A maioria dos meus atendimentos é online, o que é maravilhoso por dois motivos principais: Com a consultoria de estilo online eu conheço gente do Brasil todo e desse mundão afora, e eu posso trabalhar sem precisar sair de casa!
Mas, esses são os meus benefícios. E os benefícios da cliente? Qual é a vantagem de fazer a consultoria de estilo online comigo ao invés de fazer presencial com alguém da cidade ou país dela? É disso que eu vou falar hoje.
A consultoria de estilo online é uma ótima maneira de você conseguir fazer o serviço com a consultora que você gosta (no caso, eu! rsrsrs) mesmo que você more bem longe. Se você não sabia que esse serviço existia, ou sabia que existia mas nunca perguntou a ninguém como funciona, eu te conto tudo!
Você sabe como é a consultoria de estilo online?
Assim como a consultoria de estilo presencial (que eu já contei como funciona nesse texto aqui), a consultoria de estilo online é dividida em uma parte investigativa e uma parte prática.
Na parte investigativa, eu vou conhecer tudo sobre a cliente, porque não existe uma fórmula mágica que funcione para todo mundo. Esse processo é quase artesanal, feito para cada cliente, de acordo com as suas demandas, a forma como ela vê o seu corpo, sua rotina (trabalho, lazer), profissão…
Etapas da consultoria de estilo online
Ainda que a consultoria de estilo seja muito parecida com a presencial, existem algumas particularidades, e por isso vou explicar as etapas aqui:
Primeiro email: Eu envio um questionário para a cliente responder e um monte de imagens, pra ela me dizer como se vê, como quer ser, e como nunca seria.
Primeiro encontro: A gente fala sobre o questionário e o exercício de referências, e como é por vídeo, pode ser pelo Skype, Facetime ou whatsapp! Essa etapa dura em torno de 2h. Nesse dia eu também te passo um exercício de looks, para eu conhecer como a cliente se veste e como as suas roupas fazem ela se sentir – seja fisicamente (confortável, com calor, etc.), ou emocionalmente (bonita, sexy, adequada, etc).
Segundo encontro: Nesse dia a gente vai falar dos looks que a cliente usou durante o exercício, e eu vou conhecer o guarda-roupas dela, pra saber que cores, peças, modelagens ela mais gosta, que tipo de acessórios, sapatos que ela tem, o que funciona e quais são as peças que ela não consegue usar. Essa etapa também dura em torno de 2h, e a gente já deixa a próxima etapa marcadinha na agenda.
Segundo email: Eu envio um ebook pra cliente usar enquanto tira do guarda-roupas todas as peças que estão manchadas, com bolinha, que vestem mal…e peço que ela separe as peças em pilhas:
- a pilha de dúvida, com aquelas peças que ela não sabe se mantém ou se tira do guarda-roupas, que ela quer usar, mas não sabe como.
- a pilha do que precisa ajustar ou reformar, pra ela levar à costureira e a peça finalmente ficar disponível, pronta para ser usada.
- a pilha de peças que ela vai doar ou vender, seja por não darem mais nela ou por ela não querer mais usá-las (ou achar que não vale a pena manter).
Terceiro encontro: A gente fala das peças de dúvida, para eu entender quais são as maiores dificuldades que a cliente tem, seja com estilo, cor, modelagem, silhueta… a cliente vai precisar ter tirado foto de todas as roupas que estão na pilha de dúvida e me mandar por email ou whatsapp, pra gente avaliar se vale a pena manter a peça e fazer ela funcionar ou se a peça vai ser descartada. Essa etapa dura em torno de 1:30h.
Quarto encontro: É quando a gente fala de coloração pessoal, de acordo com a análise que eu fiz com as fotos dela, e o questionário respondido, que eu enviei no terceiro email. Eu falo mais sobre a análise de coloração pessoal online nesse texto aqui.
