia e chances reais de crescimento. Mas quando Luiza assumiu a empresa, ela deu voz ativa aos funcionários em todas as decisões da empresa, descentralizando o comando e vendo os resultados da empresa crescendo cada vez mais.
Também sob o comando de Luiza Trajano (que já recebeu um convite para ser ministra no primeiro governo Dilma e foi cotada para ser a vice-presidente de Lula nas próximas eleições) a empresa entrou na lista das melhores empresas para se trabalhar, ficando em primeiro lugar por vários anos consecutivos.
E apesar de Luiza dizer que nunca considerou ser política, ela faz política (porque tudo é política, como eu já falei aqui!) e preside o “grupo apartidário Mulheres do Brasil” desde 2013. O grupo conta com 22 comitês e 110 núcleos de trabalho (inclusive fora do Brasil), atuando em parceria com diferentes esferas de poder para fomentar a adoção de políticas afirmativas como a inserção de refugiados no mercado de trabalho, a capacitação de empreendedoras e a projeção de mulheres candidatas a cargos políticos.
O programa de trainees exclusivo para negros também foi lançado pela varejista em 2020 como ideia da Luiza Trajano, que já não está mais na direção da empresa, mas acredita que “cota é um processo transitório para acertar uma desigualdade”.
Segundo dados informados pela empresa, embora 53% dos colaboradores sejam negros, apenas 16% dessa liderança é ocupada por pretos e pardos. Essa é a mesma resposta que ela dá sempre que perguntada sobre sua opinião acerca de cotas para mulheres em conselhos de empresas. Arrasou!