icone-site-vestindo-autoestima
porque eu não trabalho com os sete estilos universais

Eu não uso os sete estilos universais

Eu sou consultora de estilo desde 2014 e desde o começo da minha carreira nessa área eu não uso os sete estilos universais quando estou atendendo as minhas clientes, e eu vou te explicar porque.

Podemos começar pelo fato de que essa teoria foi criada entre as décadas de 1980 e 1990, pelas consultoras de imagem e estilo Alyce Parsons (que desenvolveu o sistema PASS – Proportion Analysis / Style Selection) e Mimi Dorsey.

Esse sistema resultou em um compilado de características e padrões que refletiam os interesses de consumo dos indivíduos daquela época, e que foram divididos em 7 grupos, chamados de “os sete estilos universais”.

Os sete estilos universais são: clássico / tradicional, criativo, elegante, esportivo / natural, moderno / dramático, romântico e sexy.

sete estilos universais

Eu já falei sobre a teoria e expliquei cada um dos sete estilos universais aqui.

Porque eu não uso os sete estilos universais

Desde 2014, quando eu me formei em consultoria de estilo, eu trabalho com o conceito de prioridade de alma e prioridade de vida, porque era a metodologia que fazia mais sentido pra mim na época, por não colocar ninguém em caixinhas, como é o propósito dos sete estilos universais.

Outro motivo que me faz não trabalhar com os sete estilos universais é que o estudo feito na década de 80 pelas consultoras de estilo americanas só considerou a realidade das mulheres americanas (sendo a maioria de classes mais altas) e é resultado do comportamento de consumo daquela época.

Eu nasci em 1981 e já mudei MUITO de lá pra cá, assim como o mundo também mudou nesse período, e considerar que esses “estilos universais” (que nem deveria ser chamado assim, já que só fala do estilo das mulheres americanas) continuam sendo universais – e atuais!

Mesmo não concordando com a metodologia, é importante dizer que naquela época as coisas pareciam mesmo universais e definitivas. A maioria das pessoas tinha a mesma visão das coisas, já que na época não existia internet para mostrar como as coisas eram diferentes em outros lugares e de acordo com outras culturas.

estilos universais - o estilo muda com o tempo

Além disso, o conceito dos sete estilos universais ajudou muito o trabalho das consultoras de estilo no início da profissão, e vários outros conceitos foram criados baseados nele – inclusive o conceito de prioridade de alma e prioridade de vida, que eu uso no meu trabalho.

O que me incomoda de verdade (e quem me segue lá no instagram sabe!) é o fato de as consultoras de estilo hoje em dia ainda usarem essa ferramenta sem considerar que a moda é um reflexo da cultura de um povo e da época em que vivemos – o que deveria fazer com que a gente adaptasse esse conceito para o Brasil de 2023, que é MUITO diferente dos Estados Unidos da década de 1980.

Também já falei aqui que você não precisa ser elegante, e que dá pra ser elegante sem salto alto, que são coisas que a maioria das consultoras de estilo continuam colocando como regra nos dias atuais (porque consideram que se está escrito na teoria dos sete estilos universais, não deve ser questionado!).

estilo elegante - sete estilos universais

Essas imagens são do texto que eu escrevi aqui sobre ser elegante como a Michelle Obama, mostrando justamente que ela consegue ser vista como uma mulher elegante mesmo “quebrando regras da elegância” e incorporando elementos de outros estilos, saindo da caixinha.

Conclusão

Espero que eu tenha conseguido explicar a minha opinião e porque eu não uso os sete estilos universais. O conceito dos sete estilos universais não é muito ruim, mas está desatualizado – e a culpa não é das pesquisadoras da época!

Toda teoria precisa ser revalidada de tempos em tempos e em cada lugar que é aplicada, e não seria diferente justamente com a moda, que muda tanto o tempo todo, no mundo todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!