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Guia pra comprar bem pela internet

Em época de Coronavírus e quarentena, muitas marcas (especialmente as pequenas) estão fazendo promoção de seus produtos, para manter o ritmo de vendas e ter fluxo de caixa.

Como eu acho importante que a gente faça o dinheiro continuar rodando, fiz um guia pra comprar bem pela internet pra te ajudar a comprar errado agora com esse monte de promoção – e nem nunca mais!

O que fazer antes de comprar pela internet

Eu sei que a tentação é grande quando a gente fica em frente ao computador ou celular e vê toda hora pipocar ofertas e mais ofertas na tela, especialmente num momento onde estamos mais abalados emocionalmente (e isso pode gerar vários tipos de compulsão e comportamentos que prometem “ocupar” o vazio que a gente está sentindo), mas tente resistir à tentação e seguir esse passo-a-passo pra comprar bem pela internet que eu montei pra você:

Avalie o seu guarda-roupas

Dá uma olhada no seu guarda-roupas pra mapear as cores que você tem (tem mais peças neutras ou mais coloridas? mais claras ou mais escuras? tem cores da sua cartela de coloração pessoal?) e faça um pequeno inventário pra saber a quantidade de partes de cima e de baixo (levando em consideração as peças de trabalho e de lazer, de balada, de ficar em casa, etc), pra saber o que você está precisando mais nesse momento.

Tire as medidas do seu corpo

Não existe uma medida padrão nos manequins de marcas brasileiras, e por isso vale anotar as suas medidas, já que alguns sites usam tanto a numeração quanto as medidas das peças para ajudar a decidir na hora da compra.

As medidas mais úteis são a sua altura (pra comparar com a da modelo nas fotos dos sites e tentar prever alturas de barra das calças e saias e vestidos longos), circunferência de peito, de cintura e de quadril, largura dos ombros e comprimentos dos braços (pra comparar com os comprimentos de mangas).

A Anninha Constantino, da Tem PP Store, fez um vídeo ensinando como tirar essas medidas para comprar pela internet lá no instagram da loja:

Algumas marcas, como a Denim Zero, que vende jeans a partir do tamanho 32 até o 50, disponibiliza as medidas de sua numeração, e ensina como tirar as suas medidas, para você saber exatamente que tamanho pedir nessa loja.

Pesquise as peças que você quer ou precisa comprar

Nesse texto aqui sobre consumo consciente eu explico um pouco sobre a diferença entre querer e precisar comprar uma roupa, e isso pode fazer muita diferença na hora de você decidir comprar e se sentir menos culpada por estar comprando também.

A culpa é um sentimento normal, e mesmo que você não esteja em risco financeiro por causa do Coronavírus, a gente foi criada numa cultura que ainda considera roupa uma futilidade, e por isso a culpa sempre vem!

Vale a pena montar uma listinha de desejos (o que você quer) e uma listinha de necessidades (aquelas peças que você precisa). O que eu posso garantir depois de 6 anos como consultora de estilo (desde 02/2014) é que o consumo consciente é o que FAZ A DIFERENÇA nas nossas vidas.

Então é natural que o que está faltando no seu guarda-roupas (tipos de cores que você tem menos, tipos de peças que você ainda não tem…) seja o que pode ajudar de verdade a fazer render tudo que você já tem, dando cara nova às nossas coisas mais antigas. É essa a fórmula da listinha que eu monto com as minhas clientes para a etapa de compras (personal shopper)

Daí, já com algum foco, tente selecionar umas 4 lojas online legais pro que você pretende encontrar. Quando eu faço essa pesquisa para a etapa de compras das minhas clientes da consultoria de estilo online, eu levo os seguintes fatores em consideração:

  • Lojas que têm o estilo das peças que faltam no guarda-roupas (de faixas de valores diferentes, pra comparar o custo x benefício);
  • Lojas que estão mais perto da gente (na mesma cidade, no mesmo estado, em um estado vizinho, no mesmo país);
  • Lojas que têm política de troca mais descomplicada (busca a troca em casa? tem que levar no correio? facilita o envio, paga o envio?
  • tem um número de telefone pra falar com alguém se precisar? Quando eu estou fazendo a pesquisa de compra para as minhas clientes, sempre mando email ou mensagem no instagram pedindo ajuda quando o site não disponibiliza informação de procedência das peças (é produzido em lugares com histórico de trabalho escravo?), quando tenho dúvida sobre a numeração (às vezes as medidas de uma numeração parecem bem menores ou bem maiores do que o comum, e aí eu pergunto se a modelagem é propositalmente pequenininha ou maiorzona), quando o material tem um nome fantasia (“tecido alfaiataria”, “toque de seda”), quando tenho dúvida sobre prazo de entrega (quando as clientes precisam receber algo pra levar em malas de viagem, por exemplo, eu preciso me certificar dos prazos de empacotamento e encaminhamento pro correio).
  • Lojas que tem o tipo de entrega que a gente prefere (tem entrega facilitada em menos dias? tem frete mais em conta?).

