icone-site-vestindo-autoestima
medo de descobrir a cartela de coloração pessoal

6 motivos para você perder o medo de descobrir a cartela de coloração pessoal

Muita gente fala sobre o medo de descobrir a cartela de coloração pessoal, seja na hora de fazer a análise, nos comentários lá no instagram (me segue lá que eu posto muita coisa legal sobre coloração e estilo pessoal quase todo dia!) ou depois de saber quais cores mais favorecem a sua beleza!

No texto de hoje eu reuni os 6 motivos que as pessoas (clientes e seguidoras) mais falam desde 2014 e expliquei porque nenhum deles é motivo para você ter medo de descobrir a cartela de coloração pessoal!

Porque perder o medo de descobrir a cartela de coloração pessoal

Vou falar dos motivos que a maioria das pessoas me conta para ter medo de descobrir a cartela de coloração pessoal, e se eu não falar do seu medo, me conta aqui nos comentários, pra eu completar o texto e te explicar melhor, tá?

1. Medo de descobrir que não vai poder usar preto

O primeiro grande medo de descobrir a cartela de coloração pessoal é ter que deixar de usar as cores que mais gosta, e dentre elas, está o preto, que é a cor mais usada e só está em 5 das 12 cartelas!

Eu já falei aqui que o preto não fica bem em todo mundo, e já dei várias dicas específicas pra quem descobriu que não tem preto na cartela e quer continuar usando peças dessa cor nesse texto aqui, mas pra deixar bem claro e acabar de vez com o seu medo de descobrir a cartela de coloração pessoal, saiba que você vai poder continuar usando preto mesmo que não esteja na sua cartela!

A verdade é que muitas pessoas usam preto sem perceber que não é uma cor que deixa a pele bonita. O preto é muito usado por ser fácil de encontrar nas lojas, por ser elegante, por “emagrecer”, por combinar com todas as cores (o que é um mito!!), e valorizar o corpo ou o estilo pessoal são coisas diferentes de ser uma cor boa pra sua cartela de cores.

6 motivos para você perder o medo de descobrir a cartela de coloração pessoal

Se não tem preto na sua cartela e você quer largar essa cor de lado, dá uma lida nesse texto aqui, que eu dei várias dicas para você conseguir substituir o preto por outra cor neutra colorida!

2. Medo de ter que jogar as roupas fora e comprar tudo novo

Claro que não faz sentido, né??? Fazer a análise de coloração vai fazer você economizar dinheiro, porque você vai passar a fazer compras mais assertivas, tudo nas cores certas, que combina com as outras cores que você já tem em casa, que rendem muitos looks e que te deixam mais bonita.

Além disso, existem formas de burlar a cartela para continuar usando qualquer cor que você goste e não esteja na sua cartela, então, você não vai ter que jogar as roupas fora e comprar tudo novo!

Nessa foto aqui, inclusive, eu estou usando uma blusa completamente fora da minha cartela, por que eu não deixo de usar nada que eu gosto e ensino todo mundo a driblar a cartela sim!

medo de descobrir a cartela de coloração pessoal

O que pode acontecer é você perceber que aquela “brusinha” não é a roupa ideal pra você usar num dia que não vai usar maquiagem, ou dormiu mal, ou tá na TPM… e ver ela ficar parada no guarda-roupas e sendo substituída por peças da sua cartela (que deixam a sua pele mais bonita e ajuda nessas situações).

Aproveitando o assunto, vale dizer que muita gente acha que a consultoria de estilo se parece com o programa Esquadrão da Moda, e eu já expliquei nesse texto aqui o quanto que esse programa atrapalha o entendimento desse serviço, e que um dos benefícios da consultoria de imagem e estilo é o consumo consciente, que gera economia.

3. Medo de não gostar das cores da cartela

Isso pode acontecer sim, é um fato, porque a cartela de coloração pessoal não depende do seu gosto ou estilo. Mas, é sempre uma falta de identificação inicial, ou frustração pela falta de alguma cor específica (como o preto) ou com alguma característica da cartela, como gostar de cores mais intensas e a cartela ser opaca, por exemplo.

