icone-site-vestindo-autoestima
colorimetria-as-cores-das-tintas-de-cabelo

Colorimetria: Que tinta de cabelo comprar?

Quando uma cliente faz a análise de coloração pessoal comigo, recebe no material, que tem mais de 40 páginas, instruções sobre cor de roupa e acessórios, melhores metalizados, cores de maquiagem e cabelo de acordo com a sua cartela.

Muita gente confunde coloração com colorimetria, e a diferença é que colorimetria fala especificamente de cor de cabelo, e é sobre isso que eu vou falar aqui, de forma bem resumida, já que não é a minha especialidade.

Como eu sempre pintei o meu cabelo em casa, entender o que significa aqueles números na caixinha da tintura facilitou muito a minha vida. E como conhecimento bom deve ser compartilhado, eu trouxe pra cá o que eu ensino para as minhas clientes: que tinta de cabelo comprar pra cada cartela!

Que tinta de cabelo comprar pra cada cartela?

Quem pinta o cabelo em casa sabe que não basta saber que quer ficar ruiva ou loira, porque existem várias opções, de várias marcas diferentes, e às vezes, entender que a sua cartela é quente e escura (como a minha, que é outono profundo) não seja o suficiente pra você saber que tinta de cabelo comprar.

Então, vou começar explicando o padrão da numeração das tintas, pra facilitar o processo, e você descobrir se está comprando a cor certa ou não.

O que é Colorimetria?

Colorimetria é a matemática das cores, e assim como na coloração pessoal, também usa a teoria das cores, com temperatura, intensidade e profundidade.

O número que a gente vê na caixa da tinta significa a mistura de pigmentos que resultou naquela cor. Geralmente, a numeração inclui a cor de base (castanho, preto, ruivo, loiro, etc.) e a numeração do reflexo, que é o “acabamento” da coloração, e pode ser mais quente ou mais frio.

cor do cabelo de cada cartela de coloração pessoal

A cor de base (ou altura de tom) indica se a coloração é mais clara ou mais escura. Embora a numeração da tinta de cabelo varie por marca, o preto costuma ser a cor 2 e o loiro claríssimo, a cor 9, como vou mostrar a seguir.

Em cada família de cores, pode ter cores de base claras, médias e escuras (por exemplo: loiro claro, loiro médio e loiro escuro). E cada cor de base pode ter uma variação de reflexo quente ou frio, ou seja, pode ter um loiro claro acinzentado, um loiro escuro acobreado, etc.

Essas cores são resultado da mistura de cores primárias, secundárias e terciárias, assim como acontece na produção de qualquer cor (de tecido, parede, esmalte, etc.), aqui representadas pela estrela de Oswald, uma ferramenta de mistura de cores, muito usada na colorimetria.

estrela de Oswald - colorimetria capilar

Nas fotos abaixo, temos duas opções de cabelo ruivo com reflexos quentes, ou seja, com mais pigmentação amarela: O mais escuro, da esquerda, ideal para cartelas de outono, e o da direita, mais claro, ideal para cartelas de primavera. Consegue ver a diferença?

colorimetria para cabelo ruivo

Veja que ambos são quentes, e a diferença está na profundidade da cor de base, que deixa a cor mais clara ou mais escura.

Já nas fotos abaixo, temos dois tons de loiro que se diferenciam na temperatura, sendo o primeiro mais quente / dourado (cartelas de primavera) e o segundo mais frio / acinzentado (cartelas de verão).

loiro quente x loiro frio

Consegue ver a diferença? Nesse texto aqui eu falo sobre as melhores cores de cabelo para cada cartela, e vale a pena ler, clicando aqui. Mas agora vamos falar da numeração das cores das tintas.

O que significa os números das cores das tintas de cabelo?

A altura de tom (cor de base) diz respeito ao tom alcançado com a Colorimetria Capilar. Para classificar esses tons, existe uma tabela universal que pode ser utilizada para definir as cores naturais e artificiais presentes nos cabelos. São 9 tons que compõem a tabela, indo dos mais escuros até os mais claros:

Altura de tom 1: cor preto azulado

Altura de tom 2: preto

Altura de tom 3: cor castanho escuro

Altura de tom 4: cor castanho médio

Altura de tom 5: cor castanho claro

Altura de tom 6: cor loiro escuro

Altura de tom 7: cor loiro médio

Altura de tom 8: cor loiro claro

Altura de tom 9: cor loiro muito claro

Essa pode ser considerada uma lista geral, já que algumas marcas de produtos costumam trabalhar com até 12 alturas de tom. Nesse caso, o número 10 corresponde ao loiro claríssimo, o número 11 ao loiro ultra claro e o número 12 ao loiro ultra claríssimo.

