Search
Close this search box.
armário cápsula

Como montar um armário cápsula?

O armário cápsula ainda está na moda, e como eu sou consultora de estilo desde 2014, de vez em quando clientes me procuram para ajudar a transformar o seu guarda-roupas numa coisa mais minimalista.

Mas, antes de explicar como montar um armário cápsula e quantas peças ter, vou te contar qual é o conceito de armário cápsula pra você descobrir se serve pra você e se você conseguirá fazer isso sozinha ou se vai precisar da minha ajuda, já que não é só sobre ter poucas peças – elas precisam funcionar entre si também, e ser coerente com o seu estilo pessoal, né?

Quem precisa de um armário cápsula?

As pessoas são diferentes, e ao mesmo tempo que existem pessoas que “precisam” de muitas roupas e que odeiam a ideia de repetir looks com frequência (ou não tem tanta criatividade ou tempo para pensar em possibilidades diferentes), existem aquelas que pensam em ter um estilo mais minimalista, não apenas em moda, mas como um estilo de vida, mantendo apenas o mínimo necessário para viver em casa.

Assim como as pessoas percebem que em alguns momentos específicos da sua vida vão precisar fazer uma consultoria de estilo, isso também acontece com a necessidade de ter um armário cápsula. É uma necessidade que vem da insatisfação com o guarda-roupas que a pessoa tem, com o fato de perder muito tempo decidindo o que vestir, de gastar muito dinheiro com roupa, ou simplesmente por filosofia de vida.

nada pra vestir - como montar um armário cápsula

Esse guarda-roupas novo não precisa necessariamente ser construído com novas peças, mas sim a partir de um novo olhar para as peças que você tem, e essa base vai te mostrar se vai precisar ir ás compras ou não, e o que você precisa comprar pra fazer o que você já tem funcionar.

Quais são os benefícios de ter um armário cápsula

Se você quer ter um armário cápsula, mas não sabe ainda se realmente vai trazer os benefícios que você precisa para eliminar os problemas que você tem com o seu guarda-roupas e a forma como você se relaciona com ele, veja a lista que eu trouxe pra te ajudar a decidir:

1- Aproveitar melhor as peças que você já tem

Às vezes, ter muitas roupas no guarda-roupas dificulta você visualizar tudo que tem e a pensar em novas coordenações diferentes com cada peça. Quando você tem menos peças (por necessidade ou por escolha), você se esforça um pouco mais pra versatilizar o que tem, usando todas as peças de formas diferentes, pra não se cansar delas.

Na foto abaixo, eu sugeri que essa cliente da consultoria de estilo online lá de Salvador / BA usasse o kimono como blusa, e pela carinha dela, dá pra ver que ela gostou, né?

como funciona a consultoria de estilo - montagem de looks

Pra considerar que o seu guarda-roupas tem uma boa quantidade de looks, o ideal é que essa proporção seja de 5×1, ou seja, você conseguir combinar cada peça de cima com pelo menos 5 peças de baixo.

2- Economizar

O armário cápsula é uma forma de economizar, já que você não vai comprar roupas novas – tanto por falta de espaço, quanto por fisolofia de vida, ou por sentir falta de nada novo. Isso acontece porque ao aprender a multiplicar as suas roupas, você vai perceber que precisa de menos peças mesmo.

Eu sempre falo sobre isso lá no meu instagram sobre a consultoria de estilo em geral, que te dá mais repertório e segurança, eliminando essa necessidade de ter novas peças o tempo todo.

3- Organizar e otimizar o espaço do seu guarda-roupa

Se estamos em pleno Verão (Rio 50ºC), você não precisa manter os casacões e sobretudos à vista, né? É claro que isso faz mais sentido para quem mora onde tem as estações do ano bem definidas (como a minha cliente da consultoria de estilo online que mora no Japão e tinha só 2 portas de guarda-roupas – e mesmo precisando de roupas de inverno bem volumosas, por causa do frio extremo, precisava ter poucas peças por causa do espaço limitado), e por isso essas pessoas precisam mais de um armário cápsula do que a gente que não mora num lugar onde as temperaturas não variem muito. Por isso a moda começou lá na Europa!

guarda-roupas da cliente da consultoria de estilo

Ainda assim, ter um armário cápsula deixa o seu espaço mais organizado e funcional, porque vai ter só o que for coerente com o seu estilo pessoal e o que faz sentido na sua rotina (seja durante uma estação do ano, como as européias fazem ou durante a vida toda)!

4- Ter menos dificuldade para decidir o que usar

O armário cápsula vai funcionar como a sua mala em uma viagem (eu falo sobre o que levar na mala na viagem de verão). Você só tem aquelas opções de peças, e vai precisar pensar em looks diferentes para usar as peças que tem. Eu expliquei nesse outro texto aqui que a mala é um armário cápsula porque fiz essa comparação pra uma cliente, e acho que vale a pena ler pra complementar esse texto de hoje!

mala é um armário cápsula - mala para viagem curta

É importante dizer que conseguir criar muitos looks com cada peça que você tem no guarda-roupas não funciona pra todo mundo, porque nem todo mundo tem essa demanda ou segura tanta criatividade nos looks, e tá tudo bem se você não topar colocar o vestido pra dentro da calça pra ele funcionar como uma blusa, ok? Isso é só pra quem não quer usar sempre as mesmas combinações de peças, mas quem faz do minimalismo uma filosofia de vida geralmente não vai sentir essa necessidade!

