Eu vivo ouvindo as minhas clientes falando que não contam pra muita gente sobre estar passando pelo processo de consultoria de estilo, porque todo mundo tem uma opinião errada sobre os motivos que levam alguém a contratar esse serviço e sobre os seus benefícios.
Hoje, no dia da mentira (e em época de fake news), resolvi fazer um texto falando das mentiras sobre a consultoria de estilo que as pessoas acreditam, desmenti-las e explicar melhor o que eu faço na consultoria de estilo. Você também pode conhecer melhor o meu trabalho me seguindo lá no instagram.
As mentiras sobre a consultoria de estilo e o dia da mentira
É importante dizer que eu entendo ter todas essas mentiras sobre a consultoria de estilo por que é um serviço muito novo. Eu me formei em 2014 e acredito que tenha ficado sabendo da existência dessa profissão em 2010 ou 2011, ou seja, um pouco mais de uma década.
Desde então eu venho falando sobre a profissão aqui e no meu instagram, mas hoje eu reuni as principais mentiras pra explicar aqui pra vocês.
Mentira 1: A consultoria de estilo é um serviço caro
Essa resposta é muito subjetiva, porque o conceito de caro e barato varia de pessoa pra pessoa, e também vai variar de acordo com a importância ou prioridade que aquele produto ou serviço tem para cada um. Exemplo: Tem gente que acha barato pagar R$90 numa pizza mas acha caro pagar R$90 na mensalidade da academia.
Em um post antiguinho lá no meu instagram (Março de 2018) eu mostrei o feedback que 3 pessoas me deram naquele mesmo mês. Vejam que eu tinha passado o mesmo valor do serviço para as 3, e cada uma delas teve uma percepção de preço diferente:
- Uma achou o preço justo, mas não poderia fazer naquele momento;
- Uma achou caro e explicou que não cabia no seu orçamento;
- Uma achou tão barato que duvidou da qualidade do serviço que eu prestava.
Além do valor (no sentido de importância) que a pessoa vê no serviço para pensar que a consultoria de estilo é um serviço caro ou barato, também precisamos considerar o orçamento da pessoa e o momento de vida atual dela.
Ex: A pessoa acabou de se separar e agora paga o aluguel de casa sozinha. Num outro momento, ela acharia o preço da consultoria de estilo OK, porque o seu dinheiro sobrava no final do mês, mas agora, que precisa usar o dinheiro dela com outros gastos, ela pode achar caro.
O valor da consultoria de estilo é tabelado?
Já que o assunto é preço da consultoria de estilo, precisamos lembrar que o valor do serviço não é tabelado, ou seja, cada consultora cobra o valor que quer / pode / acha justo.
Nesse contexto, se você pedir orçamento para várias consultoras de estilo diferentes antes de decidir com qual delas vai fazer o processo, o valor cobrado por uma delas vai parecer caro perto do orçamento de outra, e barato comparado ao valor de uma terceira. Entende?
De qualquer forma, eu sempre cobrei um valor muito abaixo de mercado por filosofia de vida. Como psicóloga e consultora de estilo eu sei a importância que a autoestima tem na vida das mulheres, e quero que esse serviço seja algo possível para muitas pessoas, e falei sobre isso aqui, numa entrevista que eu dei para o Superela, quando era colunista do site.
Mentira 2: A consultora de estilo vai me fazer comprar muito
Outra mentira! Um dos maiores benefícios da consultoria de estilo é a economia que você faz pro resto da vida por ter aprendido a comprar certo!
Quem acompanha o meu trabalho por aqui ou pelo instagram sabe que eu sou entusiasta do consumo consciente, do brechó e de aprender a usar MUITO tudo que a gente tem no guarda-roupas, e as minhas clientes só compram o que realmente vai fazer diferença, o que faz sentido e o que cumprir a maioria dos requisitos que a peça precisa ter (cumprir todos é quase impossível), como caimento, preço, qualidade, tecido, coloração, estilo, silhueta, usabilidade (quantos looks rende) e vários outros requisitos que variam de cliente pra cliente.
