Vestindo Autoestima

Cartela de cores sem preto, e agora?

Desde 2014, quando eu virei consultora de estilo, eu escuto MUITO as pessoas reclamarem sobre ter uma cartela de cores sem preto, tanto na consultoria de estilo quanto quando eu faço a análise de coloração pessoal avulsa aqui no Rio de Janeiro, ou a coloração online, para quem só quer descobrir quais as suas melhores cores.

Eu vivo falando sobre como burlar uma cartela de cores sem preto lá no meu instagram, por que realmente é uma cor que as pessoas gostam e tem facilidade de usar (talvez justamente por acharem que é fácil de usar e que combina com tudo), e sempre posto looks de clientes explicando as técnicas que usei, além de dar dicas que podem complementar esse texto, então me segue lá pra acompanhar!

Cartela de cores sem preto

Como só 5 cartelas das 12 possíveis tem preto (as 3 cartelas de Inverno, a minha, que é a Outono Profundo / Outono Escuro, e a Primavera Intensa / Primavera Brilhante), imagina a quantidade de gente que fica desesperada quando descobre que tem uma cartela de cores sem preto, ou seja, “sem poder usar roupas pretas”.

Esse é um dos maiores medos que as pessoas têm na hora de descobrir a cartela de coloração pessoal, e eu falo sobre esse e os outros nesse outro texto (e as soluções).

cartela de cores sem preto - coloração pessoal

Você sabe por que tem tantas cartelas de coloração pessoal sem preto? Vou te explicar a seguir e o que fazer se a sua não tiver!

Preto não fica bem em todo mundo

Nesse outro texto aqui eu falei que preto não fica bem em todo mundo, e que é por isso que tem tanta cartela de cores sem preto. Cada cartela tem as cores que mais favorecem um tipo específico de coloração pessoal, ou seja, com as mesmas características da pele e sub tom de pele.

Quando falo de cores que mais favorecem alguém significa as cores que iluminam, ajudam, destacam tudo que você tem de mais bonito, e que neutralizam, diminuem e minimizam o que a gente tem que não é tão legal assim, como olheiras, marcas de expressão, cicatrizes, manchas…. mas principalmente, que fiquem harmônicas com a sua beleza!

Veja nessas imagens abaixo como eu fico mais harmônica na paisagem de outono:

E quem já fez a análise de coloração viu que isso tudo é verdade. A pele reage melhor ou pior a um grupo de cores mesmo. A grande maioria das minhas clientes consegue ver isso nas fotos e no espelho, como mostra esse feedback que eu postei lá no instagram:

E assim como tem cartela de cores sem preto, tem cartela de cores sem branco e sem vários tons de outras cores, e você pode até descobrir que a sua cor favorita não está entre as suas melhores cores (ou nos melhores tons), e é aí que tá o pulo do gato!

Minha cartela de cores não tem preto, e agora?

A primeira coisa que você precisa saber é que descobrir que o preto não está entre as cores que te favorecem NÃO SIGNIFICA, DE JEITO NENHUM, estar proibida de usar preto – principalmente se você se acha bonita de preto. Concorda que não faz sentido deixar de usar algo que te faz se sentir bonita?

Assim como tudo na consultoria de estilo, a análise de coloração pessoal é uma ferramenta que mostra o que funciona pra você, mas quem escolhe se vai usar essa ferramenta ou como usar é você, que é uma pessoa além de roupas, e pele e cores… e se você AMA preto, ou essa cor faz sentido no seu estilo pessoal, não deve ser uma opção você deixar de usar preto e nem jogar fora todas as suas roupas pretas.

Nas imagens acima, tem 2 formas de burlar a cartela de cores, diminuindo o impacto da cor perto do rosto e aumentando o seu repertório com as roupas que você quer ou precisa usar.

Mas e então, porque fazer a análise de coloração pessoal se eu posso usar todas as cores? Você deve estar se perguntando nesse momento, né?

Cartela de coloração pessoal é ferramenta

Eu sempre digo que informação é empoderamento, e a partir do momento que você tem uma informação em mãos, cabe a você saber como usá-la a seu favor. Inclusive, a gente só sabe como resolver um problema depois de identificar esse problema, né?

O que eu falo para TODAS as minhas clientes é que a primeira coisa que elas precisam é se olhar no espelho com carinho, e perceber o que elas gostam mais e o que elas gostam menos no rosto.

Eu, por exemplo, tenho bolsas enormes embaixo dos olhos desde criança. Então, eu percebo claramente que elas ficam mais suaves quando eu uso as cores da minha cartela (Outono Profundo / Outono Escuro – que tem preto, e não é, nem de longe, a minha cor favorita ou a que me faz me sentir mais bonita).

Mas, se eu usar uma cor que não está na minha cartela, a primeira coisa que eu olho no espelho são as olheiras. E se elas estiverem me incomodando, eu vou saber que é por causa da cor “errada”, e posso usar a cartela de cores a meu favor!

Você não consegue corrigir o efeito da cor errada se só te olhar no espelho e não gostar do que você vê no espelho – especialmente porque a maioria das pessoas não olha pro rosto enquanto experimenta a roupa pra comprar!

Como usar preto com uma cartela de cores sem preto?

Se você tem uma cartela de cores sem preto, e quer continuar usando essa cor, você pode escolher uma dessas formas, de acordo com o seu estilo pessoal:

Nessas fotos do dia de montagem de looks com as minhas clientes presenciais da consultoria de estilo no Rio, você vê esses exemplos explicados abaixo:

Dica extra: Use preto na intensidade da sua cartela

Outro jeito de usar preto sem prejudicar a sua coloração pessoal, é usar uma peça na intensidade da sua cartela, como nessas duas fotos:

Na primeira foto, o preto é intenso, e é ideal para as cartelas de primavera que não tem preto (primavera quente e primavera clara), e na segunda foto, o preto é opaco / suave, e fica melhor pra quem tem cartelas de verão em geral e as duas cartelas de outono que também não tem preto (outono suave e outono quente).

Isso acontece porque você vai repetir uma das características da sua cartela, que é a intensidade: Quem tem cartela intensa (primaveras e invernos) usa um preto intenso e quem tem cartelas suaves / opacas (verões e outonos) usa um preto opaco / suave, e manter a harmonia.

Como descobrir a cartela de coloração pessoal?

Se quiser saber a sua cartela de cores, entre em contato comigo para fazer a sua análise de coloração pessoal (presencialmente aqui no RJ ou a análise de coloração pessoal online em qualquer lugar do mundo)!

Sair da versão mobile