icone-site-vestindo-autoestima
ensaio sensual e autoestima

Ensaio sensual, autoestima e empoderamento feminino

Quem me acompanha lá no instagram sabe que eu já fiz 3 ensaios sensuais e de vez em quando posto alguma foto ou falo sobre o assunto, e resolvi aproveitar que hoje (última quinta-feira de Julho) é o #lingerieday pra falar sobre a relação do ensaio sensual, autoestima e empoderamento feminino, porque é uma experiência que vai te mostrar um novo modo de enxergar sua própria beleza!

Autoestima, empoderamento feminino e machismo

Antes de falar de ensaio sensual e lingerie, eu vou falar sobre a definição de alguns termos que vou usar nesse texto, pra gente garantir que todo mundo vai entender o meu pensamento sobre o assunto:

Autoestima: qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos.

Empoderamento feminino: é a consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres (dar poder) e desenvolver a equidade de gênero.

E como a autoestima é um processo interno, muita gente acha que processos externos – como a consultoria de estilo e o ensaio sensual, por exemplo, não ajudam, (apesar de já ser comprovado o quanto podem atrapalhar / influenciar negativamente). Eu discordo muito dessa ideia, e por isso escolhi o nome “Vestindo Autoestima” para a minha empresa: por acreditar que eu posso ajudar no processo de fortalecimento da autoestima das minhas clientes mudando a forma como ela se vê, que muda a forma como ela se comporta e se sente!

Ensaio sensual não dá autoestima e empoderamento feminino

Antes que você desista de ler esse texto até o final, eu queria dizer que como mulher, psicóloga e consultora de estilo EU NÃO ACREDITO EM UMA FÓRMULA ÚNICA E DEFINITIVA SOBRE AUTOESTIMA E EMPODERAMENTO FEMININO! A nossa autoestima e o nosso poder pessoal estão diretamente relacionados com o que a gente vê valor, e por isso, pessoas diferentes vão ter a sua autoestima e o seu poder pessoal influenciados (de forma positiva ou negativa) de formas diferentes.

Eu acredito que ajudar a fortalecer a autoestima de uma mulher é uma forma de empoderamento feminino, porque empoderar também é sobre dar poder, e esse poder não precisa estar sempre ligado à vida profissional ou direitos femininos. A gente pode se sentir poderosa numa lingerie bonita, a gente pode ter o poder de ser sexy, ao invés de sentir medo em parecer sexy.

O corpo da mulher sempre foi visto como objeto de desejo / prazer ou para a maternidade e precisamos sim pensar num corpo feminino sem culpa de beleza e sensualidade. E aqui temos uma questão a debater: o ensaio sensual e o machismo estrutural.

O ensaio sensual e o machismo estrutural

A nudez feminina e o corpo da mulher sempre foram vistos como instrumentos do prazer masculino, e por isso, algumas pessoas acham que fazer um ensaio sensual não deveria ser associado a autoestima, empoderamento feminino ou até mesmo como “algo que uma feminista deveria fazer”, justamente pra não continuar dando “material” para o prazer masculino.

Aqui eu também tenho outro ponto pra levantar: O machista vai erotizar o corpo feminino mesmo todo coberto, enquanto o feminismo defende que as mulheres podem fazer o que quiserem e tudo que os homens fazem (incluindo mostrar o seu corpo). Então, na hora de fazer um ensaio sensual, você deve se perguntar porque quer fazer isso e o que vai representar mostrar o seu corpo / ser vista nas redes sociais usando lingerie (se é que você vai postar as fotos depois).

Quando a gente pensa nessas mulheres nas capas de revistas masculinas, a gente sabe que elas foram consideradas objeto sexual e reduzidas à beleza dos seus corpos, mas elas ganharam dinheiro com esse trabalho, e fizeram isso por causa da grana, por ego / vaidade ou por qualquer outro motivo, e esse é o meu ponto: Pra mim o mais importante é o motivo de um ensaio sensual.