Pra quem pensa em passar pela consultoria de estilo, eu explico melhor a etapa de compras (personal shopper) nesse texto aqui e ensino tudo pra todo mundo saber comprar como uma consultora de estilo nesse texto aqui, além de dar um guia para comprar bem pela internet nesse outro texto aqui.
Esse conteúdo gratuito que eu compartilho também é uma forma de ajudar as pessoas a repensarem a forma como compram moda e a economizarem ao invés de gastar muito!
Mentira 3: A consultora de estilo vai definir meu estilo
Essa também é uma das maiores mentiras sobre a consultoria de estilo, porque:
- todo mundo já tem estilo
- quem se define se limita
Eu já falei aqui sobre os 7 estilos universais, que eu não uso na consultoria de estilo justamente por acreditar que as pessoas não precisam definir um estilo único, e também não encaixo nenhuma cliente em um estilo específico.
Na minha metodologia de trabalho, eu uso as 5 prioridades, que parte de 2 princípios do estilo: essência (prioridade de alma) e rotina (prioridade de vida).
Mentira 4: Na consultoria de estilo eu vou aprender o que posso ou não usar
Essa é outra grande mentira, porque não existe uma listinha de certo e errado que a cliente vai receber para seguir como se fosse um manual, ou uma verdade absoluta.
O certo seria dizer que quando a cliente aprende a avaliar as suas prioridades, ela sabe o que faz sentido ou não na vida dela naquele momento, e como ela pode usar uma peça que gosta de formas diferentes, mesmo não sendo da cartela de coloração pessoal dela ou a peça que as revistas dizem ser “a ideal” para o tipo de corpo dela.
A consultoria de estilo serve para entregar repertório pra cliente, pra ela ter a liberdade de escolher o que usar, como usar e quando usar, e é claro que existe um monte de regrinhas que a cliente vai aprender, mas ela vai aprender especialmente a avaliar quais regrinhas ela vai seguir, de que jeito faz sentido, e como burlar as outras.
Mentira 5: A consultora de estilo vai jogar minhas roupas fora
Muita gente tem essa visão errada da consultoria de estilo por causa de programas de TV como o Esquadrão da Moda, mas a verdade da etapa de revitalização do guarda-roupas é essa:
- A cliente é que decide o que ela está pronta pra desapegar ou não, de acordo com a proposta de identidade visual, coloração pessoal e as suas prioridades.
- A cliente decide o que vai fazer com as peças que vão sair do guarda-roupas dela: doar e vender são sempre boas opções! A indústria da moda é a segunda que mais polui no mundo, porque os resíduos demoram a se decompor, então, jogar roupa fora não deve ser uma prática.
- Essa etapa é chamada de revitalização de guarda-roupas ao invés de “faxina” porque o foco é nas peças que ficam e não nas que saem.
- A consultora de estilo deve incentivar o ajuste e reparo de algumas peças que têm potencial. Ex: a cliente adora a estampa do vestido, mas não gosta do decote dele ou do jeito que ele cai na parte de cima do corpo dela? Vamos transformar o vestido em uma saia!
Essa foto abaixo foi enviada pela minha cliente da consultoria de estilo online lá do Uruguai, depois que fez o exercício de separar as peças em pilhas específicas: peças de dúvida, peças que ela vai vender / doar, peças que ela precisa levar na costureira / lavanderia.
- Toda peça “problemática” (peças que a cliente gosta mas não sabe usar, não sabe se valoriza o corpo, se funciona na rotina dela, etc.) vai ser testada pela consultora de estilo para ver como ela vai funcionar com as peças que a cliente tem (ou com as peças que a cliente precisa comprar pra fazer ela render mais). Como no caso desse vestido que a cliente não usava apesar de adorar, e eu sugeri 3 looks completamente diferentes entre si, pra ela usar em situações diferentes, e se sentindo coerente com as suas prioridades.
Mentira 6: Consultoria de estilo é pra quem se veste mal
Eu já fiz um texto (aqui) para falar especificamente sobre essa mentira sobre a consultoria de estilo, porque talvez seja a maior delas, e inclusive falo o que uma pessoa que “se veste bem” ganha ao passar por uma consultoria de estilo!
