Eu sou consultora de estilo desde 2014 e apesar de a moda ser a minha ferramenta de trabalho, as semanas de moda e moda de passarela não são um assunto que eu fale muito.
Quando eu falei sobre a collab Gucci x Adidas, que foi apresentada na semana de moda de Milão de 2022, uma amiga mandou mensagem falando que estava entendendo as referências por causa do texto que eu expliquei o que é alfaiataria, mas queria entender as diferenças entre as semanas de moda, e ao invés de eu explicar só pra ela, eu resolvi fazer um texto aqui, pra explicar pra todo mundo que acompanha o meu trabalho.
Eu também já expliquei as diferenças entre alta costura e prêt-à-porter, e é importante dizer que existem os desfiles de alta costura (que acontecem em Paris) e os desfiles prêt-à-porter, que acontecem em 4 grandes cidades (Paris, Nova York, Milão e Londres), que são as semanas de moda – ou fashion weeks, e são dessas semanas que eu vou falar.
Mas antes, eu vou explicar a importância desses eventos no mundo da moda.
A importância das semanas de moda
Resumidamente, as semanas de moda (também chamadas de Fashion Weeks) servem como um meio de transportar a imprensa, os estilistas, compradores, influenciadores e o público geral para outra estação no futuro, quando aquelas cores, estampas, modelagens e texturas serão tendência e aparecerão nas grandes marcas, em lojas de departamento e no look do dia de influenciadoras e portais de moda em geral.
O que conhecemos hoje como semana de moda começou na França em 1858, com a criação da alta costura, mas só na década de 20, depois de chegar aos EUA como “fashion parade”, que esses desfiles começam a apresentar o modelo de introdução e identificação de marcas que conhecemos até hoje.
O calendário é por ordem de importância das semanas de moda, que acontecem nessa sequência:
- Paris Fashion Week
- Nova York Fashion Week
- Milão Fashion Week
- Londres Fashion Week
A seguir eu vou falar da característica de cada uma delas, e você vai entender porque elas acontecem nessa ordem.
Você sabe as diferenças entre as semanas de moda?
Eu sou consultora de estilo desde 2014 e quase nunca falo sobre esses eventos, mas acho importante deixar esse conteúdo aqui e mostrar algumas coisas lá no meu instagram sempre que acho algo interessante.
Para quem não entende de moda ou não trabalha na área, as semanas de moda podem parecer ser “tudo a mesma coisa, mas em países diferentes” (como uma cliente falou uma vez), mas cada uma delas têm as suas particularidades, tanto pela cultura local, quanto pela sua importância e influência na moda.
Semana de moda de Nova York (New York Fashion Week)
Foi a primeira semana de moda mundial, apresentando o trabalho de estilistas nova-iorquinas para o mundo todo em 1943, enquanto Paris estava isolada do mundo da moda por causa da guerra.
Das quatro semanas de moda, a de Nova York é a mais comercial de todas elas e gera um fluxo de caixa muito grande para as marcas, porque o que é exibido pelas marcas nesses desfiles é exatamente o que a gente vai encontrar nas lojas.
Durante a semana de moda de Nova York, o showroom das marcas fica aberto e recebe compradores e representantes de multimarcas – que geralmente são quem ocupam as primeiras fileiras nos desfiles.
No desfiles abaixo, vemos marcas diferentes mostrando uma pegada mais sexy, com peças com decote, transparência, corset, cut-out (recortes) e muita renda – cada uma do seu jeito, como a gente vê nas lojas!
O destaque da NYFW 2022, pra mim, foi a marca PatBo, da estilista brasileira Patricia Bonaldi, que é a primeira brasileira a estar no calendário do Council Of Fashion Designers of America – CFDA e esteve na NYFW pela segunda vez consecutiva, mostrando ao mundo todo a beleza do trabalho manual brasileiro.
Consegue ver que no desfile da PatBo também tinha os mesmos elementos das outras marcas que eu mostrei na primeira foto?
Semana de moda de Londres (London Fashion Week)
Depois de uma semana de moda mais comercial, Londres vem com coleções mais conceituais logo em seguida, apresentando novidades em tecidos, padronagens e acabamentos, de acordo com a cultura local de cada marca.
