Independente de gostar de moda ou não, você precisa se vestir todos os dias pra tudo, e mesmo que essa atividade faça parte da rotina, parece que é uma tarefa mais difícil para algumas pessoas do que pra outras. Se é o seu caso, veja essas 5 dicas para não perder tempo escolhendo o que vestir eu eu sempre dou para as minhas clientes da consultoria de estilo.
Ter uma rotina mais corrida não precisa te impedir de se vestir melhor, porque quando você tem as roupas certas e mais repertório, você vai começar a se vestir de forma mais rápida e automática, e ter looks melhores também! Eu vou te ajudar nisso!
Dicas para não perder tempo escolhendo o que vestir
Eu sempre falo para as minhas clientes da consultoria de estilo que se vestir não não é a parte mais importante do dia, e por isso não deve ser a tarefa que mais consome o seu tempo e ocupa mais espaço na sua cabeça.
Vamos mudar isso colocando essas 5 dicas para não perder tempo escolhendo o que vestir em prática!
1- Não guarde roupas que não sirvam no seu corpo atual
Esse é um erro que muitas mulheres cometem, ao guardar aquela calça ou vestido para usar de novo quando emagrecer os 5 kgs que quer perder (sem saber se você vai voltar pra esse peso, quando isso vai acontecer e se você vai perder medidas exatamente onde deveria pra peça caber de novo, etc.).
Isso não é um problema quando você está guardando uma peça que você adora, mas sim quando isso é a a maior parte do seu guarda-roupas. Aqui a dica é guardar apenas as peças que valham a pena guardar: as que você não vai conseguir substituir por causa do preço ou porque a marca só vende no exterior, ou porque é de uma coleção antiga da sua marca favorita, ou porque tem um valor sentimental, sabe?
É claro que reconstruir um guarda-roupas para um corpo diferente não é simples e nem barato, e eu entendo que é bem frustrante também. Mas ter um monte de roupas que não servem no seu corpo não vai fazer você não perder tempo escolhendo o que vestir, e essa “economia” não vai fazer você ter mais roupas.
E se você ainda não está preparada para desapegar, guarde essas peças num lugar separado, pra não parecer que elas estão disponíveis para o uso. Deixar o seu guarda-roupas só com as peças que funcionam vai ser um aliado do seu estilo pessoal e otimizar o seu tempo!
2- Não guarde roupas que não caibam na sua rotina
Você tem um monte de vestidos de balada, mas só vai voltar a usar quando sua vida noturna estiver mais agitada? Tem uma gaveta cheia de roupas de academia mas não treina há muito tempo e nem pensa em voltar tão cedo? Comprou um monte de roupas de trabalho pra usar quando conseguir um emprego melhor ou for promovida?
Essas peças só ocupam o espaço das roupas que você usaria no dia-a-dia, e isso dificulta você não perder tempo escolhendo o que vestir!
Quando eu vou conhecer uma cliente nova, eu peço pra ela me dizer como é a rotina mensal dela, pra eu entender como que o guarda-roupas dela precisa ser dividido. Esse gráfico aqui embaixo, por exemplo, é de uma cliente da consultoria de estilo online que tem quase 70 anos, viúva, já aposentada, e com uma vida social noturna bem agitada:
Na hora de pensar em guarda-roupas, faz sentido ela ter mais “roupas de balada” do que eu, enquanto faz mais sentido eu ter mais “roupas de trabalho” que ela. Entende?
O mesmo serve para os looks do Pinterest que você salva, e só poderia usar se morasse num lugar mais frio, se não andasse de transporte público, se não trabalhasse em pé, etc.
3- Não guarde roupas que você nunca usa
Eu sou completamente contra aquela teoria que diz que você deve descartar as peças que não usou no último ano, porque isso pode ter acontecido por vários motivos diferentes.
Isso é sobre quando você comprou uma roupa linda e toda vez que experimenta, acaba trocando por outra, e ela fica ali na gaveta, quando você sabe que só usaria ela numa outra realidade (se tivesse outro corpo, se soubesse como combinar cores, se não se incomodasse com a opinião dos outros, se tivesse “uma oportunidade” ou um lugar pra usar…
Vendo o guarda-roupas das clientes eu percebo que a maioria das peças que elas não usam com frequência (ou nunca usam!) foi comprada na promoção. A blusinha custava R$120 e você pagou só R$50, maaaas, você não consegue usar porque ela não combina com nada que você tem…
Outra possibilidade é você perceber que achar uma roupa bonita não é o suficiente pra ela funcionar, ou comprar peças que estão na moda e esquecer de se desfazer delas depois que a moda passa, mesmo sabendo que você não vai mais usá-la…
Também pode acontecer de aquela roupa que já fez muito sentido um dia, simplesmente não combinar mais com você e o seu estilo pessoal e agora ficar paradinha no fundo do guarda-roupas.