Vou contar as minhas 3 experiências pessoais com ensaio sensual:

Sobre as 3 vezes que fiz ensaio sensual

A primeira vez que fiz um ensaio sensual foi em 2018, em Bauru, durante uma visita a Lu Gomes, que além de ser uma das minhas melhores amigas, é uma fotógrafa MUITO foda. O fato de eu já conhecer o trabalho dela e de a gente ter intimidade facilitou muito o processo, porque eu consegui ficar à vontade tanto para ficar de lingerie na frente dela quanto com o resultado das fotos, porque ela conhecia o meu estilo e personalidade e sabe dirigir as pessoas durante o ensaio. Essas são algumas das minhas fotos favoritas:

Nessa época eu tinha acabado de terminar um relacionamento e estava bem chateada, com a autoestima bem abalada, e fazer um ensaio sensual ajudou bastante no processo de reconstrução da minha autoimagem, porque eu consegui ver – muito além da beleza do corpo, a mulher forte, corajosa e interessante que eu sou. Só ficamos plenas quando estamos de bem com a gente, quando nos amamos e vemos as belezas que temos em nós e que são só nossas!

No ano seguinte (2019) eu resolvi cortar o cabelo bem curtinho, e fiz esse segundo ensaio sensual para mostrar que dá pra ser feminina com cabelo pixie. Não era sobre mim e sobre a minha autoestima, e sim como um instrumento para falar de beleza feminina – o que faz parte do meu trabalho, e do que eu acredito.

A Millena tinha um projeto incrível nas redes sociais (que ela acabou pausando por causa da pandemia) e essas foram algumas das minhas fotos favoritas:

A beleza feminina está muito ligada ao cabelo grande, e me reconhecer feminina e me mostrar feminina foi importante nessa época. E foi bom pra minha autoestima pessoal e profissional, porque eu falei muito sobre cabelo curto e peito pequeno nessa época, e ajudei outras mulheres a se verem de forma mais positiva através das minhas fotos!

O ensaio que eu fiz esse ano, com a Ana Isabel, foi importantíssimo pra eu olhar pra mim no meio desse caos que estamos vivendo por causa do coronavírus. Eu estava tão focada com o meu emocional e em estar bem profissionalmente que estava olhando pro meu corpo apenas como a minha casa, só estava preocupada em manter ele saudável.

E apesar de a beleza não ser uma prioridade no momento, fazer esse ensaio me fez resgatar a minha feminilidade, que eu tinha deixado de lado, e isso também influenciou para melhorar a minha autoestima. Essas foram algumas das minhas fotos preferidas:

Quando eu olho para essas fotos, eu vejo duas coisas muito importantes, que talvez não sejam vistas pra quem só olhar para o meu corpo: Eu fui ficando mais segura e à vontade com o meu corpo, e aprendi a lidar melhor com a câmera, porque eu fui ficando mais segura e à vontade com a ideia de ter alguém me olhando.

Conhecer o seu corpo, o que você gosta ou não nele, o que quer mostrar e o quer disfarçar faz parte do processo de fortalecimento da autoestima e do autoconhecimento, que é um processo longo e que leva a vida toda, e também é um processo que vai influenciar no nosso poder pessoal!

Conclusão

Eu não estou aqui (nem na internet e nem na vida) pra dizer se alguma coisa é certa ou errada ou se funciona ou não pra todo mundo, até porque se tem uma generalização que eu acredito é exatamente essa – que não existe nada que seja unânime!

Também não estou dizendo que fazer um ensaio sensual vai ajudar na sua autoestima te fazer se sentir mais empoderada, porque esses processos são individuais e vão MUITO ALÉM da forma como a gente se vê no espelho. Autoestima é uma coisa maior, resultado de um monte de coisas pequenininhas, e a beleza do corpo é só uma delas.

Mas, eu gosto de fotos sensuais, me considero uma mulher sexy, e usei esse espaço aqui pra falar das minhas experiências pessoais e sobre como eu vejo esses ensaios sensuais no meu processo de fortalecimento da autoestima e do meu empoderamento.

Em nenhum dos 3 ensaios eu estava com a autoestima MUITO ruim, e provavelmente eu não faria um ensaio desses se estivesse – como eu não faço uma selfie mais básica no instagram nesses dias que não estou bem com a minha imagem. Mas, eu sou super a favor de a gente usar todas as ferramentas que a gente tem para chegar ao resultado desejado, e se usar uma lingerie bonita e se ver bem gata nas fotos pode te ajudar, porque não?

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!