icone-site-vestindo-autoestima
auxilio-frances-para-consertar-roupas-e-sapatos

Auxílio francês para consertar roupas e sapatos dos moradores

Esses dias eu vi a notícia de que agora existe um auxílio francês para consertar roupas e sapatos dos moradores e achei super interessante, porque incentiva o consumo consciente, e como consultora de estilo eu fico feliz com esses avanços da moda!

Para contextualizar, é importante dizer que a França é o país capitalista mais socialista da Europa. Esse auxílio francês para consertar roupas e sapatos dos moradores é também uma forma de parar o consumismo desenfreado, e também é um dos pilares do consumo consciente: fazer as peças durarem mais ao invés de jogar fora e substituir por uma nova.

Vem entender melhor como vai ser esse programa, que vai começar a funcionar em Outubro/2023, e porque medidas como essa são tão importantes.

A França vai pagar pelo conserto de roupas e sapatos dos moradores

Depois do incentivo à cultura durante a pandemia, esse auxílio francês para consertar roupas e sapatos dos moradores (dando descontos de 6 até 25 euros nesses serviços) é uma forma de contribuir para a diminuição do desperdício têxtil no país e faz parte de um movimento que se iniciou no ano passado, em parcerias com organizações como a Refashion, além de ir contra esse consumismo desenfreado, que também está acontecendo na maioria dos países da Europa.

A estimativa oficial é de que 700 toneladas de roupas são jogadas fora por ano na França, e quase 500 toneladas vão parar em aterros sanitários. Com esse auxílio, a ideia é que a população passe a consertar roupas e sapatos ao invés de descartá-los e comprar novos para substituir, diminuindo o descarte e a poluição.

Já mostrei aqui que o lixão do deserto do Atacama (pra onde vai a maioria do descarte têxtil da Europa) já pode ser visto do espaço:

Esse desconto / incentivo do governo vai acontecer de acordo com uma tabela divulgada, que mostra os valores de cada tipo de conserto, como trocar o salto de um sapato (7 euros), colar a sola de um sapato (8 euros) ou forrar uma roupa (cerca de 25 euros), por exemplo.

O auxílio francês para consertar roupas e sapatos dos moradores vai contar com um fundo de 154 milhões de euros (cerca de R$ 830 milhões), e vem do imposto pago pelo setor têxtil, ou seja, o dinheiro continua no mesmo segmento, sem influenciar ou prejudicar o orçamento de outras áreas, como a saúde e a educação.

De acordo com o governo francês, esse valor deve conseguir custear o conserto de roupas e sapatos dos moradores pelos próximos 5 anos.

O anúncio foi feito pela secretária de estado da Ecologia do país, Bérangère Couillard, em visita a um centro de moda sustentável em Paris, informou o jornal “Le Monde”, como mostra o tweet abaixo:

É claro que é uma novidade no mundo, e como incentivadora do consumo consciente, eu estou torcendo para que a ideia do auxílio francês para consertar roupas e sapatos seja copiada por outros países.

Vou falar da minha experiência com clientes que usam roupa petite para mostrar como isso é importante.

Quem é petite gasta muito com conserto de roupas

Petite é uma mulher que tem menos de 1,60m de altura (como eu), e que também pode ter outras medidas menores do que as medidas padrão, o que dificulta encontrar roupas que não precisem ser ajustadas. Eu falo mais sobre a moda petite nesse texto aqui.

O mercado plus size cresceu bastante (ainda que ainda precise de melhorias), e o mercado de roupas petite não recebe a mesma atenção porque além de a maioria das pessoas estar acima do peso e vestir tamanhos maiores, diminuir uma peça maior pra caber num corpo menor é relativamente fácil – mas não é barato!

Na foto acima, que eu já postei lá no instagram falando sobre ajustar as roupas para funcionarem melhor no nosso corpo, tem o serviço de ajuste, que não aparece na lista do auxílio francês para consertar roupas e sapatos, porque ajuste é diferente de “conserto”.

Mas, durante muito tempo eu já pensava no valor da roupa já com o preço da bainha ou do ajuste, e vejo muitas das minhas clientes fazendo a mesma coisa. Se tivesse um subsídio desses, já ajudaria a reduzir os custos com o conserto de roupas desse público..Sigo na torcida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!