icone-site-vestindo-autoestima
roupa para meia-estação

Saiba como se vestir na meia estação

No Outono (estação mais linda ♥ que chegou hoje) aqui no Brasil, nem o frio e nem o calor são rigorosos e por isso é chamado de meia estação.

Talvez você fique com a sensação de que “não tem roupa para vestir” porque as mudanças climáticas acontecem com frequência durante o dia e o look que você escolheu pela manhã pode não parecer tão apropriado à tarde ou quando chega a noitinha. Mas isso não precisa ser assim e eu vou te dar dicas sobre como se vestir na meia estação!

Eu trabalho como consultora de estilo desde 2014 e e essas dicas vão te ajudar a comprar melhor e a se sentir protegida do frio e do calor desses dias de outono.

Como se vestir na meia estação

Aqui no Rio de Janeiro, onde eu moro, o outono costuma ter os dias com temperaturas altas como as de verão, e noites frias como as de inverno, e por isso é importante saber como se vestir na meia estação!

Anote essas dicas que eu separei para esse texto, pra se vestir bem no outono:

1- Monte looks em camadas

A regra número um para montar looks-cebola (aqueles que são cheios de camadas de peças) é: você precisa estar se sentindo linda com todas as peças / camadas ou com apenas uma parte delas. Então, não vale colocar aquela blusa que você AMA, mas que tem uma mancha na parte de trás só porque vai sair de jaqueta jeans ou cardigã por cima, porque durante o dia pode esquentar e você vai ser “obrigada” a continuar com a terceira peça, mesmo sentindo calor, pra não mostrar a peça de baixo (ou o contrário, tirar o casaco e ficar com a blusa manchada o resto do dia).

Pense nas peças que você vai usar como base ao sair de casa. Elas são estampadas ou lisas? São coloridas ou neutras? Quantas cores tem? As peças tem texturas (bordados, rendas, aplicações, etc)? Como fica a sua silhueta com elas? Se estiver calor quando sair de casa, é importante colocar a terceira peça (casaco, blazer, jaqueta, cardigan, etc) por cima para experimentar o look completo antes de sair.

Se estiver frio, se olhe no espelho sem a terceira peça antes de sair. Você precisa gostar do look-cebola com todas as camadas ou apenas parte delas!

como se vestir na meia estação - looks em camadas para se vestir bem no outono

É importante saber que cada tipo de tecido causa uma sensação diferente no corpo, e por isso para cada uma das camadas do look a gente deve usar um tecido diferente. Vale a pena ler o meu texto sobre o que você precisa saber sobre tecido na hora de comprar roupa!

2- Conheça o seu corpo

Você precisa saber como o seu corpo reage de acordo com as temperaturas para se vestir bem no outono. Você transpira muito embaixo do braço? Sente mais frio nos pés e pernas ou nos braços? Que tipo de temperatura você considera muito quente ou muito frio (para interferir na escolha das roupas)?

Isso vai fazer toda a diferença tanto na escolha do tecido das peças que você usa, quanto na coordenação das peças.

Se você sente mais frio nos braços que nas pernas, você pode sair de saia e blusinha e só acrescentar uma terceira peça na parte de cima. Se você sente mais frio nas pernas, as calças podem ser a melhor opção (ou colocar uma meia-calça na bolsa, para o caso de você estar de saia ou shorts e esfriar no meio do dia). Sente muito mais frio no pé que no resto do corpo? Invista em sapatos fechados, que possibilitem o uso de meias – que podem ser térmicas.

looks de outono

Quem me segue lá no instagram Vestindo Autoestima sabe que apesar de morar no Rio de Janeiro eu sinto muito frio, e mesmo nos dias de meia estação eu estou mais vestida que a maioria das pessoas, além de ter aquecedor em casa enquanto a maioria das pessoas no RJ investe em ar condicionado.

E eu sempre falo sobre isso para as minhas clientes da consultoria de estilo que ficam com medo de parecerem inadequadas por não se vestirem como todo mundo.

As pessoas são diferentes, nas necessidades físicas e no estilo pessoal, né? Tá tudo bem você estar de casaco e calça comprida enquanto todo mundo está de vestido, ou o contrário! A ideia de fazer um texto sobre como se vestir na meia estação é te dar repertório, como nesse outro, sobre como se sentir sexy no frio, quando a gente precisa cobrir mais o corpo!

3- Misture peças de estilos diferentes

No outono, quando estamos na meia estação, existem inúmeras possibilidades além de você poder coordenar as suas peças “de verão” e “de inverno”, porque isso todo mundo já sabe e faz. T-shirts, blusinhas de tecidos mais leve, camisas de manga ¾ e até regatas são peças muito bem-vindas na meia estação, pois você pode criar looks diferentes a cada sobreposição. Vestidos e saias também não precisam ser abandonados no guarda-roupas para serem usados só no verão do ano que vem.

Nas fotos abaixo usei o vestido com uma blusa por baixo e com um cardigan, criando 2 looks de meia estação com uma peça de verão.

usando vestido no frio - sobreposição

Mas, além de ser uma chance maravilinda de versatilizar o seu guarda-roupas, o maior ganho (em estilo!) é poder misturar peças de estilos diferentes, dentro do seu estilo pessoal.

Que tal usar aquele seu casaco de moletom com uma saia lápis de tecido mais nobre no casual day ou na balada? Ou aquela sua jaqueta de couro cheia de spikes com uma saia midi rodadinha ou com um vestido levinho e floral? E usar aquela botinha curta (as brancas e as com glitter são a tendência atual) com short jeans e blazer? Ou usar aquela camisa jeans ou flanelada amarrada na cintura pra ser uma terceira peça em caso de esfriar?

como se vestir na meia estação

As possibilidades para se vestir bem no outono são muitas, principalmente pra gente, que mora no Brasil. Por aqui as quatros estações do ano se misturam bastante isso pode confundir bastante o nosso guarda-roupas. Faça suas escolhas de acordo com o seu estilo e lembre-se que o importante é você se sentir linda!

E se precisar de ajuda para saber como se vestir bem no outono (e nas outras estações) de acordo com o seu estilo pessoal, me manda uma mensagem por aqui!

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!