Search
Close this search box.

As calcinhas descartáveis da Jade Picon

Na semana passada a Jade Picon falou, no BBB, que tinha levado calcinhas descartáveis para a casa, e a gente precisa falar sobre isso.

Tem tanta coisa pra falar sobre as calcinhas descartáveis da Jade, desde o fato de ela ter tanta grana que não lava as próprias calcinhas, até o fato de ela ter milhões de seguidores e falar em rede nacional sobre isso mesmo trabalhando com moda, passando pelo cuidado com o corpo e o uso de calcinhas feitas com material sintético, que pode ser prejudicial à saúde, como eu já falei nesse texto aqui, sobre os melhores tecidos para lingerie.

E já que eu falei de tecido e é a minha especialidade, vou começar por esse assunto.

Do que são feitas as calcinhas descartáveis?

Assim como as calcinhas normais, as calcinhas descartáveis também podem ser feitas com vários tipos de tecidos, sendo as de algodão e poliamida as mais caras (podendo chegar a R$180 o kit com 8 unidades) e as mais baratas, de tecidos sintéticos, como TNT, poliéster e polipropileno, custando em torno de R$70 o kit com 6 unidades.

Porque prestar atenção no material das calcinhas descartáveis?

Eu sempre falo aqui sobre a importância do tecido, e na lingerie, prestar atenção no material é ainda mais importante, tanto pra saúde de quem usa, quanto para o meio ambiente.

Tecidos de fibras sintética como o poliéster (que é um dos mais usados) levam em média de 400 a 450 anos para se decompor na natureza, enquanto as peças de fibras naturais como as calcinhas de algodão, podem ser decompostas por bactérias ou outros organismos vivos, e também são problemáticas da origem até o descarte, já que existe o impacto da cadeia de produção, com uso de água, pesticidas e sementes transgênicas, por exemplo.

Se você gosta desse assunto, clica aqui pra ler o que eu falei sobre tecido biodegradável, e nesse outro link aqui pra ler sobre a relação da moda com o agronegócio.

Pra que servem as calcinhas descartáveis?

Ainda não se sabe o motivo de a Jade ter levado calcinhas descartáveis para o BBB, mas o que a gente aqui fora acha é que essa escolha pode ter sido feita por comodismo, pra ela não precisar lavar as calcinhas mesmo.

Como o próprio nome já diz, as calcinhas descartáveis são de uso único: Usou, jogou fora. Mas, essas peças (geralmente feitas de algodão ou tecido sintético), servem para o uso em hospitais, clínicas e spas, como medida de higiene e de prevenção de contaminações, mas especialistas não indicam o uso diário de calcinhas descartáveis!

Porque não comprar calcinhas descartáveis

A procura por calcinhas descartáveis aumentou de forma assustadora na internet depois que a Jade Picon falou sobre elas no Big Brother (de acordo com dados do Google, foram mais de 200 mil pesquisas sobre o termo), e esse poder da influenciadora digital em rede nacional poderia ter sido usado de forma mais responsável. Trouxe alguns pontos pra gente pensar antes de comprar calcinhas descartáveis:

  • Não é sustentável: A cada segundo um caminhão cheio de roupa é queimado ou descartado em aterros ou lixões, e o mundo não precisa de um monte de calcinhas descartáveis sendo descartadas todos os dias. Estilo é uma questão individual, enquanto a moda é uma questão social, e a gente não pode continuar consumindo moda como se isso não impactasse a vida de outras pessoas.
  • Não é barato: É claro que a maioria das pessoas que assiste ao Big Brother não tem condições financeiras de usar calcinhas descartáveis com a mesma frequência que a Jade, e talvez o impacto do “exemplo” dela não seja tão grande, mas o meu trabalho é trazer reflexão e lembrar que demoramos décadas para conseguir tirar os canudos de plástico de circulação, para dar um passo enorme desses pra trás simplesmente por não querer lavar a própria calcinha durante 3 meses de confinamento.
  • Não faz bem à saúde: Sendo de tecido natural ou sintético, o uso prolongado das calcinhas descartáveis pode ser um risco para o equilíbrio da flora vaginal, já que pode alterar o PH da vagina e, causar infecções diversas.

Calcinhas descartáveis x calcinhas absorventes

Por último, mas não menos importante, é preciso dizer que usar calcinhas descartáveis não é a mesma coisa de usar calcinhas absorventes – que eu usei pela primeira vez no mês passado e adorei.

As calcinhas absorventes foram feitas para diminuir o impacto ambiental causado pela quantidade de absorventes descartados durante o período menstrual no mundo (vou fazer um texto só falando de pobreza menstrual, porque vale a pena falar sobre isso), e podem ser usadas pelo menos 50 vezes antes do descarte, ou seja, não são descartáveis, e foram feitas com material biodegradável para serem sustentáveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!