icone-site-vestindo-autoestima
lavar menos

Como fazer a roupa durar mais?

Eu sempre falo que a gente faz valer o dinheiro que gasta em roupas quando cuida pra que elas durem bastante. Saber como fazer a roupa durar mais inclui dedicar mais tempo e tomar os cuidados certos na hora de fazer a manutenção dessas peças, e são essas dicas que eu vou trazer no texto de hoje.

Assumir essa responsabilidade é importante e dá retorno não só em consciência de consumo (!!!), mas também em empoderamento: tamos num tempo em que tá fácil (e barato) cuidar da roupa em casa, e não depender de tinturarias e lavanderias, sabia? Veja a seguir:

O que você deve saber antes de comprar uma roupa para ela durar mais?

Quem me acompanha por aqui ou lá no instagram sabe que eu sou uma grande incentivadora de ler a etiqueta interna da roupa porque se lá diz que é pra lavar a seco ou lavar somente à mão e eu não tenho nem disposição, nem tempo nem dinheiro extra pra isso, eu preciso reconsiderar a compra, já que essa peça não serve pra mim, não cabe na minha rotina.

Se a etiqueta interna da roupa diz pra cuidar em lavanderia profissional, mas eu sinto segurança pra cuidar em casa, tenho tempo, conhecimento e disposição pra fazer esse cuidado sozinha, aí a peça pode ser pra mim. Ou ainda: se diz na etiqueta que a peça é delicada, mas apesar de eu não ter tempo e nem disposição pra isso eu topo treinar a minha ajudante em casa (ou pagar uma qualificação) pra que ela cuide dessas peças com cuidado especial, a peça é pra mim.

Eu já compartilhei uma dicona lá no instagram para você saber se a peça vai encolher ou ceder com o tempo:

Lavar as peças delicadas à mão

Como eu falei agorinha, algumas peças demandam cuidados especiais, e se a peça é de seda, se é finíssima, se a gente acha delicada e AMA a peça, a lavagem precisa ser à mão!

Não é uma tarefa difícil e nem demorada (ainda que tempo seja um recurso escasso), mas anota aí como eu faço com as minhas peças:

Enche um balde com água fria e dilui um pouquinho de sabão de côco ralado (ou líquido), mergulha as peças delicadas e deixa em molho por uns 15-20 minutos, sem esfregar a peça inteira ou esfregar tudo no tanque. Se achar necessário, vale esfregar só na parte do sovaco da peça pra evitar mancha amarela de desodorante ou cheiro ruim.

Enxágua as peças umas 2 vezes (e não torce!!!), e amassa delicadamente uma a uma dentro de uma toalha (vale ter uma de rosto, clarinha, só pra isso na área de serviço) para tirar o excesso de água antes de pendurar pra secar.

Lavar a peça na máquina usando menos produtos

Dizem que a gente só precisa de metade das quantidades recomendadas de produtos pra usar na máquina de lavar, sabia? E que os sabões em pó podem deixar a roupa durinha (com resíduos deles mesmos) e que os amaciantes típicos do mercado são potenciais estragadores de máquinas.

Então, vale testar quantidades menores de tudo, ou fazer substituições mais saudáveis (e bem mais baratinhas). As minhas professoras da Oficina de Estilo compartilharam certa vez uma fórmula que eu também uso em casa: no lugar do sabão em pó, vale usar a mesma quantidade de sabão de côco ralado; e no lugar do amaciante, usar uma tampinha de vinagre branco + uma tampinha de álcool.

Lavar menos faz a roupa durar mais

Aqui no Rio de Janeiro e em cidades quentes o ano todo, como nas regiões Norte e Nordeste, pode parecer inviável, mas se a roupa foi usada uma ou duas vezes, e não tá suja de verdade ou impregnada de cheirinho de suor (mais comum nos tecidos sintéticos, como o poliéster), não precisa ser lavada ainda. Antes de guardar, vale “refrescar” a roupa pra que a semi-limpeza segure mais uns usos antes de se lavar a peça: no fim do dia, você tira a roupa, pendura do lado avesso num cabide, deixa ventilar durante a noite e guarda só no dia seguinte. Tem até receita de desodorante de roupas pra borrifar e ajudar nesse processo.

Receita do desodorante de roupas caseiro:

Quem quiser fazer essa experiência e ver se funciona pra sua vida, vale testar o desodorante de roupas caseiro que o site Casa sem Lixo, da Nicole Berndt, ensinou:

Você vai precisar:

1 borrifador
2 xícaras de água
¼ xícara de álcool
¼ xícára de vinagre de álcool

Quem gosta de um cheirinho pode pingar algumas (bem poucas) gotinhas de óleo essencial. Mas, se não colocar o “cheirinho”, não se preocupe, pois a roupa não ficará com cheiro de vinagre!

MODO DE FAZER:
Só colocar tudo dentro do borrifador, e PRONTO!

MODO DE USAR:

  • Borrife o desodorante em toda a roupa ou nas partes que você acredita que precisam mais.
  • Pendure a peça num cabide ou varal, se possível, em um local mais arejado. Ela secará naturalmente e ficará pronta para o uso.

TIRAR MANCHAS ANTES DE LAVAR
Melhor hora pra se tirar manchas: assim que o pingo cai na roupa, ou no primeiro momento em que der pra administrar. Quanto mais tempo a mancha fica na roupa, mas ela se fixa! Vale correr no banheiro, tirar a peça e, na pia mesmo, molhar com água fria pra mancha nem secar.

E tem que ser em água fria: temperatura alta faz a mancha grudar ainda mais — não pode nem lavar com água quente, nem passar a ferro a roupa manchada, tá? Se tiver difícil de sair só com água, vale diluir um pouquinho de detergente líquido em água fria e fazer um carinho na mancha com uma escova de dentes bem molinha (tem que ser carinho mesmo, pra não ficar com peça sem mancha mas desbotada / desgastada no lugar da escovada!).

MENOS PREGADOR DE ROUPA, MAIS CABIDE NO VARAL
Vale tirar da máquina e pendurar em cabides, bem esticadinhas, as peças feitas em tecido plano (pra precisar passar menos, ou nem usar o ferro).

Peças feitas em malha e tricô podem esticar desse jeito, então é bem melhor deitar as peças sobre as cordinhas do varal pra que elas sequem na horizontal, tá?

No geral, pregadores de roupa podem marcar as peças fazendo ceder as fibras do tecido com o aperto/atrito — se não for o caso de usar os cabides, vale dobrar a peça na própria cordinha do varal pelo meio, sem precisar usar o pregador. (Eu não uso e aconselho as minhas clientes a não usarem: máquina de secar. Pra roupa de cama, mesa e banho, tudo bem — mas pras nossas roupinhas normais, melhor não!)

NÃO PASSAR O FERRO DIRETO NA ROUPA
É bem bom ter, na área de serviço, um pano de prato ou fralda ou tecido / algodão bem liso pra proteger as roupas da quentura do ferro de passar — mesmo se o ferro tem proteção “anti-brilho”. Assim, com o pano esticadinho sobre a roupa, o ferro não marca e a gente tem mais garantia de não queimar peça nenhuma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!