icone-site-vestindo-autoestima
melhores tecidos para lingerie

Melhores tecidos para lingerie

Eu sempre falo sobre a importância de olhar a etiqueta interna das roupas para saber a composição do tecido, mas ainda mais importante é saber o que vai estar em contato direto com a sua pele o dia todo, e por isso resolvi falar sobre os melhores tecidos para lingerie.

Os melhores tecidos para lingerie

Para que a lingerie tenha qualidade, conforto e bem-estar, é preciso que as confecções levem alguns fatores em consideração na hora de fabricar as peças.

É muito importante que as lingeries sejam feitas com tecidos de alta respirabilidade, pra permitir que a transpiração ultrapasse o sutiã, por exemplo, e chegue até a roupa, porque caso contrário, o suor ficará “sufocado” e provocará incômodos e mal cheiro, e pode ocasionar até problemas mais sérios, como possíveis infecções na região íntima.

Existem algumas tecnologias, como o tratamento antibacteriano, que inibe a proliferação de fungos e bactérias causadores de manchas e odores, garantindo higiene, conforto e frescor para quem as veste.

A elasticidade é outra característica importantíssima nos tecidos para lingerie. Quanto melhor for a adaptabilidade ao corpo, mais confortável a peça será, e além disso, uma boa lingerie deve ser confeccionada com elásticos de qualidade, evitando que ele enrole, aperte ou marque sob as roupas.

Os 8 tecidos mais usados em lingerie

Existe uma grande variedade de fibras e tecidos diferentes disponíveis no mercado, tanto para a confecção de roupas quanto de lingerie, e cada uma delas possui propriedades diferentes, fazendo com que uma opção seja melhor que outra pra você.

Os 8 tecidos mais usados em lingerie são: Algodão, Lycra, Viscose, Cotton, Microfibra, Poliamida, Poliéster e Seda. Vou falar um pouco mais sobre cada um deles:

Algodão

Um dos melhores tecidos para lingerie é o algodão, por isso, ele é muito usado na confecção de peças íntimas. Entretanto, vale sempre olhar a etiqueta do produto para ver se ele é feito 100% de algodão, ou se é um tecido com misturas de outras fibras.

O algodão está presente em praticamente todos os tipos de lingerie, tanto nas calcinhas, quanto nos sutiãs. Isso acontece porque é um tecido com muito conforto e respirabilidade, o que contribui para a saúde da região íntima.

Lycra

Logo depois do algodão, está a lycra, que é um dos materiais mais famosos no mundo lingerie. O tecido é bastante confortável e tem uma alta capacidade elástica, proporcionando assim, bastante conforto. É uma boa opção para mulheres que passam longos períodos fora de casa com a mesma lingerie o dia todo.

Viscose

A lingerie de viscose é bastante procurada por pessoas que estão em busca de lingeries leves e fresquinhas. Esse tecido é capaz de absorver toda a umidade da pele e fazer com que a região seque com mais facilidade.

Cotton

O cotton é um tecido para lingerie muito utilizado no Brasil, e em geral, ele costuma ter mais de 90% de algodão em sua composição, o que garante peças duráveis, boa respirabilidade e toque agradável.

Microfibra

Em geral, a microfibra é um tecido composto de 80% poliéster e 20% de poliamida, e como costuma ser duas ou três vezes mais fina que a seda, é um dos melhores tecidos para lingerie.

Quem usa lingeries feitas com microfibra pode ficar tranquila quanto ao  conforto, seja nas calcinhas ou nos sutiãs.

E apesar de a qualidade da microfibra já ser grande, também existe a supermicrofibra, que é uma fibra sintética mais sustentável que a poliamida e mais fresquinha e confortável que o poliéster. As outras vantagens desse tecido são: secagem rápida, toque macio, conforto, bom caimento e alta durabilidade.

Poliamida

Com o avanço da tecnologia têxtil, novas soluções estão sendo criadas. A poliamida, por exemplo, é um tecido sintético, com toque super macio (muito semelhante ao algodão), mas com um nível de respirabilidade ainda maior. Desse modo, a fibra absorve e evapora o suor rapidamente, evitando a sensação incômoda de umidade.