Mas, depois desse susto inicial, a maioria das pessoas aprende a gostar da cartela, porque consegue ver os benefícios dessas cores e que são cores que realmente combinam com a sua beleza natural. Todo mundo gosta de se sentir bonita, e as cores da sua cartela são as cores que vão te ajudar a se sentir mais bonita!

medo de não gostar das cores da cartela de coloração pessoal

Além disso, a cartela tem várias cores em várias tonalidades, e é normal você não gostar de algumas dessas cores, e usar só as que você gosta mais.

E se você não gostar da característica da cartela (como o fato de ela ser profunda / escura, como a minha, ou intensa, por exemplo), já sabe: Continua usando as cores que você gosta e deixa a cartela de lado! Pra quem tem a cartela de transição, também é uma opção!

4. Medo de não saber comprar peças na cartela

Eu sempre falo que não precisa ter a cartela de coloração pessoal em mãos para ir às comprar, porque o ideal é você entender as características da cartela e conseguir ver essas características na peça. Então, se eu sei que a minha cartela, que é Outono Profundo, é uma cartela neutra quente, opaca e escura, ao olhar pra uma peça de roupa ou acessório, eu vou me perguntar:

  • Essa cor é intensa ou opaca? Se for opaca, ela tem uma característica da minha cartela, significa que é uma boa opção pra mim!
  • Essa cor é quente ou fria? Se for quente, mais uma característica da minha cartela! Já são duas características, muito bom!!
  • Essa cor é profunda ou clara? Se for profunda, BINGO! É uma cor da minha cartela, porque tem as 3 características dela!!
entender a cartela de coloração pessoal

Eu explico melhor como entender as características da sua cartela de coloração pessoal nesse texto aqui, e é importante lembrar que uma cor exatamente da sua cartela é MARAVILHOSO, mas se tiver só duas características ou uma, é melhor que não ter nenhuma!

Ou seja, já que a minha cartela é quente, escura e opaca, ruim mesmo é eu usar uma cor com características extremamente opostas, ou seja, uma peça de cor fria, clara e intensa – e ainda assim, eu posso usar, e quebrar o efeito dessa cor “ruim / errada” com maquiagem, acessório na coloração ou uma terceira peça, como eu mostro nessa minha foto do instagram! 🙂

Também pensando nas pessoas que não conseguem entender as características das cores e por isso não conseguem ter autonomia e nem aumentar o seu repertório de cores, eu criei o E-book “Entenda suas cores”, que está à venda nesse link aqui, pela Hotmart!

5. Medo de ficar presa na cartela

Muita gente tem medo de descobrir a cartela de coloração pessoal por achar que não vai poder usar outras cores, mas a ideia não é te aprisionar nessas possibilidades! Muito pelo contrário, gente!

Todo tipo de conhecimento é libertador, e eu vivo falando que a ideia é você saber quais são as suas cores e ter a liberdade de usar uma cor que não está na sua cartela SABENDO que está comprando uma cor que não te favorece tanto assim! É quase “errar de propósito”, sabe?

Você vê uma blusa linda na promoção, te veste bem e decide comprar mesmo sabendo que não está na sua cartela. Aí você se olha no espelho e entende porque tá se achando pálida, ou porque a olheira tá tão evidente… e decide comprar a blusa assim mesmo porque já sabe como corrigir isso – ou não corrige nada, e tá tudo bem também! 🙂

Quando você erra de propósito você sabe exatamente o que corrigir se quiser. É diferente de se olhar no espelho e não gostar do que vê, mas não ter a mínima ideia do que fazer!

6. Medo de não saber combinar as cores da cartela

Você sabia que todas as cores da cartela de coloração pessoal combinam entre si? Como elas têm as mesmas características e a mesma harmonia (mesma temperatura, intensidade e profundidade), toda peça ou acessório da sua cartela que você comprar vai combinar com outra peça ou acessório de uma cor da sua cartela que você já tenha!

Além disso, aqui nesse texto eu explico como combinar as cores usando o círculo cromático, e no material que eu entrego junto com a análise (que tem quase 30 páginas) também te dou um monte de dicas para você conseguir usar cores sem medo nenhum!

E agora que você já perdeu o medo de descobrir a cartela de coloração pessoal, me manda um email e vamos ficar mais coloridas e bonitas! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!