Antes de eu me formar consultora de estilo eu acompanhava muito o blog “Um ano sem Zara”, que era sobre criar novas possibilidades com as roupas que a Joanna Moura já tinha no guarda-roupas para conseguir ficar sem comprar roupas e sair do negativo. Na foto abaixo, 5 looks com a mesma jaqueta:

guarda-roupas versátil - um ano sem zara

Durante o ano todo ela montava o look e postava no blog com os seus pensamentos e sensações sobre aquele look do dia, e nem sempre ela gostava do resultado final. Foi um exercício de autoconhecimento importante e ela conseguiu chegar no seu objetivo. Ela tinha MUITA roupa, mas ainda assim, sempre tinha a sensação de não ter o que vestir, e isso mostra que é mais sobre como a gente se relaciona com o guarda-roupas do que sobre a quantidade de peças que a gente tem!

Anos depois, ela lançou o livro “E se eu parasse de comprar”, que eu indico muito – especialmente se você quer ter um armário cápsula! Clica nesse link pra comprar na Amazon!

5- Usar só peças que ama muito

Isso deveria ser uma regra para o guarda-roupas de todo mundo! Aliás, que tal experimentar comprar o que você realmente amou e vai usar muito e sempre, ao invés de comprar pra ter um guarda-roupas lotado de coisas que são “mais ou menos legais”? É possível ter esse guarda-roupas, e eu posso te ajudar com a consultoria de estilo!! Me manda uma mensagem por aqui que eu te explico como funciona!

Quantas peças precisa ter um armário cápsula?

Não existe um número certo para você montar o seu armário cápsula, e nem um número que funcione pra todo mundo!

Tem quem faça com 37 peças (que foi a quantidade de peças que a pessoa que “criou” o armário cápsula resolveu manter no guarda-roupas), tem quem faça com 45, tem quem faça com 20. A quantidade de peças vai depender do seu estilo, do tempo que pretende usar essas peças (uma estação, um ano ou a vida toda), do seu autoconhecimento, do seu repertório e das suas possibilidades, que também dependem do seu nível de criatividade e desprendimento, já que você vai repetir essas mesmas roupas durante algum tempo.

Na imagem abaixo vemos o exemplo de um armário cápsula de verão, que tem 30 looks feitos com apenas 13 peças.

armário cápsula tem quantas peças

Ficar um mês sem repetir um look é bom pra você, ou você preferia ficar mais tempo? Você usaria todos os 30 looks que essas mesmas 13 peças rendeu pra ela? Entende porque esse número vai variar de pessoa pra pessoa?

Armário cápsula é um exercício de autoconhecimento

Não dá pra fazer um armário cápsula sem se conhecer e nem entender o seu estilo pessoal. Eu já falei aqui que eu não trabalho com os sete estilos universais na minha consultoria de estilo, e ao descobrir as prioridades de cada cliente, eu consigo entender se aquela peça vai render um look só, e se vai render 5 ou 10 looks.

E tanto na mala quanto no armário cápsula, você pode ter uma peça que só use do mesmo jeito sempre, desde que ela faça sentido e seja coerente com o seu estilo e com quem você é. Mas você só consegue lidar bem com isso entendendo quem é você e quais são as suas prioridades!

Como fazer um armário cápsula?

Assim como acontece quando você vai fazer uma mala de viagem, você precisa considerar a sua rotina durante o período que vai estar usando apenas as peças do armário cápsula. Você costuma sair pouco à noite ou toda sexta e sábado está na balada? Trabalha de uniforme ou usa as suas roupas para trabalhar?

É importante também considerar o clima e a estação de onde você mora. O verão aqui no Rio é diferente do verão de Santa Catarina. Se eu for fazer o meu armário cápsula no verão, sei que não vou precisar deixar nenhum casaquinho ou calça comprida à vista, mas quem mora em Santa Catarina talvez precise.

Defina uma paleta de cores. Isso vai facilitar na hora de comprar peças novas, separar o que vai fazer parte do armário cápsula e a coordenar as peças, tdando mais opções. Eu já ensinei como combinar cores usando o círculo cromático nesse outro texto.

organizar o guarda-roupas por cores

Na hora de separar as peças, exercite a criatividade e  lembre-se que se uma peça que você AMA só combina com uma outra das suas peças favoritas, ela não deve estar no seu armário cápsula.

Inclua peças básicas e/ou neutras, porque elas combinam com tudo, né? ♥

Se eu fizesse um armário cápsula, eu conseguiria escolher poucas peças do meu armário e ter muitas possibilidades, porque eu conheço o meu estilo e as minhas prioridades. E eu posso te ajudar a buscar o seu autoconhecimento através da consultoria de estilo, pra você saber o que você gosta, o que é indispensável no seu dia-a-dia e com o que você conseguiria viver sem. Basta entrar em contato por aqui.

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!