Search
Close this search box.

Como fazer mix de estampas

Como tudo na moda, o mix de estampas não é uma unanimidade. Tem quem adore (tipo eu!!), tem quem ache legal nos outros mas sabe que não combina com o seu estilo, e tem quem ache horrível até nas outras pessoas.

Se você não gosta, não use. Se você gosta e não sabe como fazer mix de estampas, esse texto é pra você: anote essas regrinhas e se inspire com esses looks que eu separei.

Como fazer mix de estampas

Quando eu fiz o texto ensinando como usar mix de estampas no trabalho eu estava atendendo uma cliente da consultoria de estilo aqui no Rio que tinha um estilo e um emprego bem criativo, apesar de trabalhar numa empresa formal, mas além de esse texto ter ficado muito específico para obedecer as regras de dress code, eu não ensinei algumas regrinhas que vou ensinar no texto de hoje, para fazer o mix de estampas funcionar.

mix de estampas no trabalho

Se você chegou nesse texto querendo entender como fazer mix de estampas, é porque é uma coisa que te agrada visualmente e talvez faça sentido para o seu estilo pessoal, mas para o look de trabalho é bom ver como é o dress code, tá? Vamos às dicas:

Mix de estampas com uma peça listrada

Se você nunca fez mix de estampas e quer saber uma regra fácil e que você pode repetir várias vezes é coordenar suas peças estampadas com uma peça listrada, principalmente se for em preto e branco, mas pode ser de qualquer cor, de acordo com o seu estilo pessoal e gostos.

Na última imagem, por exemplo, temos uma peça estampada azul com uma outra peça estampada vermelha (ambas com o branco como cor em comum), que são cores complementares, como eu expliquei nesse outro texto aqui, sobre como combinar cores. É uma forma muito interessante de fazer mix de estampas coordenar cores de forma menos óbvia.

No meu instagram eu sempre posto foto dos meus looks e das clientes, para explicar as técnicas e inspirar quem me segue por lá! Essa semana mesmo eu postei esse vídeo aqui, falando sobre o mix de estampas que eu usei depois de conversar com uma cliente que queria aprender como fazer:

Mix de estampas com cores em comum

Sabe aquela blusa azul que você usa com uma saia que tem listra azul? Aqui é quase igual. Se você for mais criativa e usar a mesma blusa azul com uma calça que tenha estampas verdes, por serem cores análogas, você também pode pensar assim pra fazer o mix de estampas.

Basta escolher peças que tenham cores (ou uma cor apenas) em comum para deixar o look mais harmonioso. Vou mostrar o look de três clientes diferentes, que eu fiz o mix de estampas para cada uma de acordo com o estilo delas, também de acordo com a cartela de coloração pessoal delas. Eu já falei sobre o mix de estampas de cada cartela nesse outro texto aqui.

mix de estampas cartela primavera clara

Essa primeira cliente é mais coloridona, é mais criativa e adora chamar a atenção, e além de fazer o mix de estampas com uma peça listrada, eu escolhi o vermelho da blusa para coordenar tanto com o vermelho da saia, quanto para coordenar com o rosa (que é uma cor análoga ao vermelho) e com o verde (que é a cor complementar do vermelho). Lindona, da consultoria de estilo online lá do interior de São Paulo.

Essa segunda, que eu atendi presencialmente aqui no Rio e tem o estilo mais clássico, mas também queria tirar o look do trabalho do básico, eu montei um look em preto e branco, e completei com um colete de alfaiataria, que também serve pra dar uma “acalmada” no look com o mix de estampas por baixo!

Para essa terceira cliente, que também trabalha com moda e foi minha cliente aqui no Rio em 2015, e como ela podia ousar um pouco mais, eu sugeri usar duas peças super coloridas, mas com várias cores em comum. Não parece até que é um conjuntinho?

Mix de estampas com peças do mesmo tema

Esse tipo de mix de estampas também fica com cara de “conjuntinho”, porque você vai coordenar peças do mesmo tema, ou seja, uma peça floral com outra floral, poá com poá, listra com listra, xadrez com xadrez, etc.

como fazer mix de estampas

As peças podem ou não ter cores em comum nesse tipo de coordenação. Só o fato de terem o mesmo tema já deixa o look harmonioso, “contando uma história”.

Mix de estampas com uma estampa centralizada

É o meu tipo favorito, já que eu tenho várias camisetas com estampa centralizada. Daí, é só coordenar com uma peça que tenha a mesma cor, ou no mesmo tema, ou com uma peça listrada, e também é ótimo pra quem quer fazer um mix de estampas mais discreto, já que a peça é quase toda lisa.

Nessa foto do meu instagram, eu uso duas peças com cores em comum, e fica bem harmonioso.

Eu uso muita camiseta com estampa centralizada, e facilita bastante na hora de começar a fazer um mix de estampas, porque fica mais discreto!

Como fazer mix de estampas discreto

No texto que eu falo sobre prioridade de alma e prioridade de vida eu explico que às vezes a sua rotina ou o seu trabalho não permitem que você se vista da forma como gostaria ou de acordo com o seu estilo pessoal, e esse é basicamente o trabalho que eu faço na consultoria de estilo: Unir o seu gosto pessoal às roupas que você precisa usar na sua rotina, para você se reconhecer mesmo cumprindo regras e estando adequada.

Uma das minhas clientes é muito criativa e como é advogada, achou que ia precisar usar looks sem graça pra trabalhar a vida toda, mas aí ela me contratou e os problemas dela acabaram! Veja como fazer mix de estampas discreto:

Como fazer mix de estampas com acessórios

Uma das formas mais discretas de fazer o mix de estampas é coordenando uma peça com um acessório, ou acessório com acessório, porque eles ocupam menos espaço no look e por isso chamam menos atenção.

mix de estampas com acessórios

Mix de estampas com peças separadas

Você também não precisa coordenar uma blusa com uma calça ou saia, já que duas peças juntas chamam mais a atenção. Se você fizer um mix de estampas com peças separadas por uma peça lisa, fica mais discreto, e pode ser que as pessoas nem percebam a sua ousadia. Pode usar um lenço com uma calça, o sapato com uma blusa, a bolsa com a blusa, etc.

mix de estampas discreto

Quando eu fiz o desafio #1calça30looks lá no meu instagram (em 2015), usando a mesma calça LARANJA por 30 dias com peças diferentes e evitando cores neutras (porque assim é fácil, né?), eu fiz um mix de estampas coordenando a blusa listrada com um sapato de oncinha.

Como a gente se comunica através do rosto, quanto mais próximo as peças estão do rosto, mas elas chamam a atenção. Então, coordenando com um sapato, o mix de estampas sempre vai ser mais discreto, porque a probabilidade de alguém te olhar dos pés a cabeça é menor que alguém olhar só para a parte de cima, como no caso dessa cliente, que usa duas peças estampadas separadas pela blusa lisa.

Mix de estampas para valorizar a silhueta

Já falei aqui várias vezes que toda peça causa impacto positivo ou negativo na silhueta de acordo com a forma como você coordena ela, e por isso logo eu vou fazer um texto específico falando sobre como usar o mix de estampas para valorizar a silhueta, mas já posso adiantar que:

  • Estampas pequenas, com cores pouco contrastantes e pouco espaçadas diminuem visualmente (emagrecem ou diminuem a área que cobrem)
  • Estampas grandes, com cores muito contrastantes e muito espaçadas aumentam visualmente (engordam ou aumentam a área que cobrem)

mix de estampas - silhueta

E agora que você sabe como fazer mix de estampas, vai experimentar? Se for experimentar com essas dicas, me marca lá no instagram pra eu ver!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!