Eu sou consultora de estilo desde 2014, e nesses mais de 9 anos de trabalho, eu levei a grande maioria dos meus clientes para comprar em loja de departamento, por motivos diversos, desde maior oferta de peças e variedade de estilos, quanto pelo orçamento deles, e essa experiência me mostrou que dá pra comprar bem em loja de departamento – e é sobre isso que eu vou falar hoje!
A maioria dessas dicas pra comprar bem em loja de departamento serve para te ajudar a fazer boas compras também em outras lojas, mas eu vim falar especificamente das lojas de departamento por causa do preconceito de algumas pessoas (que acham que não tem coisas boas lá) e porque essas lojas produzem uma quantidade absurda de peças, o que vai demandar mais cuidado de quem compra.
O que é comprar bem?
Antes de falar as 6 dicas para comprar bem em loja de departamento, precisamos alinhar aqui o que eu considero comprar bem, que é você pagar o preço justo de acordo com o custo benefício da peça, e que ela funcione para as suas demandas – independente de quais sejam.
Como comprar bem em loja de departamento
Quando eu vou fazer etapa de compras (personal shopping), eu já tenho uma lista de coisas que o cliente quer comprar, a numeração que ele veste, o seu estilo e a sua cartela de coloração pessoal, além de outras informações e demandas que vão me ajudar a achar a peça certa, como o fato de ele sentir muito calor ou não passar roupa, por exemplo, que vai eliminar algumas opções de tecido.
A primeira dica que eu dou sobre como comprar bem em loja de departamento é levar a lista de coisas que você precisa, e o orçamento que você tem pra isso. Agora vamos às 6 dicas que eu separei:
1- Saiba em que departamento está o que você precisa
Como o próprio nome já indica, a loja de departamento é separada em departamentos diferentes, com marcas e tipos de peças diferentes em cada um deles, então tente identificar em qual deles vai ter as peças que você precisa, para otimizar o seu tempo e você não perder o foco.
Precisa de roupa de academia? Vai direto pro departamento de roupa de academia. Precisa de roupa de trabalho, roupa de balada, biquíni, pijama, peças plus size, feitas com material sustentável ou calça jeans? Vá no departamento específico pra esse tipo de peças.
É claro que quando eu falo de “roupa de trabalho” eu estou falando daquelas peças que têm cara de escritório, tipo camisa de botão, calça social e blazer, por exemplo, mas se a sua roupa de trabalho não for essa, procure em qual dos departamentos ela vai estar.
2- Procure pela cor
Mesmo que você ainda não saiba a sua cartela de coloração pessoal, tem as cores que você gosta mais e que você sabe que vai combinar com as peças que você já tem em casa (ou deveria saber rs), e procurar pela cor vai te ajudar a achar opções mais rapidamente.
Consegue ver nas fotos acima que separei peças de cartelas de cores diferentes, pra duas clientes diferentes? Na foto da esquerda na Renner e na foto da direita na C&A, que você pode comprar e ganhar desconto usando o meu cupom VESTINDOAUTOESTIMA!
3- Olhe a etiqueta interna das peças
Eu sempre falo aqui e no instagram sobre a importância de olhar a etiqueta interna das peças, pra saber qual é o tecido e os cuidados que a peça exige, pra saber se cabe na sua rotina e atende às suas demandas – como sensação térmica, colocar na secadora, lavar na máquina, não amarrotar ou não passar por exemplo.
4- Observe o acabamento das peças
Como a produção das peças é em grande quantidade, é comum ver alguns pequenos defeitinhos ou acabamento mal feito, que acaba passando pelo controle de qualidade sem ninguém perceber.
Observe se tem um botão solto, um zíper emperrado, estampas de cabeça pra baixo ou que não se encontram na costura, etc, então, antes de levar a peça pro provador.
5- Leve numerações diferentes das peças para o provador
O Brasil ainda não tem padronização de numeração, então, se você veste 40, vale levar uma peça 38, 40 e 42 pro provador pra ver qual delas vai vestir melhor. Pode acontecer até mesmo de a mesma peça no mesmo tamanho ter medidas diferentes!!
Eu contei sobre as compras desse cliente, que contratou o serviço de personal shopper separadamente, para comprar roupas para o final de semanas do festival Lollapalooza nesse post aqui lá no instagram.
6- Observe o caimento da peça
No provador, veja como a peça cai no seu corpo, pra ver se o tecido te pinica, se tem alguma coisa repuxando, se o tamanho está certinho e se você consegue fazer movimentos básicos da sua rotina, como sentar e levantar os braços.
Como eu falei lá no começo, todas essas 6 dicas sobre como comprar bem em loja de departamento serve para as outras lojas também, tá? Tem coisas boas em loja de departamento assim como tem coisas ruins em marcas caras!
Se apesar dessas dicas para comprar bem em loja de departamento você achar que precisa de uma ajuda profissional, me manda uma mensagem por aqui que eu te explico como é o meu trabalho de consultoria de estilo!