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Como é a etapa de compras na consultoria de estilo online?

Apesar de eu já atender na consultoria de estilo online desde 2015, com a pandemia do Coronavírus o online ficou muito mais evidente, e achei que valia a pena explicar como é a etapa de compras na consultoria de estilo online, ou seja, como eu ajudo as clientes a comprar à distância.

É importante dizer que a etapa de compras acontece na consultoria de estilo online completa mas também pode ser contratada separadamente, por quem tem dificuldade de comprar online.

Como é a etapa de compras na consultoria de estilo online?

Antes de tudo, vale dizer que a etapa de compras é chamada de “etapa de shopping” na consultoria de estilo porque não necessariamente a cliente vai comprar alguma coisa.

Aqui a intenção é ela aprender a comprar, ou seja, saber o que observar na roupa e no seu corpo e experimentar novas possibilidades, para saber como comprar quando precisar realmente.

Mesmo antes da quarentena, eu sempre trabalhei com duas formas de fazer a etapa de compras na consultoria de estilo online: com a cliente indo até o shopping ou comprando online.

Independente da escolha dela, eu ajudo durante todo o processo, e vou explicar como, a seguir:

Como definir o que a cliente vai comprar?

As peças que a cliente vai experimentar e comprar (ou não!) são definidas antes da etapa de compras na consultoria de estilo online acontecer, e é sempre de acordo com a demanda dela de estilo, silhueta, rotina e cartela de coloração pessoal, e de acordo com o que eu já indiquei anteriormente na proposta de identidade visual, que a cliente aprovou.

A ideia é que essas peças combinem com as peças que ela já tem no guarda-roupas e que aumente as suas possibilidades, além de deixar a sua imagem pessoal mais coerente com as suas prioridades e objetivos (parecer mais elegante, mais sexy, mais madura, mais magra, mais moderna, etc.).

OBS: No final do texto eu vou falar sobre a etapa de compras online para alguma demanda específica, como uma festa ou evento, por exemplo, que é um serviço chamado de personal shopper.

Etapa de compras presencial

Na etapa de compras presencial a cliente escolheu ir até um shopping específico, que ela goste ou que eu tenha indicado, pela quantidade e estilo de lojas com possibilidades para ela.

Depois que a gente decide onde ela vai fazer as compras, eu envio pra ela, por email, os links das peças que ela vai experimentar em cada loja,como essa, de uma cliente lá do Uruguai.

Essa lista vai junto com um manual de compras com um monte de dicas além das que eu dei  nesse texto aqui para ajudar a comprar bem pela internet.

Chegando nas lojas no dia que combinamos, ela vai procurar as peças indicadas nas araras ou pedir a uma vendedora, além de procurar por outras peças dentro da proposta de identidade visual dela (e se mantendo na listinha de compras, pra não comprar nada por impulso e sem necessidade). Isso é necessário porque em geral, tem peças que só tem no site e peças que só tem na loja física.

Então, ela vai pedir pra vendedora por alguma coisa específica (uma blusa com manga bufante, um blazer mais acinturado ou uma pantacourt, por exemplo) e vai levar tudo pro provador.

Eu vou estar online com ela durante todo o período de compras, e sempre mostro o processo lá no instagram, enquanto ajudo a cliente a observar todos os detalhes nas roupas. Esse processo é no momento que ela está no shopping e eu:

  • explicar qualquer dúvida,
  • pedir foto de algum detalhe,
  • sugerir um tamanho diferente ou cor de peça para combinar com alguma coisa,
  • indicar truques de estilo, etc.

As fotos que a cliente me manda no dia da etapa de compras na consultoria de estilo online me ajudam muito a ver todos os detalhes e a ajudar ela a decidir se vale a pena comprar a peça ou não, se está na cor e no tamanho certos e olhar coisas que uma consultora de estilo já está mais treinada a ver, como erros na modelagem, no caimento, no acabamento…

Assim como acontece na etapa de compras que eu estou com a cliente na loja, eu indico que a cliente deixe todas as peças que gostou separadas com uma vendedora e só volte pra comprar depois que tiver ido em todas as lojas.

Essa indicação acontece porque provavelmente ela vai experimentar peças parecidas em outras lojas, e precisa comparar pra ver qual a melhor opção / custo benefício.

Etapa de compras online

Mesmo antes da quarentena, algumas clientes optam por fazer só a etapa de compras online, seja por falta de opção (como em cidades pequenas, que não tem muitas lojas por perto, ou por conta de numeração especial como roupas PP ou plus size), comodidade ou pra conhecer lojas novas / que só vendem online.

Quando essa é a opção da cliente, eu também vou enviar os links das peças e lista de lojas indicadas pra ela avaliar e decidir o que vai comprar ou não.

Depois que ela compra tudo, ela me dá uma previsão de quando as compras vão chegar, e aí a gente marca pra falar sobre as peças, ela me mostrar como vestiu, e a gente fazer tudo que faria no provador da loja:

  • ver o acabamento,
  • avaliar o caimento,
  • fazer combinação de cores,
  • pensar se precisa trocar o tamanho,
  • ver se realmente valorizou a silhueta,
  • entender se ela se sente bem com a peça, etc.

A cliente da consultoria de estilo online é parceira durante todo o processo, tendo um papel muito mais ativo que a cliente da consultoria de estilo presencial.

E apesar de ser uma etapa bem cansativa (com várias mudanças de roupas), o resultado é gostoso e pra sempre: aprendizado é pra vida toda!

O uso de acessórios e sapatos nesse dia é importante, assim como se arrumar como se estivesse saindo de casa mesmo, pra conseguir avaliar bem a peça e entender se faz sentido ou não ter aquela peça no guarda-roupas, se a cliente se imagina usando aquela peça na vida.

OBS: Quando a etapa de compras é online, pode acontecer de precisar trocar algumas peças e devolver outras, porque infelizmente nem todas as lojas têm informações de tamanho e cor no site, e as peças podem não ser boas ou vestir mal.

Nesse caso, se a cliente for receber uma nova remessa de peças novas, a gente vai falando delas até que ela tenha comprado tudo que planejou comprar, pra gente passar pra etapa de montagem de looks, que é a etapa final.

Personal shopper online

Como eu falei no começo do texto, apesar de eu estar falando da etapa de compras na consultoria de estilo online, você pode contratar só essa etapa separadamente, seja para renovar o guarda-roupas comprando o que falta pra ele ficar mais versátil, ou para comprar alguma peça específica para um único evento.

Nesse caso, a cliente vai passar por uma entrevista comigo para eu entender a demanda dela, e fazemos o mesmo processo: escolhemos o que vai ser comprado e onde vai ser, e avaliamos juntas as peças, seja no shopping ou na casa dela, quando as peças chegarem.

A ideia é que a cliente (da consultoria de estilo online ou do serviço de personal shopper) sinta como se eu estivesse ali, junto com ela no provador, auxiliando na compra!

Como comprar bem pela internet?

O serviço de personal shopper é pra quem não sabe ou não tem tempo / paciência para comprar e precisa de uma ajuda profissional (como a gente faz com qualquer serviço que a gente não saiba ou não queira fazer, como cozinhar ou dirigir, por exemplo).

Se você quer aprender a comprar bem pela internet e acha que pode fazer isso sozinha, vale a pena ler as dicas nesse texto aqui. Mas se você acha que precisa da minha ajuda profissional nesse processo, entra em contato que eu te ajudo!

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Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!