Por isso, a Poliamida é considerada o melhor tecido para lingerie, uma vez que contribui para que a região íntima não fique abafada e proporciona o conforto desejado.

Esse tecido é usado em calcinhas e sutiãs, e em muitos casos, a Poliamida é combinada com outro tecido ou fibra, como o elastano, para ajustar-se melhor ao corpo, aumentando o conforto.

Poliéster

O poliéster é uma fibra sintética muito usada na indústria da moda, e apesar de ter muitas qualidades, como eu falei nesse texto aqui, a sua utilização como tecido para lingerie deve ser vista com cautela, porque o poliéster tem pouca respirabilidade, sendo prejudicial à saúde íntima, além de poder causar alergias e irritações na região mamária.

O toque do poliéster não é muito macio e a fibra é de baixa durabilidade e, com o passar do tempo, as peças podem apresentar pilling — aquelas bolinhas indesejáveis.

Renda

A renda está presente em uma grande quantidade de peças e é uma das escolhas preferidas das mulheres, especialmente quando o assunto é sensualidade (como para um ensaio sensual, por exemplo). A composição pode variar: o tecido costuma ser 100% algodão ou uma combinação de viscose e poliéster.

Uma peça pode ser completamente de renda ou ter apenas alguns detalhes feitos com o tecido. No primeiro caso, o uso deve ser moderado porque, dependendo da composição, pode causar alergias. Portanto, a utilização da renda é indicada apenas por um período curto.

Seda

A seda é o tecido mais nobre (e cara) dessa lista, e constantemente surge nas coleções de lingerie, tanto em sutiãs e calcinhas quanto em camisolas e baby dolls, sendo um dos melhores tecidos para lingerie em geral.

Por ser uma fibra natural e extremamente resistente, a seda faz com que as suas peças sejam muito macias, com longa durabilidade e bem confortáveis. Ela também conta com boa absorção de umidade, facilitando a respiração da pele e tornando o seu uso perfeito para as estações mais quentes do ano, como o verão e a primavera.

Porque a gente precisa entender sobre tecido?

Como eu falei, cada tecido tem características específicas, e por isso é importante entender quais são as melhores opções pra você.

Além disso, entender sobre tecido vai te ajudar a saber como cuidar das suas peças para que elas durem mais, e cada tecido tem uma forma diferente de lavar, secar e passar, por exemplo, como mostra esse manual:

 

Os cuidados com a peça são itens obrigatórios nas etiquetas, segundo a nova portaria do Inmetro, 296/19. A multa por etiquetagem incorreta podem chegar a até R$ 1,5 milhão.

Como lavar a lingerie?

O ideal é sempre lavar a lingerie de acordo com as instruções da etiqueta, porque cada tecido vai demandar um cuidado diferente.

Mas, como eu sei que muita gente corta a etiqueta das peças ou não sabe o que significa os símbolos, vou te dar algumas dicas gerais sobre como lavar a lingerie, para te ajudar:

  • Lavar as peças à mão (eu sei que pode parecer retrógrado, mas é o ideal para manter a delicadeza da lingerie). Se lavar na máquina, usar o saquinho protetor;
  • Água fria, somente (lavar no chuveiro, com a temperatura da água morna/fria, danifica a elasticidade e interfere na cor. O banheiro é um local com umidade que pode proliferar bactérias na peça);
  • Nunca torcer os sutiãs, somente aperte. O bojo fica enrugado, com nervuras (prejudica sua principal função: de acomodar os seios) e os aros ficam retorcidos causando incômodos, lesões e até podem se soltar da costura (neste caso pode ferir); ⠀
  • Secar ao tempo e à sombra: as secadoras de roupas agridem as fibras têxteis e deixam as lingeries com a imagem deteriorada e o sol desbota a cor;
  • No varal, o correto é colocar os sutiãs na horizontal (dependurado pelas alças ou colocar o bojo sobre o varal – como se estivesse deitado). Na vertical, o peso da água compromete a estrutura da lingerie.

Se você tem o peito pequeno como eu, clica nesse texto aqui pra saber onde comprar os seus sutiãs!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!