icone-site-vestindo-autoestima
lei do couro - couro sintético

Couro fake e a lei do couro

No inverno é muito mais comum as pessoas usarem e procurarem por peças de couro, e tenho visto algumas pessoas falando sobre “como cuidar do couro fake”.

Além disso, tem lojas anunciando peças como sendo de couro fake ou de “couro ecológico” (que é ainda mais estranho, já que é um material nada ecológico rs), e como a maioria dessas pessoas não conhece a lei do couro, é sobre isso que eu vou falar hoje.

O que é a lei do couro?

A lei do couro é a lei nº 4.888, vigente desde 1965, proíbe o uso da palavra COURO em qualquer produto que não seja de origem animal, ou seja: fica proibido o uso dos termos “couro fake”, “couro sintético”, “couro ecológico” e “couro vegano” e qualquer outra nomenclatura que use a palavra COURO para falar de peças que sejam feitas com outro material.

A loja que usa esses termos está passível de multa, ou detenção de 3 meses até 1 ano, para evitar que o consumidor se confunda / seja induzido ao erro e compre peças que não tenham características estéticas e de durabilidade do couro, que também se destaca por seu criterioso processo fabril.

A indicação para as marcas é substituir esses termos por “peça de material sintético” ou usar o material (que fica na etiqueta de composição) na nomenclatura, como “peça de poliuretano / PU”, por exemplo.

Couro ou PU?

O PU (poliuretano) é o material mais usado para produzir peças em “couro fake”, mas existem outros materiais sintéticos que também podem resultar em uma aparência bem parecida com a do couro, como o PP (polipropileno) e o PVA (polivinílico).

Todos esses materiais vêm do petróleo (que é um recurso poluente e não renovável) e são desenvolvidos em laboratório, e além da questão ambiental, também têm outros pontos negativos em relação ao couro:

  • tem curta durabilidade, podendo descascar ou esfarelar em poucos anos (em média essas peças duram até 4 anos), independente dos seus “cuidados”, como vou falar a seguir
  • não deixa a pele respirar
  • são menos confortáveis (especialmente quando falamos de sapatos)

Esse vídeo que viralizou lá no instagram mostra o que pode acontecer ao usar uma peça de couro fake:

O couro é o material extraído da pele curtida dos animais, ou seja, é um material natural e os itens feitos com esse material podem durar cerca de 100 anos (um século)!

Muitas pessoas usam peças de couro fake por serem veganas (e existe couro vegano, como eu vou falar a seguir), mas também tem quem não saiba que a engrenagem de produção de peças de couro natural é muito menos poluente e mais ecológica do que a dos artigos sintéticos.

A cada ano a indústria de alimentos produz 8 milhões de toneladas de pele bovina no mundo, e a pele curtida desses animais (chamada de curtume) serve como ferramenta que mantém vivo um ciclo sustentável e de aproveitamento que também evita um enorme impacto no meio ambiente.

É importante dizer que as peças de couro também são identificadas na etiqueta de composição, assim como como cuidar da peça (como nessa foto acima, de uma jaqueta de um cliente da consultoria de estilo masculina), então para tirar a dúvida se é couro ou couro fake fica de olho na etiqueta!

Como cuidar do couro fake?

Ao contrário do que muitas pessoas têm falado nas redes sociais (que foi o que me incentivou a fazer esse texto), não adianta passar hidratante corporal no couro fake para que ele dure mais, porque, como o próprio nome já diz, é um hidratante corporal, ou seja, funciona para hidratar peles, e não materiais sintéticos produzidos a partir do petróleo.

O que você pode fazer para as suas peças de couro fake durarem mais é armazenar adequadamente, e evitar dobrar muito as peças. Nesse texto aqui eu explico como guardar melhor cada tipo de peça (se dobra ou pendura no cabide e que cabide usar pra cada peça).

O que é o couro sustentável?

O couro fake já foi chamado de couro ecológico, e já falei lá no início que esse tipo não é ecológico, mas o couro ecológico existe e é sustentável.

O couro ecológico é o couro produzido com a pele de animais (como o boi e peixes como pirarucu e salmão, entre outros animais) de forma sustentável, ou seja, usando químicos vegetais e biodegradáveis para tratar a pele do animal.

Nesse processo considerado sustentável a biodegradação é menos nociva ao ambiente e, o uso de água também é menor.

Na etiqueta de composição a descrição é 100% couro, e têm certificado de qualidade LWG (Leather Working Group), mostrando que segue as normas ambientais estabelecidas por órgãos reguladores como o IBAMA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!