Essa revisão do guarda-roupas é importante pra isso: lembrar do que está parado lá dentro e fazer o seu guarda-roupas funcionar melhor, e evitar não perder tempo escolhendo o que vestir! Eu falei sobre como um guarda-roupas organizado pode ajudar no seu estilo pessoal e essa leitura pode complementar a leitura desse texto de hoje!
4- Não compre roupas que não rendam pelo menos 3 looks diferentes
Essa regra é um conceito que eu treino com a cliente da consultoria de estilo no dia de compras e no dia da montagem de looks (eu falei mais sobre as etapas da consultoria de estilo aqui), pra aumentar o repertório dela com cada peça, e lembrar disso vai fazer você só comprar o que vai render com o que você já tem.
Não adianta ter um monte de peças interessantes se você só pode usar de um jeito específico, seja por causa da cor, estilo, modelagem ou estampa dela (ou situação que pode usá-la). Isso faz você pensar que precisa de mais roupas, e perder tempo lembrando como usou da última vez e como pode usar agora, parada na frente do guarda-roupas com as portas abertas.
Um jeito de não perder tempo escolhendo o que vestir é ter só peças que facilitam a sua vida, principalmente lutando contra o sono e o relógio pra não se atrasar de manhã, por exemplo, que pode fazer você escolher sempre as mesmas combinações sempre. Reconhece esse padrão?
Nesse vídeo eu mostro o desafio “1 calça 30 looks” que eu fiz no Instagram pra mostrar que é possível versatilizar qualquer peça e usar de várias formas diferentes!
Eu já fiz esses desafios outras vezes e sempre mostro o resultado da multiplicação de looks com as minhas clientes lá no instagram, mas esse post de 2016 mostra que eu já faço isso há muito tempo e que pra você não perder tempo escolhendo o que vestir não precisa usar só peças de cores neutras, se a colorida funciona pro seu estilo pessoal!
5- Deixe todas as peças à mostra
No seu armário tem uma pilha com as blusinhas de malha, outra com as de linha, outra com as pólos… e você nunca pega as que estão embaixo, pra não desarrumar tudo… Usa, lava, passa, coloca em cima de novo e usa as que estão em cima de novo. Ou pendura várias peças no mesmo cabide e na correria, sempre pega a que está em cima e nem lembra mais o que tem embaixo.
Não perder tempo escolhendo o que vestir também é sobre criar estratégias pra economizar esse tempo sem prejudicar o seu estilo pessoal!
O ideal é fazer um “rodízio” com as peças que ficam dobradas, e colocar as que foram usadas recentemente mais pra baixo, pra você usar agora as que não usou recentemente, e pendurar uma peça em cada cabide, e não perder tempo escolhendo o que vestir porque você vai conseguir visualizar tudo que tem de forma mais rápida.
Benefícios de não ter um guarda-roupas lotado
Pode parecer um problema “normal”, já que a maioria das mulheres comenta que “não tem o que vestir” mesmo tendo um guarda-roupas lotado, mas a verdade é que você pode ter poucas peças que você usa, que te valorizam e que facilitam a sua rotina. Isso traz muitos benefícios:
- Não perder tempo escolhendo o que vestir pode te garantir alguns minutinhos a mais de sono. O ideal é decidir o que vai usar na noite anterior, mas se você for fazer isso pela manhã, é só olhar a previsão do tempo, lembrar dos compromissos do dia e se vestir.
- Eleva a sua autoestima, já que todas as suas roupas te deixam bonita e funcionam pro seu corpo;
- Te faz se sentir mais segura, sabendo que qualquer coisa que vestir vai ser adequado.
- Vai te fazer economizar, porque você lembrar de roupas que nem sabia que tinha e ver que, mesmo tirando aquelas peças que não combinavam com você, sobrou o suficiente pra você ficar um bom tempo sem repetir coordenações.
Eu falo muito sobre o trabalho desenvolvido com as clientes da consultoria de estilo lá no meu instagram, o que também inclui outras dicas para não perder tempo escolhendo o que vestir. Me segue lá, e se você precisar da minha ajuda profissional para fazer isso, me manda uma mensagem por aqui!