Quinto encontro: Eu apresento a proposta de identidade visual, que funciona como um “manual”, com instruções de cores, coordenações de cores, tecidos, caimentos, estampas, acessórios e peças que melhor funcionam de acordo com o estilo dela, além de apresentar um plano de ação, ou seja, o que vamos incluir no guarda-roupas dela (na etapa de compras) e o que ela pode tirar do guarda-roupas, já que são peças que não ajudam a transmitir a imagem que ela quer, ou não favorecem o corpo dela (de acordo com o que ELA ACHA DO CORPO DELA, E NÃO COM A MINHA OPINIÃO OU COM NENHUM TIPO DE REGRA!!!). Essa etapa dura em torno de 2h.
Sexto encontro: Nesse dia acontece uma “revisão” do guarda-roupas, pra ver tudo que ficou, e ver se realmente tem a ver com a proposta. Se não tiver, mas ela AMAR a peça, eu dou um jeito de ela funcionar, ou a cliente usa de forma consciente e proposital, sabendo que não é a melhor peça pra aquela situação, pra valorizar o corpo dela, ou para passar aquela mensagem, maaaaaaas, ela compensa isso de alguma forma que eu vou ensinar a ela! Essa etapa dura em torno de 3 horas! 🙂
Quarto email: Eu mando um monte de lojas e peças do shopping e/ou centro comercial que a cliente me indicou (porque gosta ou é mais perto da casa dela) e um “manual de compras”, pra ela não esquecer de observar nada na hora do provador!
Sétimo encontro: É a etapa de personal shopper, quando a cliente vai para o shopping, e experimenta as peças que eu sugeri, além de buscar outras peças em outras lojas, que tenham a ver com a proposta de identidade visual. Se ela tiver dúvidas, pode me mandar fotos no provador pra eu sugerir outra cor, outra modelagem, outro tamanho… e ela pode comprar ou não.
O melhor dessa etapa é fazer o exercício de se olhar de forma diferente, de saber o que olhar numa peça, de aprender a avaliar o custo benefício de cada roupa… Eu já falei como é a etapa de personal shopper na consultoria de estilo online nesse texto aqui.
Quinto email: Se a cliente comprar peças novas, ela vai me mandar as fotos por email, e eu monto em média 45 looks com as roupas dela, que ela deve experimentar, fotografar e me mandar de volta. Assim:
Último encontro: A gente fala dos looks que montamos e do lookbook que eu montei com as lições de cada look, pra ela repetir o aprendizado com outras peças, e fazer as possibilidades dela aumentarem. Esse manual serve pra ela consultar na hora de montar os looks sozinha depois que a consultoria termina, e para pensar em novas possibilidades também!
A consultoria de estilo online funciona mesmo?
Sim, a maioria dos meus atendimentos é online e o resultado é tão eficiente quanto a consultoria de estilo presencial. Eu mostro muito dos meus atendimentos lá no instagram, e você pode ver fotos e feedbacks me seguindo lá!
Preço da consultoria de estilo online
Quando eu vim falar sobre como é a consultoria de estilo online, eu vim falar do meu método, porque cada profissional vai fazer de um jeito diferente. Da mesma forma a consultoria de estilo não é um serviço tabelado, então, cada profissional pode cobrar o preço que quiser e achar justo.
Por filosofia (quero que esse serviço seja acessível a todo mundo, para que mais pessoas tenham a autoestima elevada) eu costumo cobrar mais barato que a maioria dos profissionais da área, tanto na consultoria online quanto na presencial (já falei sobre isso nesse texto aqui) – e a consultoria de estilo online é mais barata que a presencial, já que os meus gastos são menores e a cliente é a minha parceira no processo, tendo que meter a mão na massa lá enquanto eu trabalho pra ela daqui!
Se quiser saber o preço da consultoria de estilo online, mande um email para priscila@vestindoautoestima.com.br ou entre em contato por aqui.
2 comentários
Priscila, que esmalte lindo é esse que você está usando na primeira foto do post? É da cartela outono?
Oi Bárbara!! Ele está na minha cartela sim (Outono Profundo). O nome dele é “Rosa Antigo”, da Colorama. É um dos meus favoritos!
Beijos