Essa mentira também está relacionada com as mentiras anteriores, que leva as pessoas a acreditarem que a consultora de estilo vai jogar as roupas fora e sugerir comprar “tudo novo” pra pessoa finalmente “se vestir bem”!
Assim como eu falei no começo desse texto que o conceito de caro e barato varia de pessoa pra pessoa, o conceito de bonito e feio também, assim como o que seja “se vestir bem” ou “se vestir mal”.
É claro que a consultoria de estilo vai lapidar o seu estilo, mas isso não significa, de maneira nenhuma, que você vai “começar a se se vestir bem” depois da consultoria. O estilo não muda, só fica mais coerente e com mais técnica, que é o que vai te deixar mais segura do seu estilo, de usar o que você quer usar e o que faz sentido pra você.
Essa senhora de quase 80 anos, por exemplo, tinha um acervo de peças LINDAS que ela comprou e cuidou ao longo da vida, e quando foi minha cliente aqui no Rio, não precisou comprar nada. Só ajudei ela a entender que tinha como usar as peças dela de várias outras formas diferentes!
Mentira 7: Consultoria de estilo é só pra gente famosa
Essa mentira sobre a consultoria de estilo é mais antiga e com a popularização do serviço e o aumento da quantidade de consultoras de estilo hoje, as pessoas já sabem que todo mundo que usa roupa (como você aí que está lendo esse texto rsrs) pode fazer consultoria de estilo, porque roupa não serve só pra cobrir o corpo, e sim como uma ferramenta para se expressar e falar sobre quem a gente é, sem precisar falar nada!
Em 6 anos de profissão, a única pessoa famosa que eu atendi foi uma repórter de um canal fechado, aqui no Rio. Todas as outras pessoas eram tão “anônimas” e “normais” quanto eu e você! 🙂
E para essa cliente famosa, a solução que eu dei foi comprar em brechó, porque ela precisava de muitas peças, não podia usar nada “datado” (de moda) e gostava de cores neutras. Olha que compra boa nós fizemos:
E nem preciso dizer que não é só gente famosa que precisa cuidar da imagem pessoal, né? Consultoria de estilo é uma forma de autocuidado e eu falo melhor sobre isso aqui.
Mentira 8: Consultoria de estilo é milagre
Eu preciso dizer que consultoria de estilo não é milagre! A consultora tem o papel de facilitadora do processo enquanto ensina técnicas, regrinhas e explica como funciona todo esse universo de cores, texturas, estampas, modelagens e caimentos que a cliente não conhecia, mas depois que o processo termina, a cliente precisa treinar tudo até que esse seja o novo comportamento “normal” dela.
É muito comum eu receber feedbacks como esse pelo whatsapp algum tempo depois que acaba a consultoria de estilo, porque a cliente continua colocando tudo em prática e se aprimorando depois que o processo termina:
Tem uma frase que diz “finja até que seja verdade”, que significa exatamente fingir que sabe enquanto ainda está aprendendo, até que tenha aprendido mesmo. Trazendo para o estilo pessoal, a cliente vai ficar pensando nas técnicas e vai até demorar um pouco mais do que o normal para se arrumar no início, porque vai estar fazendo alguma coisa nova e mais consciente pela primeira vez (já que antes era muito no automático), e depois, esse novo comportamento fica automático e fácil também!
Lembre que aprender sobre o seu estilo pessoal é como aprender qualquer outra coisa. Primeiro você engatinha, depois você anda, e depois você voa!!
Mentira 9: Consultoria de estilo fala o que é certo e errado
Por último mas não menos importante, vale dizer que a consultoria de estilo não fala o que é certo e errado como uma regra que sirva para todo mundo. As “regras” são específicas para aquela cliente, naquelas situações específicas, e ela também aprende como burlar essas regras e quando não precisa segui-las.
Eu Falei sobre certo e errado na consultoria de estilo num texto cheio de informações extras, nesse link aqui.
Me conta nos comentários em quais dessas mentiras você acreditava?