Eu já falei que você não precisa ser elegante nesse texto aqui e comentei sobre o aumento de perfis de consultoras de imagem e estilo falando lá no instagram sobre como ser elegante e ditando regras de 1980 (tanto na forma de se vestir quanto em como devemos se comportar), e por isso eu resolvi fazer esse texto provocativo e esclarecedor, pra você saber como ser elegante como a Michelle Obama.
Se você, assim como eu, acha a Michelle Obama elegante, você não precisa cumprir essas regrinhas ultrapassadas e limitantes para se sentir elegante! O texto é sobre isso, assim como o resto do meu trabalho: te ajudar a entender que dá pra ser elegante como a Michelle Obama ou como qualquer outra pessoa – principalmente sendo você mesma!
Elegante como a Michelle Obama e sem cumprir regrinhas
Considerando os sete estilos universais, que é a base de muitas regras quando o assunto é estilo, existe o tipo de “estilo elegante”, que é bem diferente do estilo clássico/tradicional, que também pode ser visto como elegante – porque dá pra ser elegante de formas muito diferentes!!
Na minha metodologia de trabalho como consultora de estilo, eu não uso os sete estilos universais por achar que é “universal demais” pra respeitar a singularidade de todo mundo, além de achar que essas regrinhas estão muito desatualizadas.
O que a maioria das pessoas faz, ao tentar ser elegante, é usar roupas clássicas, mais neutras, mais sóbrias, sem cores, sem estampas, sem decotes, sem modelagens diferentes… sem personalidade! E por isso eu trouxe um pouco do estilo da Michelle Obama para mostrar como ser elegante quebrando essas regrinhas e com personalidade!
Como ser elegante usando cores
Muitas consultoras de estilo e pessoas que ainda não descobriram o seu estilo pessoal (e só copiam os looks das pessoas que admira sem entender se vai funcionar pra elas ou não) acham que só é possível ser elegante usando cores neutras.
Mas, eu e a Michelle Obama acreditamos que dá pra usar cores e ser elegante sim. Dá uma olhada nesses looks e me diz se ela parece deselegante em algum deles:
Acho que a cor é o elemento de estilo que ela mais usa nos seus looks, e mostra que dá pra parecer séria e competente num look mais criativo e ousado.
Aliás, eu fico vendo os looks dela e pensando na cartela de coloração pessoal. Eu apostaria que ela é da cartela inverno profundo. Olha como ela fica maravilhosa de roxo e com esse azul petróleo! Isso acontece com todos os looks de cores frias, intensas e profundas que ela usa!
Como ser elegante usando estampas
Outro item de moda que as mulheres acabam excluindo dos seus guarda-roupas na tentativa de ser elegante é a estampa.
Eu adoro estampa e faço até mix de estampas. Primeiro porque eu prefiro estar criativa e confortável do que qualquer outra coisa, e depois porque eu sei que dá pra ser criativa e elegante ao mesmo tempo – e por isso não precisa tirar as estampas do seu guarda-roupas!
Aqui, um destaque para o look listrado pra mostrar que além de estampado ele tem BRILHO!!!!
Eu SUPER usaria esse conjuntinho listrado e estampado! E ainda usaria durante o dia! 🙂
Como ser elegante usando acessórios
Algumas pessoas também associam a elegância ao minimalismo. Quase nada nas roupas, quase nada de acessório, quase nada de maquiagem… E vão além: se você quer ser elegante, tem que usar acessórios pequenos, e de preferência em dourado ou com pedras. Nada de materiais alternativos, porque é o clássico que é elegante, lembra?
A Michelle Obama varia muito em relação aos acessórios. Tem horas que ela não usa nada, em alguns looks ela usa uns acessórios mais clássicos e em alguns momentos ela ousa mais nas escolhas. E continua sendo ela, porque somos múltiplas, e podemos gostar de coisas diferentes e não só das coisas que ficam dentro da caixinha do seu estilo universal.
Nessa última foto ela ainda foi além: colar grande com pulseira e anéis grandes sim! E na foto da capa do texto??? Maravilhosa com vestido drapeado cheio de informação e com maxi colar! Uma das regrinhas que as pessoas repetem o tempo inteiro é que a elegância é minimalista, então, se você buscar dicas sobre como ser elegante, provavelmente não vai ver nenhuma dessas fotos da Michelle Obama de exemplo!
O que tem em comum nos looks? Elegância e personalidade!! Vale a pena ver em detalhes:
Como ser elegante usando jeans
Dentre os requisitos da elegância estão a sofisticação e a qualidade das peças, e a gente consegue encontrar isso no jeans também, porque jeans não é tudo igual, e pode ser sofisticado e de qualidade, e portanto, elegante.
Além de ter opções de jeans com cortes e modelagens mais bem feitos, o próprio tecido tem variação na qualidade. Nas linhas de jeans premium e super premium (as mais caras!) as marcas empregam muito mais recursos para garantir um toque super macio, acabamento perfeito, durabilidade e uma estética exclusiva.
As marcas usam tecidos artesanais, fibras sustentáveis e tratamentos químicos naturais no tecido, com forros diferenciados e além disso, é um clássico. Não sei de onde as pessoas tiraram a ideia de que não podemos usar jeans se a ideia é ser elegante!
Como eu amo jeans, também vou destacar a jaqueta que ela aparece na capa do texto, que é um modelo sobreposto super diferentão, do Alexander Mcqueen!
Nesse look, ela também está usando uma calça jeans skinny, que é uma peça super sexy, que é o próximo tópico, onde eu vou falar sobre como ser elegante e sexy ao mesmo tempo.
Como ser elegante e sexy ao mesmo tempo
Assim como já mostrei nos outros tópicos, assim como acontece com o conceito de elegância, o conceito de “sexy” também varia muito de pessoa pra pessoa.
Mas, a Michelle Obama usa muitos elementos de sensualidade nos seus looks, como decote, fenda, roupas justas, e no último look, tudo ao mesmo tempo: cintura marcada e decote num vestido justo e de cor intensa!!
E aí, anotou as dicas? Conseguiu visualizar novas possibilidades para ser elegante como a Michelle Obama mostra que é possível?
Eu sou muito fã da Michelle Obama, e essa admiração vai muito além dos looks dela. Se quiser saber um pouco mais dela, eu falei nesse texto aqui sobre o documentário “Minha história”, sobre ela, que eu vi na Netflix!
E se você se conectou com o jeito que eu falo sobre moda e estilo e precisa da minha ajuda, me manda uma mensagem por aqui que eu te explico mais sobre o meu trabalho na consultoria de imagem e estilo!