icone-site-vestindo-autoestima
mix-de-estampas-de-cada-cartela

O mix de estampas de cada cartela

Atualmente eu estou atendendo uma cliente da consultoria de estilo online que ama mix de estampas, mas sente necessidade de incluir mais cores nos seus looks. Ela gosta de cores e de estampas, mas usa só peças pretas e brancas, porque gosta do alto contraste das cores – que também ajuda a deixar o look mais impactante.

Eu já falei aqui sobre a mensagem das cores, e por isso algumas cartelas são mais criativas que outras – fazendo com que o mix de estampas de cada cartela impacte na mensagem do look.

Eu também amo fazer mix de estampas, mas o resultado dentro da minha cartela (outono profundo) não é tão criativo quanto os looks estampados na minha cartela de transição (inverno profundo), porque cores intensas são mais criativas e por isso é sempre a minha opção (no mix de estampas ou não) quando quero passar mensagem de mais criatividade.

Para ajudar outras pessoas que têm essa mesma dificuldade, trouxe looks com o mix de estampas de cada cartela para inspirar e mostrar essa diferença da mensagem das cores também.

O mix de estampas de cada cartela

Mesmo que seja uma forma de parecer mais criativa, existem regras que fazem o look com mix de estampas parecer mais harmônico, e eu ensinei detalhadamente nesse texto aqui. Para ficar mais didático, eu vou falar sobre essas regras abaixo, mostrando o mix de estampas de cada cartela.

Para entender melhor as características de cada cartela, vale ler esse texto aqui, onde eu explico melhor os conceitos de temperatura, intensidade e profundidade!

O mix de estampas de cada cartela de primavera

As cartelas de primavera têm cores quentes, claras e intensas e por isso o resultado de um look com peças estampadas nessas cartelas ficam sempre mais criativos.

Nesses 3 looks, temos 3 tipos de mix de estampas diferentes, ambos na cartela primavera pura / primavera quente. No primeiro, a repetição da estampa nas duas peças (assim como no terceiro look, sem o trench coat), no segundo, uma combinação de cores análogas, e no terceiro, repetindo as mesmas cores nas peças.

Trouxe também em ordem crescente de criatividade: no primeiro, as duas peças parecem um conjuntinho, no segundo look, peças em estampas diferentes mas cores bem parecidas (vizinhas no círculo cromático), e no terceiro, um look com 3 peças e 2 padronagens diferentes.

Para a primavera intensa / brilhante, separei esses 3 looks para exemplificar o impacto:

A cartela primavera intensa / brilhante é a única de primavera que tem preto, porque faz transição com a cartela inverno brilhante, e por isso as cores também são um pouco mais profundas / escuras.

Do outro lado, tem a primavera clara, q faz transição com a cartela verão claro. Eu expliquei sobre as cartelas de transição nesse texto aqui.

O mix de estampas de cada cartela de verão

As cartelas de verão são bem sutis, e mesmo com o mix de estampas, o resultado fica bem mais discreto. As cores frias e opacas também transmitem mensagem de mais reservada e introspecção, e por isso, o resultado final é menos criativo que o mix de estampas das cartelas de primavera.

Na cartela verão puro / frio, o mix de estampas pode ser considerado o mais criativo dos 3, por ter as cores menos opacas e claras das 3 cartelas da estação.

Para as cartelas verão suave (primeira foto) e verão claro (segunda foto) eu nem achei muitas referências, mas não acho que seja uma tendência da cartela, e sim uma questão de algoritmo do Pinterest, que tem várias limitações na busca, apesar de eu seguir perfis bem diferentes para ter mais repertório. Lá tem uma pasta de referências para cada cartela, e uma só com looks com mix de estampas. Me segue aqui!

Lembrando que na segunda foto, a saia é um pouco mais intensa que as cores da cartela, mas como as cores na parte de baixo do look não interfere na coloração, funciona como exemplo.

O mix de estampas de cada cartela de outono

Como as cartelas de outono também são opacas, também não encontrei muitas referências dentro das 3 características, e como a minha cartela é outono profundo / escuro, além da minha experiência profissional, buscando peças para as clientes, pessoalmente eu sei que realmente é mais difícil encontrar peças estampadas para as cartelas de outono. A maioria das minhas peças estampadas não é da cartela, e por isso quando eu quero fazer mix de estampas, eu uso a cartela de transição (inverno profundo / escuro).

Para a cartela de outono suave, tentei encontrar looks mais coloridos, mas infelizmente só encontrei em tons de marrom. Para quem quer looks mais coloridos, talvez valha a pena investir na cartela de transição, verão suave.

Para a cartela outono profundo / escuro, o segundo look é um pouco mais intensos, mas também mantém a característica principal, que é a profundidade escura.

Achei mais referências de looks com mix de estampas para a cartela de outono puro / quente, mas não é a melhor opção para quem tem as outras cartelas de outono. Quem fez a análise de coloração pessoal comigo sabe que é melhor usar a cartela de transição, mesmo sendo de outra cartela, do que usar cores da mesma com outra característica como principal, e eu explico melhor aqui.

O mix de estampas de cada cartela de inverno

Para quem tem cartela de inverno, fazer mix de estampas é muito fácil, porque tem mais opções de estampas em cores intensas, como eu falei lá em cima sobre as cartelas de primavera. Mas os looks são menos criativos, por serem cores frias e escuras.

Como tem preto e branco em todas as cartelas de inverno, coloquei esse exemplo na cartela inverno frio / puro aqui embaixo.

Para quem tem a cartela inverno intenso, acontece a mesma explosão de cores da cartela de transição, primavera intensa / brilhante.

Para a cartela inverno escuro / profundo foi um pouco mais difícil achar referências, mas ainda foi mais fácil do que para as cartelas opacas de outono e verão.

Como saber a cartela da estampa?

Muitas clientes ficam em dúvida na hora de entender se uma estampa é ou não da cartela, porque elas avaliam cor por cor da estampa, pra saber se é o tom da cartela, se é quente ou frio, etc., quando na verdade, a gente precisa considerar duas coisas:

  • A paisagem geral da estampa, ou seja, o resultado final das cores juntas (como eu analisei e mostrei no mix de estampas de cada cartela aqui)
  • O conceito de harmonia, que faz com que as estampas tenham cores com as mesmas características, ou seja, em geral, não vamos encontrar estampas com cores quentes e frias misturadas, ou tons profundos com tons muito claros, ou com cores intensas e opacas juntas.

Também vale considerar o contraste da estampa quando o assunto é coloração pessoal, e as estampas também seguem esse conceito. Eu falei mais sobre contraste pessoal nesse texto aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!