Algumas seguidoras do Instagram comentavam que queriam fazer a consultoria de estilo comigo, mas que não podiam por não morarem aqui no Rio de Janeiro, e uma cliente que eu estava atendendo aqui em 2014 disse queria que queria presentear a irmã dela, que morava no interior de São Paulo. E foi assim que eu comecei a oferecer o serviço de consultoria de estilo online, adaptando as etapas do processo, sem prejudicar o resultado final!
Desde 2014 a maioria das minhas clientes da consultoria de estilo é online. Já atendi cliente em vários lugares do Brasil (Manaus, Tocantins, Balneário Camboriú, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Brasília, Espírito Santo, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Salvador e de alguns lugares mais distantes aqui da cidade do Rio (onde eu moro), como Macaé e Resende, por exemplo), e de vários países do mundo, como Alemanha, Dubai, EUA, Uruguai, Canadá, Nova Zelândia, Japão, França, Moçambique.
A consultoria de estilo online funciona porque quando você resolve contratar esse serviço você precisa confiar no trabalho dela e a proposta que ela te apresenta precisa ser coerente com a sua demanda e as suas expectativas, e às vezes você não consegue uma profissional na sua região, ou quer fazer com alguém específico, por se identificar com a forma de trabalho dela.
Muitas das minhas clientes dizem que me contratam por eu ser psicóloga e fazer um processo mais humanizado e focado na pessoa, e não em regras genéricas. Veja como funciona o processo:
Como é a consultoria de estilo online?
A consultoria de estilo online tem todas as etapas da consultoria de estilo, que acontecem em 7 sessões via Skype, whatsapp ou Google Meet, com materiais de apoio enviados por email entre uma etapa e outra, para que a cliente consiga entender o processo e trabalhar como a minha “dupla”.
É assim que funciona cada uma das etapas:
Fases investigativas – conhecendo a cliente
Pra eu conhecer a cliente, eu envio por email um questionário sobre a sua rotina, guarda-roupas e seu estilo, e dou instruções pra tirar algumas fotos suas, pra gente falar da sua silhueta e da sua relação com o seu corpo. Além disso, ela faz um exercício de referências visuais no Pinterest, que me ajuda a conhecer o que faz o seu olho brilhar, e a imagem que ela gostaria de transmitir.
Quando recebo o questionário respondido, junto com as fotos e exercícios feitos, a gente se encontra no skype / hangout para nossa primeira sessão online. Esse é um bate-papo de aproximadamente 2h, pra gente se conhecer, falar do questionário e dos exercícios.
Antes do novo encontro, eu envio um email falando sobre o que eu preciso que ela me mostre no guarda-roupas dela, para eu entender melhor os problemas que ela tem, e o que funciona bem pra ela, além das instruções para ela fazer as fotos para a análise de coloração pessoal online.
Na segunda sessão online (que dura aproximadamente 2 horas), a cliente mostra o guarda-roupas dela, e eu anoto todas as peças problemáticas, todas as cores, modelagens, o que ela compra repetido, o que ela poderia incluir de cor e modelagem, e o que não faz sentido estar ali.
No nosso terceiro encontro / etapa é para eu explicar a cartela de coloração pessoal dela, e eu explico melhor mais abaixo.
Fases teóricas – Plano de ação
Depois desse encontro, eu monto um plano de ação com a nova identidade visual da cliente, e proponho tirar do guarda-roupas tudo que está atrapalhando e não faz sentido de acordo com as suas prioridades que eu identifiquei nas etapas da fase investigativa, e sugiro a compra de peças que vão fazer o guarda-roupas dela funcionar melhor, com mais possibilidades, e de forma mais coerente com a imagem que ela quer transmitir.
Nessa proposta também tem indicação da melhor coordenação de cores, modelagem, acessórios, sapatos e truques de estilo para que essa nova imagem seja mais coerente com quem ela é. Essa proposta é apresentada em um quarto encontro, que dura aproximadamente 2 horas.
