Eu sempre falo muito de cores, mas a mensagem de uma peça ou de um look vai muito além das cores que você usa: O design (linhas e formas) e o tecido também ajudam a construir uma imagem, e as peças são resultado de todos esses elementos, e os looks são resultado de todas as peças que usamos juntas.
No texto de hoje eu vou falar sobre as mensagens dos tecidos, pra te ajudar a saber como escolher a roupa e avaliar as peças de acordo com a mensagem que você quer passar.
Esse texto não é destinado a costureiras, mas sim a consumidora final, que quer entender as mensagens dos tecidos para comprar melhor as suas próprias roupas!
Tipos de tecidos
Antes de começar a falar sobre a mensagem dos tecidos é importante dizer que existem vários tipos de tecidos, feitos de fibras artificiais, naturais ou sintéticas. Veja alguns exemplos:
- Tecidos de fibras artificiais: acetato, rayon e triacetato
- Tecidos de fibras naturais: o algodão, a seda, a lã, o linho, as peles e o couro
- Tecidos de fibras sintéticas, que usam matérias-primas alguns polímeros da indústria petroquímica, como acrílico, aramidas, nylon, poliamida, poliéster e poliuretano (PU).
Novos estudos e pesquisas continuam a experimentar possibilidades para os tecidos, com fios inteligentes e peças high tech feitos com as fibras artificiais e sintéticas.
Um exemplo disso é a poliamida biodegradável, que eu apresentei no artigo sobre os biquínis feitos com essa tecnologia, que é mais sustentável.
O melhor tecido para cada necessidade
Eu já falei sobre o melhor tecido para cada necessidade aqui no site e eu sempre falo desse artigo para as minhas clientes, para elas saberem que tipo de tecido procurar nas suas compras, e se você ainda não leu, vale a pena ler pra complementar essa leitura.
Eu também sempre falo que todo tecido tem problemas e qualidades, e o tecido que pode ser ruim em uma situação (ou para uma pessoa), vai ser bom em outra situação (ou pra outra pessoa). Exemplo: O poliéster pode ser ruim para uma pessoa que mora num lugar que faz muito calor, mas ser bom pra alguém que mora num lugar frio – e isso vai além das mensagens dos tecidos!
Não dá para falar sobre as mensagens dos tecidos sem fazer essa introdução, e saber disso é o que vai te ajudar a comprar a melhor opção de roupa para cada mensagem e/ou situação.
O poliéster é sempre ruim?
Gosto de usar o poliéster como exemplo, já que quase sempre ele é considerado como um vilão, mas pra quem não gosta de passar roupa, viaja muito e vive com roupa na mala, ou mora em lugares mais fresquinhos, o poliéster é uma boa opção sim.
Uma das coisas mais importantes que a cliente aprende na etapa de compras é a identificar o tecido e se a peça vai funcionar para o seu objetivo, e por isso eu falo tanto sobre tecido aqui e lá no instagram.
Num outro texto aqui, eu faço uma comparação entre o algodão e o poliéster, para você entender as diferenças entre eles e o que é melhor pra você e em cada situação.
As mensagens dos tecidos
Eu sou filha de costureira e cresci indo em lojas de tecidos com a minha mãe e vendo ela falar de roupa, mas pra ter mais técnica eu fiz a Oficina de Tecidos da Ana Scalea, que é uma autoridade no assunto aqui no Brasil, e tudo que eu aprendo, melhora o meu atendimento na consultoria de estilo e ajuda às minhas clientes também, e eu indico os melhores tecidos pra elas de acordo com essas necessidades e as mensagens que elas querem sentir e transmitir.
Quando a gente fala de mensagem, é importante pensar além da necessidade física (do toque gostoso ou confortável e da sensação de frescor, por exemplo) e das demandas da vida (como não gostar de passar roupa ou viajar muito).
Quando falamos de imagem e estilo pessoal, estamos falando sobre como as pessoas nos veem e como a gente quer ser vista, e por isso é importante saber as mensagens dos tecidos e escolher de forma estratégica e consciente. Vou separá-los em categorias:
Tecidos que passam mensagem de formalidade
Para passar uma mensagem de formalidade, o ideal é comprar peças feitas em tecidos mais estruturados, como o Gabardine, Gorgurão, Popeline, Veludo cotelê e o tweed, por exemplo.
Eu também já falei sobre como usar tweed sem ficar careta aqui no site, ou seja, como equilibrar a mensagem de formalidade que o tecido passa, porque formalidade é diferente de caretice!
Tecidos que passam mensagem de delicadeza
Muitas mulheres gostam de passar uma mensagem de delicadeza ligada à feminilidade e romantismo, e os tecidos fluidos ajudam a passar essas mensagens.
Se essa for a sua intenção, vale optar por peças em cetim, crepe, musseline, viscose ou seda, por exemplo.
Também existem tipos de poliéster diferentes (com qualidades e características diferentes), e o tipo que parece com a seda pode passar essa mensagem também!
Tecidos que passam mensagem de acolhimento
Além do estilo pessoal, as mensagens visuais podem ser uma demanda de algumas profissões, como a psicologia, por exemplo, que exige uma imagem mais acolhedora.
Essa sensação e mensagem de acolhimento podem ser conseguidas com tecidos com texturas gostosas (que dá vontade de passar a mão ou abraçar, sabe?), como o jacquard, o tricô, o veludo, a seda e rendas em geral.
Também é importante lembrar que as cores que transmitem acolhimento (as cores frias e mais claras) vão ajudar a potencializar essa mensagem, porque só as mensagens dos tecidos não é suficiente!
Tecidos que passam mensagem de sofisticação
Os tecidos também podem deixar o look mais sofisticado ou de mais simples, e quem quer uma imagem mais sofisticada, vai optar por peças em tecidos mais nobres, como o linho e a seda, por exemplo.
Você agora já sabe que os looks com “cara de rica” começam aqui, entendendo as mensagens dos tecidos e escolhendo a melhor opção.
É claro que existem outros tecidos e outras mensagens, mas separei as demandas que mais aparecem com as minhas clientes na consultoria de estilo como exemplo pra mostrar aqui.
Além das mensagens dos tecidos
Além das mensagens dos tecidos e das mensagens das cores (que eu citei ali em cima que vão ajudar a potencializar ou a quebrar essas mensagens), também é importante considerar o design das peças. Achei importante falar sobre isso pra você não achar que comprar uma peça qualquer desses tecidos que eu citei aqui vai ser o suficiente para passar as mensagens que você gostaria.
Nesse vídeo que eu postei lá no instagram eu falo porque o design desse casaco de moletom (que não é da cor da minha cartela) foi decisivo na hora da minha compra:
Por último mas não menos importante, também é importante dizer que o nome do tecido não é o que aparece na etiqueta da roupa! Você vai comprar uma camisa de tricoline (nome do tecido) e vai ver na etiqueta da peça a composição desse tecido (que pode ser 100% algodão, por exemplo, ou uma fibra mista) com o nome da fibra têxtil que foi usada para fazer esse tecido! Esse outro texto falando sobre os tipos de tecidos é bem completinho!
Em sempre falo sobre tecidos e dou outras dicas lá no meu instagram também. Aproveita pra me seguir por lá pra ver mais conteúdos como esse!