Outra característica da semana de moda de Londres é a seleção de novos talentos, feito pelo Conselho de Moda Britânico, que fornece incentivos financeiros para a apresentação das suas coleções em um dia específico. Na foto abaixo, um pouco da coleção da Nensi Dojaka, que foi a vencedora do prêmio LVMH de 2021, com peças cheias de recortes e com a mesma sensualidade vista na NYFW (e que eu fiquei apaixonada)!
Veja que essa repetição de elementos acontece porque estamos falando sobre o que vai estar na moda nessa mesma temporada!
Semana de moda de Milão (Milano Fashion Week)
A característica mais marcante da semana de moda de Milão é o tradicionalismo, e é onde as marcas famosas italianas (como a Dolce & Gabbana, Fendi, Giorgio Armani, Gucci, Versace, Roberto Cavalli, Moschino, Salvatore Farragamo, Bottega Veneta, Emilio Pucci, Max Mara e Prada) expõe as suas obras.
Foi na semana de moda de Milão que aconteceu a collab Gucci x Adidas que eu falei no começo do texto, como uma forma de modernizar a identidade visual da marca.
Das quatro semanas de moda, a de Milão é a minha favorita, e não é uma coincidência eu ter escolhido a imagem dessa collab com a Adidas, que é uma das minhas marcas favoritas, pra ilustrar.
Semana de moda de Paris (Paris Fashion Week)
A Paris Fashion Week é a mais importante das quatro semanas de moda e sempre fecha as temporadas, com eventos paralelos aos desfiles e passarelas espalhadas por toda a cidade, como esse desfile da Chloé de 2022, que tem uma pegada sustentável e mostrou peças feitas artesanalmente, e com materiais de baixo impacto ambiental – que é o tipo de moda que eu apoio, amo e acredito!
Esse desfile foi o que eu mais gostei, e merece uma foto a mais aqui, pra mostrar um pouco a vibe da passarela a céu aberto na cidade mais importante da moda.
Na coleção do Christian Dior, teve encontro das modelagens clássicas com materiais impermeáveis, como o neoprene.
Na imagem abaixo, o desfile da semana de alta costura de Paris em 2020, quando a Balmain comemorou os 75 anos da marca desfilando num barco coberto de plataformas espelhadas, cruzando o Rio Sena e esse desfile também merece ficar aqui como referência.
Lindo demais, né? Eu já tive vontade de ver os desfiles de moda pessoalmente, mas confesso que hoje em dia não é mais um desejo, e me contento em ver algumas partes na internet mesmo.
Quando acontecem as semanas de moda?
As semanas de moda acontecem duas vezes ao ano: em fevereiro, para a temporada das coleções de Outono/Inverno, e em setembro, para a temporada das coleções de Primavera/Verão.
A temporada de moda geralmente tem um mês de duração, com uma fashion week em cada cidade. Sempre começa por Nova York, seguida por Londres, Milão e, por fim, Paris, que é a única cidade com uma semana para o prêt-à-porter e outra para a alta-costura.
Calendário das semanas de moda 2025
Se você chegou até esse texto para saber quando vão acontecer as semanas de moda 2025, anote aí:
Calendário da temporada Outono/ inverno 2025:
- Semana de moda de Nova York (New York Fashion Week): 13 a 18 de fevereiro de 2025
- Semana de moda de Londres (London Fashion Week): 20 a 24 de fevereiro de 2025
- Semana de moda de Milão (Milano Fashion Week): 25 de fevereiro a 03/03 de 2025
- Semana de moda de Paris (Paris Fashion Week): 03/03 a 11 de março de 2025
Para a temporada Primavera/Verão, elas estão previstas para acontecerem de acordo com o calendário abaixo:
- Semana de moda de Nova York (New York Fashion Week): 11 a 16 de setembro de 2025
- Semana de moda de Londres (London Fashion Week): 18 a 22 de setembro de 2025
- Semana de moda de Milão (Milano Fashion Week): 23 a 29 de setembro de 2025
- Semana de moda de Paris (Paris Fashion Week): 29/09 a 07 de outubro de 2025
Vale acrescentar também que as semanas de moda masculina e de Alta costura (em Paris) acontecem sempre antes dos desfiles nessas 4 cidades e abrem as temporadas, e que entre Maio e Junho acontecem os desfiles da coleção Resort / Cruise, em países e locações diferentes, como eu contei nesse outro texto.