OBS: Como estou escrevendo esse artigo durante a quarentena do Coronavírus, pode ser que o tempo de entrega não seja um bom item a ser considerado, já que você não está precisando dessa peça pra agora, e pode ser que os serviços de entrega estejam prejudicados. Também incentivo considerar comprar de marcas menores ao invés de comprar de grandes empresas, pra ajudar a manter esses pequenos negócios abertos!

Foque nas peças que você precisa

Eu sei que assim que a gente clica no site, a gente vê logo as novidades da marca, em fotos bonitas e chamativas, mas quando estiver com os 4 sites abertos, tenta ir direto nas seções de peças específicas: Precisa de blusas? de saias? de calças? de que tipo de sapatos e acessórios?

A ideia aqui é especificar tanto quanto possível a nossa pesquisa, e assim facilitar a seleção. Quando eu estou com o tempo mais corrido (e se você estiver lendo isso em uma época mais normal que a atual), já coloca tudo no filtro da numeração/ tamanho e especificar a faixa de preço: Uma boa ideia é deixar o filtro que mostra as peças na ordem crescente de valor, ou seja, da mais baratinha pra mais cara!

Selecionando as peças da compra online

Agora que a quantidade de peças disponíveis pra avaliar já é bem menor, já pode ir abrindo em outras abas as peças que está dentro do orçamento e que tem a ver com os outros requisitos (cor, estilo, modelagem, etc.). Daí vale avaliar pra cada grupo de peças:

  • de que material as peças são feitas? quais são de tecidos naturais e tecidos sintéticos? quais valem o preço, pensando nisso? Vai demandar uma manutenção que caiba no meu estilo de vida? vou conseguir lidar com a lavagem demandada? (Eu falo sobre manutenção das peças nesse texto aqui)
  • tá bonito na modelo? o caimento tá bacana?
  • as medidas da peça batem com as minhas medidas (com uma folga)?
  • era isso mesmo o que eu queria? eu preciso mesmo disso? fez o meu olho brilhar?
  • consigo pensar em possibilidades variadas de uso (pelo menos 3 looks diferentes com a mesma peça). Se a peça não rende essas 3 possibilidades, tá muito fora da seleção, né? Eu falo sobre a importância da versatilidade das peças aqui!

Deixando a euforia passar

Além de todas essas dicas, eu sempre falo com as minhas clientes para deixarem as peças lá no “carrinho” por pelo menos um dia, e voltar no site no dia seguinte pra saber se continua apaixonada pela peça, se ela continua fazendo sentido, se realmente é uma boa opção, porque as peças mais problemáticas do guarda-roupas das minhas clientes são sempre aquelas compradas por impulso, na euforia de comprar.

Essa dica também vale para as compras presenciais, quando você pode experimentar uma peça, e ir pra casa e voltar no dia seguinte ou alguns dias depois se decidir que vai mesmo efetuar a compra.

Atenção: Para comprar bem pela internet (e na vida toda!) vale também pensar no que você não deve nunca, em circunstância alguma, deve comprar: o que não ama, o que não vai usar (ou não tem função clara), o que já tem igual, o que não faz você se sentir bem/bonita.

E se a compra online não for boa?

Quando a compra chegar, é bom conter a ansiedade e abrir a embalagem com muito cuidado, sem estraçalhar o pacote, porque se for o caso de devolver, muitas vezes a gente envia a mercadoria na mesma caixa que recebeu. É importante experimentar no primeiro momento pós-recebimento, pra não correr o risco de perder os prazos de devolução (que geralmente são de 7 dias a partir da entrega).

Também vale lembrar que comprar online funciona melhor com quem tem facilidade de desapegar e não cria tantas expectativas, porque a gente compra porque quer muito alguma coisa, faz todo esse processo aqui pra pesquisar, selecionar, etc… e quando chega, eventualmente não dá certo mesmo. Você pode não gostar da modelagem, o caimento pode não ser tão bom quanto na foto, a cor pode não ser exatamente como você imaginava, etc.

Eu sempre falo para as minhas clientes que isso pode acontecer. É a vida, fazer o quê? Desapegar da peça, mandar de volta (logística reversa), esperar o estorno no cartão, e decidir se vai procurar a peça em outra loja agora ou depois.

Afinal, o Coronavírus tá aí pra mostrar que existem problemas muito maiores e que nem sempre as coisas vão ser como a gente quer, né?

Seus direitos na compra online

É importante saber quais são os seus direitos na hora de fazer uma compra online, e eu citei os principais lá no instagram, no dia do consumidor, pra te ajudar a comprar bem pela internet e não ter problemas.

Salva esse post pra você consultar quando precisar!

Dica extra para comprar bem pela internet:

No dia 30/03, depois de publicar esse texto, eu fiz uma live lá no meu perfil do instagram com uma planejadora financeira que foi minha cliente da consultoria de estilo aqui no Rio, e ela trouxe um dado super importante e essa dica extra, que eu resolvi compartilhar aqui também:

Um estudo provou que a maioria das compras pela internet são feitas durante a madrugada, então, desative a opção “compre com um clique”, que é a opção de salvar os dados do seu cartão de crédito no site que você já comprou antes, porque se você precisar levantar da cama e pegar o cartão na bolsa, é mais provável que você desista ou repense aquela compra, que seria feita por impulso!

Para mais dicas financeiras como essa, segue a a Natália Santanna!

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Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!