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Coleção da Barbie: Vale a pena?

Esses dias eu falei aqui sobre o rosa de cada cartela para entrar na tendência Barbiecore com roupas que você já tenha em casa ou que vá usar mais vezes depois e que vão funcionar no seu guarda-roupas por estar na sua cartela de coloração pessoal, mas várias lojas lançaram coleção da Barbie, no tom de rosa dela, e muito além disso, com a logo do filme!

Quem acompanha o meu trabalho aqui e me segue lá no instagram sabe que eu sou sou entusiasta e incentivadora do consumo consciente, e por isso, vale o spoiler: Só vale a pena comprar peças da coleção da Barbie se você não for usar só para o lançamento do filme. Vou explicar melhor:

Vale a pena comprar peças da coleção da Barbie?

Com o lançamento do filme, várias (ou quase todas) marcas estão vendendo itens principalmente na cor rosa (como o Burguer King) e tem coleção da Barbie em várias lojas, especialmente as lojas de departamento / fast fashion, como a Zara, Renner, Riachuelo e C&A.

O investimento da Zara foi tão grande, que além de vender a coleção da Barbie em lojas selecionadas e no site, a Zara lançou duas lojas pop-up que estarão abertas até ao próximo dia 30 de julho (sendo uma em Paris, na Champs-Élysées e e em Nova York, na loja de SoHo.), transformando as entradas das lojas na “casa de sonho da Barbie”.

A coleção da Barbie nas lojas é especialmente em tons de rosa, mas também tem peças em outras cores, mas sempre nessa “estética” da boneca, em cores como o dourado, azul, prateado e preto.

A Melissa, que produz bolsas e sapatos em plástico (o mesmo material da Barbie, que é a boneca mais famosa do mundo) também lançou a sua coleção da Barbie, incluindo opções de cores além do rosa, mas sempre com a logo da Barbie, assim como outros itens como produtos de beleza e acessórios para a casa, como copos, palhinhas, velas, espelhos, porta-chaves, blocos de notas e lancheiras. – e é aqui que eu vejo o problema.

A coleção da Barbie vai sair de moda

Eu já comentei aqui que eu gosto de usar camisa de time e camiseta de banda, e várias clientes minhas usam camiseta de banda e de personagens de filmes e séries, e esse tipo de peça fala muito sobre a nossa personalidade.

Eu uso camiseta do Vasco e do Bon Jovi independente do resultado dos jogos e de a banda ter lançado um CD novo ou estar em turnê. Eu sou vascaína e roqueira, e Bon Jovi é a minha banda favorita. Esses itens, pra mim, não saem de moda.

Eu tive Barbie na minha infância, lá nos anos 80 / 90 e vou ver o filme também, mas não vou usar rosa quando for ao cinema, porque não é uma cor que faz sentido pra mim (pro meu estilo), e também não faz sentido ter uma camiseta, uma bolsa, uma sandália ou um pijama com a cara da boneca ou a logo do filme.

Mas, eu sei que tem gente que gosta muito mais da Barbie do que eu. Tem gente que tem coleção de bonecas e que está ansiosa pelo lançamento do filme, e para essas pessoas faz mais sentido comprar itens da coleção da Barbie, porque essas pessoas gostam da Barbie como eu gosto do Vasco ou do Bon Jovi, e provavelmente vão usar esses itens depois (ou guardar, de recordação). Eu entendo o sentimento de nostalgia e de memória afetiva que o filme traz. Não é sobre essas pessoas que eu estou falando.

Eu estou falando de pessoas que vão comprar peças da coleção da Barbie só pra usar no dia do cinema, fazer uma dancinha no Tik Tok, pra fazer unboxing e gerando desejo nos seguidores, postar uma foto no feed do instagram, e depois deixar a peça parada no guarda-roupas, ou, o que é pior, jogar a peça fora.

A gente precisa lembrar que a vida da Barbie é de fantasia, tem vários mundos pra ela, mas a gente tem um mundo só – e ele já está lotado de resíduo têxtil! O lixão do deserto do Atacama, que acumula roupas e resíduos têxteis da Europa e EUA já pode ser visto do espaço!

A minha crítica é ao tanto que essas modas são fast fashion – do tipo que vai ficar na moda só enquanto o filme estiver no cinema, e dessa quantidade de produtos que foram produzidos para serem usados uma vez só e depois descartado. Eu já falei várias vezes aqui que consumir é diferente de consumismo, e é o consumismo que eu não apoio. Nesse texto aqui tem dicas para ser um consumidor mais consciente.

Fomentar todo esse consumo desenfreado é não pensar de forma consciente, e ser fantoche de uma máquina que tem o intuito apenas de gerar dinheiro – e MUITO dinheiro! Segundo o G1, para além dos cinemas, o buzz da Barbie pode ajudar a Mattel lucrar quase US$ 1 bilhão em 2023.

Riachuelo 2019: coleção da Barbie inclusiva

Em 2019 a Riachuelo lançou uma coleção inclusiva em colaboração com a marca À La Garçonne, sob a direção criativa de Alexandre Herchcovitch, com roupas adequadas a pessoas com deficiência!

Os tamanhos das peças foram do PP ao 3G, e parte da coleção tinha peças adaptadas para pessoas com deficiência – como bainhas ajustáveis, botões magnéticos e fechos com cordões de elástico ou velcro macio, pensados para facilitar o processo de vestir sem alterar o design da peça.

A coleção da Barbie da Riachuelo foi em comemoração aos 60 anos da boneca, e também tiveram modelos com deficiência na passarela, pra apresentar a coleção.

Custo benefício

Eu já ensinei nesse texto aqui como calcular o custo benefício das roupas, então, vale ler antes de comprar alguma coisa da coleção da Barbie – ou outra roupa qualquer!

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Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!