icone-site-vestindo-autoestima
como-descobrir-meu-estilo-1

Como descobrir meu estilo: 5 passos simples pra te ajudar

Eu sou consultora de estilo desde 2014 e já vi muitos textos com a promessa de te ajudar a descobrir o seu estilo, mas a maioria começa com as referências / moodboard, e além de eu não começar assim, eu vou te explicar porque é errado começar desse jeito.

A resposta, inclusive, já está no título desse texto. Se é sobre “como descobrir meu estilo”, o processo precisa começar em você, e não no outro. Quando eu falo que consultoria de estilo é mais que roupa é porque estilo é sobre a sua personalidade e essência – muito mais do que as suas necessidades, seu trabalho, seu corpo e demandas de rotina (por isso pessoas diferentes com empregos ou corpos iguais fazem escolhas diferentes para a mesma situação).

Depois desse spoiler, vamos ao passo a passo!

Como descobrir meu estilo em 5 passos

Como eu falei, o processo de descobrir o seu estilo (que na verdade é muito mais sobre reconhecer do que descobrir) precisa começar em você e no seu guarda-roupas, porque falar do nosso estilo pessoal também é falar de autoconhecimento. Depois a gente vai olhar pra fora, tá?

1- Analise o seu guarda-roupas

É muito comum as pessoas dizerem que “não tem estilo” ou que tem peças de estilos diferentes, o que não é bem uma verdade. O que acontece é um errinho na hora de rotular essas peças, e eu vou te explicar porque isso acontece.

dicas para descobrir o seu estilo pessoal

Se você olhar para essas duas fotos de looks que você já usou e gosta, pode ser que você ache que o seu estilo é sensual, mas talvez o que eles têm em comum seja o fato de serem peças em cores neutras, ou por valorizarem o seio e o colo, por exemplo.

Lembra que eu falei que o “como descobrir meu estilo” começa por olhar pra você. Antes de analisar os seus looks ou as peças que tem no seu guarda-roupas, tente pensar no que fez você comprar essa peça ou usar esse look. O que você gosta nele? Como se sente quando usa essas peças? Que mensagem você gostaria de passar para quem te ver vestida assim (vale dizer que se sente sensual nelas, mas ainda assim, isso não significa que seu estilo seja sensual)?

Essa análise também vai funcionar para as peças que você não gosta ou não consegue usar muito / só usa de um jeito ou em uma situação específica. Porque comprou? O que você não gosta nela? O que gosta nessa peça? Que mensagem você acha que passa quando usa essa peça?

Essa análise vai nos levar ao segundo passo.

2- Identifique padrões

Essa análise do guarda-roupas tem a intenção de identificar padrões, tanto do que você gosta quanto do que você não gosta, porque isso é estilo pessoal.

Vale fazer essa análise por tipos de peças, como vestidos, calças, blusas, as combinações prontas para as roupas de trabalho, roupas de balada, etc., e ir percebendo o que essas peças ou looks têm em comum, como eu mostrei ali no exemplo de cima.

Anote tudo o que você perceber: Vale anotar o tipo de tecido, decote, modelagem, as cores e estampas que mais se repetem, e até mesmo as marcas que você compra mais (de forma geral ou para algum tipo de roupa específica). Como as marcas também têm um estilo e algumas características específicas, você pode entender melhor sobre as suas escolhas, e entender que compra pelo preço, ou pelo status, ou pelo estilo da marca, por exemplo.

padrão de roupas estilo pessoal

Já aconteceu de clientes só perceberem padrões que eu percebi muito claramente durante o processo da consultoria de estilo. Uma delas ficou surpresa quando eu comentei que ela gostava muito de artesanato (e chegou a negar antes de eu mostrar quantas peças tinham detalhes artesanais no guarda-roupas dela), e isso acontece porque muitas compras são por impulso, de forma inconsciente.

3- Crie uma pasta de referências

Lembra que eu falei lá no comecinho que criar uma pasta de referências ou um moodboard não ia ser o primeiro passo para descobrir o seu estilo? É aqui que esse passo entra, pra você entender como gostaria de usar as peças que gosta e combinam com você.

moodboard pra descobrir o seu estilo

Quer saber como usar aquele vestido estampado? Joga “vestido estampado” no Pinterest e veja quais tipos de look você gosta. É com salto alto? Com bota? Com sapato flat (sem salto)?

Faça isso com as peças que você não sabe como usar, e isso também vai te ajudar a descobrir o que está faltando no seu guarda-roupas para fazer essas peças funcionarem.

Esse passo te leva ao próximo passo pra você descobrir o seu estilo.

4- Não pense onde você vai usar essa peça ou look

Uma coisa que eu sempre vejo no guarda-roupa das clientes é aquela roupa que foi comprada pra uma situação específica (como o réveillon, uma festa, um restaurante, um primeiro encontro, uma entrevista de emprego, etc.) parada no guarda-roupas porque foi comprada para combinar com aquele lugar ou situação – e elas não se veem usando essa peça em outro lugar ou situação diferente depois.

guarda-roupas versátil

Isso acontece porque, de novo, a pessoa pensa na roupa e não nela mesma.

  • Vai numa balada? Como você quer se sentir lá? Talvez a roupa que você usou para ir ao Rock in Rio funcione, se lembrar que também queria se sentir sexy e confortável lá também.
  • Vai fazer uma entrevista de emprego? Pensa na mensagem que quer passar, e compre (ou escolha no guarda-roupas) uma peça que faça você se sentir elegante.
  • Vai ter um primeiro encontro? Aquela roupa que você já usou antes pra sair com as amigas e te faz se sentir bonita e confiante pode ser melhor que uma peça nova, que você vai escolher ansiosa.

Lembre que roupa é pra usar mais de uma vez, e por isso, quando você tiver uma outra situação que queira sentir a mesma sensação / passar a mesma mensagem, é mais fácil lembrar da roupa que te fez se sentir assim antes do que se imaginar usando a roupa do Rock in Rio pra ir num encontro no cinema, sabe?

5- Vista quem você é

Por último, mas não menos importante: Vista quem você é!

Quem me segue lá no Instagram sabe que essa é a hashtag que eu mais uso por lá, porque é meio incoerente falar em “como descobrir meu estilo” e se vestir como as outras pessoas, né? Isso é o que eu chamo de se fantasiar – se vestir de alguém que você não é.

A gente chama de estilo pessoal porque é de cada pessoa, tá? Se tiver dificuldade em descobrir o seu estilo mesmo com esses passos, me chama por aqui que eu te ajudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!