Search
Close this search box.
como saber o material do sapato

Como saber o material do sapato?

Quem acompanha o meu trabalho aqui e lá no instagram sabe que eu sempre falo sobre o consumo consciente incluir a gente saber comprar bem as peças para que elas durem mais, e uma das coisas que eu mais ensino aos meus clientes da consultoria de estilo é olhar a etiqueta de composição das peças, e se você chegou até esse texto pra aprender como saber o material do sapato, você está no lugar certo!

A ABNT NBR 16679:2018 trouxe padronização para a escala industrial e facilitou o compromisso de respeito e cumprimento da lei ao levar informações claras e corretas ao consumidor, além de promover a concorrência leal ao garantir as informações de origem do produto, como acontece com a etiqueta de composição dos sapatos. Mas, infelizmente, a realidade não é tão bonita assim.

Porque é importante ter etiqueta de composição nos sapatos?

Eu sou consultora de estilo desde 2014, e apesar de essa nova norma da ABNT ter sido aprovada em 2018, nem toda marca ou loja informa o material do sapato em suas embalagens, e é comum eu perguntar para as vendedoras e elas não saberem nem da existência dessa etiqueta! Nos sites também é comum não encontrar essas informações, o que dificulta muito a compra online.

A norma exige a identificação permanente no produto sobre a sua origem, marca registrada (ou CNPJ e firma) e país de fabricação. Saber do que o sapato foi feito também ajuda a entender se vale o custo benefício, já que alguns materiais (como o couro) são mais caros e oferecem mais valor agregado que outros.

etiqueta de composição do sapato

Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) define que a oferta e apresentação de produtos deve assegurar informações claras e corretas de composição, entre outras. A lei também proíbe que produtos sejam colocados no mercado de consumo em desacordo com as normas expedidas, neste caso, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ter a etiqueta de composição dos sapatos garante segurança para todas as partes envolvidas na relação comercial (indústria e varejo) e para quem consome o produto, que terá a garantia de um produto fabricado por um estabelecimento legalmente constituído e terá o poder de escolha entre um produto nacional ou importado, desenvolvendo a concorrência leal e, consequentemente, aspectos da sustentabilidade econômica.

Pictogramas: Como saber o material do sapato?

Os símbolos que identificam os materiais do sapato também são chamados de pictogramas, e é com esse conhecimento que você vai conseguir saber o material do sapato que você está comprando (na loja física ou na internet).

Você vai perceber que na etiqueta de composição do sapato tem a identificação dos materiais utilizados e onde está cada material, já que o sapato pode ter algumas partes em tecido, outras em couro e outras em borracha, por exemplo, assim como acontece nas roupas, que fala do tecido do forro ou de algum detalhe diferente da peça.

O que tem que ter na etiqueta de composição do sapato?

Como eu falei lá no começo do texto, a ABNT NBR 16679:2018 exige que tenha informações de onde o sapato foi fabricado, CNPJ da empresa e informações sobre os materiais utilizados.

Tipos de material

A maioria dos sapatos são feitos com 4 tipos de material / matéria-prima:

  • Couro ou pele curtida
  • Couro revestido
  • Têxtil
  • Outros materiais (aqui entra a borracha ou o poliuretano / PU, por exemplo)

Cada tipo de material usado é representado por um símbolo / pictograma, como mostro abaixo:

pictogramas - como saber o material do sapato

Assim como acontece com as roupas, às vezes é difícil saber o material do sapato só olhando ou tocando a peça, e alguns materiais podem te enganar na hora da compra – e você só perceber que pagou caro demais no sapato quando ele estragar. Por isso, mesmo eu que trabalho como consultora de estilo desde 2014, sempre olho a etiqueta de composição do sapato para ter certeza do que o meu cliente vai comprar.

como saber o material do sapato

Note que na última foto, a composição do sapato está escrito, e não com os símbolos dos materiais, o que facilita o entendimento do consumidor. Eu mostrei essas fotos lá no instagram no dia de personal shopper com cliente, assim como eu mostro todas as outras etapas da consultoria de estilo. Me segue lá pra conhecer mais do meu trabalho!

Onde está cada material

Além de saber o material do sapato, é importante dizer onde cada tipo de material está sendo usado, pro consumidor saber que o sapato só tem couro no cabeçal, enquanto o resto do sapato é de tecido e a sola é de borracha, por exemplo, como aparece nas outras duas fotos acima.

A etiqueta de composição do sapato pode vir colada na parte interna do sapato, ou na sola, como na primeira foto, mas essas informações podem aparecer em outros pontos, como na lateral da caixa, ou numa etiqueta pendurada, por exemplo. Isso pode mudar de acordo com a nacionalidade do sapato que você está comprando e de acordo com a marca também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!