Com o “OK” da cliente, eu envio um e-book que eu escrevi para ajudar ela a otimizar o guarda-roupas dela, para que ela possa otimizar a rotina dela e multiplicar as suas possibilidades. Ela faz essa “faxina” enquanto segue o passo-a-passo do e-book, e tira dúvidas comigo via whatsapp em tempo real.
Fases práticas – Revitalização, compras e montagem de looks
Depois que ela deixou no guarda-roupas apenas o que vale a pena manter lá, só o que faz sentido, só o que funciona, só o que fala bem de quem ela é, a gente se encontra online pela quinta vez, por aproximadamente 2 horas, para falar sobre as peças de dúvida, que vamos focar e fazer funcionar melhor.
Essa foto, da etapa de revitalização do guarda-roupas de uma cliente da consultoria de estilo online lá do Uruguai, dá pra ver as pilhas de peças para doar, restaurar / ajustar / modificar na costureira, as peças que ela precisa ter mais repertório pra usar mais, e das peças que serão vendidas.
Para a etapa de compras na consultoria de estilo online eu apresento as sugestões de compras online (já com links de lojas selecionadas num shopping perto da casa dela, ou em lojas online, de acordo com o seu estilo, demandas físicas e de rotina, cartela de coloração pessoal e orçamento) e envio um manual de compras, com um passo a passo de tudo que ela precisa avaliar enquanto estiver no provador, para otimizar o processo.
É nessa etapa que a cliente aprende a comprar de verdade, avaliando custo x benefício das peças, o caimento, cores, modelagem, diferença entre os tecidos, combinação de cores e tudo que for importante para as prioridades dela – e que eu coloquei na proposta de identidade visual.
No dia que a cliente está fazendo as compras, ela pode me mandar fotos direto do provador para tirar dúvida sobre as peças, para mostrar peças que ela encontrou com as referências que eu enviei mas que não estavam previstas na lista de compras, e peças que ela tenha gostado e está em dúvidas se deve ou não comprar.
Quando ela tiver comprado tudo que a gente definiu como importante, ela vai fotografar tudo que ela comprou, e me mandar, e na etapa de montagem de looks ela vai experimentar os looks que eu vou sugerindo com as peças que ela comprou e as peças que ela já tinha, ela fotografa e me manda, pra eu ir dando outras sugestões de looks, fazendo alterações e tirando as dúvidas.
Essas duas fotos abaixo mostram looks de duas clientes da consultoria de estilo online lá da Bahia, me mostrando detalhes de peças que elas compraram com a minha supervisão.
Na montagem de looks online eu vou sugerindo combinação de peças que a cliente comprou e peças que ela já tinha para colocar todas as teorias em prática e a cliente se ver com uma imagem mais positiva e coerente com quem ela é. Eu falo mais sobre a etapa da montagem de looks nesse outro texto.
Depois, eu vou fazer um “lookbook” com as fotos dos looks que montamos, e esse material vai servir como um guia de estilo para ela saber que elementos visuais, acessórios, linhas, formas, tecidos, cores e estampas comunicam melhor a imagem que ela quer transmitir, e o que funciona melhor para a sua silhueta, de acordo com o que ela mais gosta no corpo dela e quer acentuar, e o que ela menos gosta e quer disfarçar.
Análise de coloração pessoal online
Eu faço a análise de coloração pessoal online desde 2015 tanto para quem faz a consultoria de estilo online completa, quanto para quem só quer fazer essa etapa separadamente, para pessoas do mundo todo.
Eu explico mais sobre coloração pessoal online nesse texto mais completo.
Pra quem é a consultoria de estilo online?
A consultoria de estilo online é indicada para quem não mora no Rio de Janeiro e quer passar por esse processo comigo, por gostar do meu trabalho!
Algumas pessoas optam pela consultoria de estilo online por ser mais barato que a consultoria presencial, mas é importante ressaltar que a cliente precisa trabalhar em parceria comigo o tempo todo e ter facilidade com tecnologia (whatsapp, email, câmera fotográfica e skype / hangout).
Se você se interessou, me mande um email: priscila@vestindoautoestima.com.br ou entre em contato por aqui! 🙂