Nas caixas de tinta para cabelo, a altura de tom é representada pelo primeiro número impresso na caixa. Se o primeiro número for 6, significa que a altura de tom daquela tintura é loiro escuro.

colorimetria - altura de tom das tintas

Além da altura de tom, uma tinta também pode apresentar uma cor reflexo. Na embalagem, a cor reflexo é representada pelo número que vem depois do ponto, ou seja, depois da indicação do número de tom. Assim, se uma tintura indica 6.1, significa que o 6 representa o tom loiro escuro e o 1 a cor reflexo. Veja a classificação:

Numeração 1 após o ponto: cor reflexo cinza

Numeração 2 após o ponto: cor reflexo irisado

Numeração 3 após o ponto: cor reflexo dourado

Numeração 4 após o ponto: cor reflexo acobreado

Numeração 5 após o ponto: cor reflexo acaju

Numeração 6 após o ponto: cor reflexo vermelho

Numeração 7 após o ponto: cor reflexo esverdeado

colorimetria - nuances para pintar o cabelo

Algumas marcas também trabalham com duas cores de reflexo em um mesmo produto. Nesse caso, a numeração da tinta vai ter dois dígitos após o ponto, o que correspondente aos dois tons de reflexo.

Como exemplo, temos a cor louro acobreado acaju, onde o louro é a altura de tom e os reflexos serão acobreado e acaju. O reflexo que aparece primeiro após a indicação do tom sempre será o mais aparente no cabelo, enquanto que o segundo apresentará apenas algumas nuances.

A tinta que eu uso é a Igora 7.77, que tem nome “loiro médio cobre extra” e em outras marcas, a mesma cor é 7.4, por causa do reflexo acobreado.

Igora 7.77 ruivo acobreado cartela de outono

Essas numerações ficam diferentes de acordo com a tal matemática das cores usada na colorimetria, que eu falei no começo do texto. Na hora de misturar a altura do tom com as nuances e reflexos, o cabeleireiro pode misturar várias tintas, e o resultado dessa média pode dar um número quebrado diferente dessa tabela.

Exemplo: é possível misturar castanho claro, loiro escuro e loiro claro, respectivamente, alturas de tom 5 + 6 + 8. A soma da numeração dessas três cores dá 19, que será dividido pela quantidade de cores misturadas: 19/3 = 6,3333333 (esse 3 no final não corresponde a cor de nuance e sim ao resultado de dízima periódica). A forma mais utilizada é a soma de duas cores de base para se obter uma, por exemplo, 8+4 = 12/2 = 6. Nesse caso, a numeração resultante corresponde ao loiro escuro conhecido como 6.0.

Fonte: Blog Aneethun

Conclusão:

Na hora de decidir que cor de tinta comprar, o ideal é entender qual é o resultado que você quer, de acordo com as melhores cores de cabelo da sua cartela ou com o seu estilo pessoal, e aí pensar numa tinta que tenha essas características (ou misturar mais de uma tinta, pra chegar ao resultado).

É importante dizer que apesar de eu sempre pintar meu cabelo em casa, esse texto não é um incentivo para que você faça isso sem conhecimento e técnica necessária. Eu já fiz muita besteira no cabelo, e se você puder, pague um profissional qualificado para ter um resultado mais satisfatório.

Curso de colorimetria capilar

Se você chegou a esse texto buscando entender mais sobre colorimetria capilar e pretende trabalhar com isso como renda extra ou se especializar, vale a pena conhecer o curso online “Colorimetria Capilar: A Arte das Cores”, que é um curso 100% online, ministrado pelo profissional Marcos Viana, que atua nessa área desde 2008 e já formou mais de 1800 alunos, além de participar de palestras, feiras e workshops, tanto no Brasil quanto no exterior.

O curso tem 27 vídeo aulas onde o Marcos Viana ensina a colorimetria capilar para todos os profissionais da área (independente do seu nível de experiência), num passo a passo bem explicado e simples, para se tornar um profissional colorimetrista de sucesso.

curso online de colorimetria capilar

Ao completar o curso você receberá um certificado, e terá o conhecimento necessário para alcançar o resultado que sua cliente deseja, tendo liberdade para construir cor e escolher a marca que você mais se identifique independentemente do seu preço ou nacionalidade, pra oferecer durabilidade de cor, menos desbotamento e saúde para estrutura do fio de cabelo para as suas clientes.

Clicando nesse link aqui você cê todas as informações do curso “Colorimetria Capilar: a arte das cores” e parcela em até 12 vezes pela Hotmart, que te dá uma garantia de 7 dias para você acessar o curso e a metodologia, e caso você não goste (qualquer que seja o motivo), eles devolvem o seu dinheiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!