icone-site-vestindo-autoestima
como escolher a aliança de casamento

Aliança: Dicas para escolher o modelo perfeito

A aliança é um símbolo de amor e união, e por isso costuma ser trabalhoso e demorado encontrar a sua aliança perfeita, seja de casamento, de noivado e até mesmo de compromisso, por conta da grande variedade de opções, estilos, materiais e valores que precisam combinar também com a personalidade do casal, né? Mas, essa tarefa não precisa ser assim!

Eu sou consultora de estilo desde 2014 e apesar de não atender esse segmento (porque a aliança não é vista como um acessório “comum”), existem algumas coisas que eu posso te ensinar nesse texto, que eu reuni em forma de dicas, para você conseguir escolher o modelo perfeito para essa ocasião especial.

Como escolher a aliança de casamento

Vou começar falando sobre a aliança de casamento, por causa do valor sentimental e importância que tem na vida das pessoas. E justamente por esses motivos, e por ser um acessório que o casal vai usar todos os dias pelo resto da vida, é importante considerar mais a personalidade do casal do que o estilo de aliança que está na moda, por exemplo.

aliança Fluiarte Joias

Tradicionalmente, as alianças de casamento mais usadas são as de ouro 18k, e se vocês não são um casal muito tradicional, essa informação já é a primeira dica pra vocês: Pode usar aliança de outros banhos de ouro, e variar o modelo, a espessura, as texturas, o tipo de acabamento (com brilho ou fosca), o material (se vai ser ouro amarelo, branco ou rosê, ou outros metais nobres como a platina ou a prata)se vai ter pedras preciosas (e quais serão) para ficar com a cara de vocês.

O que considerar na hora de escolher a aliança de casamento:

Como o meu trabalho é focado no estilo pessoal, fiz essa listinha de coisas que você deve considerar na hora de escolher a aliança de casamento, pra ajudar a sua decisão:

  • Se vocês não tiverem o costume de usar anéis, vale optar pela aliança de modelo anatômico, que é mais confortável e mais fácil adaptação;
  • Se vocês vão usar outros anéis junto, pense no estilo dos outros anéis e em que tipo de coordenação de acessórios mais combina com você. Em geral, quem tem estilos mais clássicos faz “conjuntinhos”, combinando peças do mesmo tipo de material e banho (como o ouro branco ou rosé por exemplo), e quem é mais moderno e criativo topa misturar estilos, banhos e materiais diferentes.
  • Considere a espessura ideal para a gravação que pretende fazer, mas não esqueça de considerar o seu orçamento e estilo de vida também.
aliança de ouro

A maioria das joalherias e sites especializados falam da proporção e harmonia, e sobre isso, eu tenho um relato pessoal: Eu fui casada por 9 anos, e a minha aliança era bem fina e delicada, porque eu sempre fui bem magra e pequena, e era o “mais indicado”. Eu nunca gostei dela, porque o meu estilo é mais ousado, mas na época (2005) eu não tinha a mínima ideia que poderia quebrar essas regras, e considerar uma aliança mais pesada já que eu sempre gostei mais de acessórios grandes, que combinam mais com a minha personalidade. Vale ler o texto que eu falo sobre o acessório combinar com o corpo.

acessórios de acordo com o tipo de corpo

Algumas joalherias como a Fluiarte Joias, por exemplo, também aceitam criar a aliança junto com vocês, se a ideia for ter uma peça personalizada e exclusiva!

Como escolher a aliança de noivado

A aliança de noivado é a opção mais usada no Brasil, mas esse momento de transição entre o namoro e o casamento também pode ser celebrado com um anel de noivado, especialmente se for aquele pedido mais tradicional, com um anel de diamante / solitário que só a noiva usa.

solitário / anel de noivado

O que você vai considerar na hora de escolher a sua vai mudar se essa aliança vai ser temporária (ou seja, se vocês vão usa-la só durante o noivado), ou se essa também vai ser a aliança de casamento, e só vai mudar de mão! Isso pode impactar tanto no orçamento quanto no modelo / estilo da aliança escolhida.

Se você for fazer o pedido de noivado de surpresa, essas dicas são para você:

  • Descubra o aro / tamanho do anel. Você pode usar um anel que ela já usa nesse dedo de referência.
  • Preste atenção aos conteúdos que ela curte na internet (e se ela tem uma joalheria de preferência), o que ela te mostra no shopping, ou aos comentários que ela faz sobre a aliança de noivado de famosos ou amigos, para descobrir o que ela gosta mais.
  • Considere o estilo pessoal dela. Como consultora de estilo eu posso te garantir que ela vai gostar muito mais se fizer sentido pro estilo dela se vestir / combinar com o que ela já tem e usa!
  • Peça ajuda às amigas e aos familiares, caso não consiga descobrir essas informações ou decidir que modelo comprar sozinho. Os profissionais nas joalherias também podem te ajudar!

Espero que esse texto tenha te ajudado, e que os modelos da Fluiarte Joias tenham te inspirado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!