Vestindo Autoestima

Etapas da consultoria de estilo

Desde que eu comecei a trabalhar como consultora de estilo,  a maioria das clientes contrata o serviço completo, mas todas as etapas da consultoria de estilo podem ser feitas separadamente também.

A metodologia do trabalho é sempre baseada em quem a cliente é, no estilo e das demandas da cliente, e eu defendo que não existe feio x bonito e nem o que é certo x errado, e sim o que é adequado ou não, o que faz sentido ou não para que a cliente seja vista como ela gostaria de ser vista.

Não há julgamento e nem interferência do meu estilo ou gosto pessoal, coisa que eu aprendi na minha formação como Psicóloga e que serve para me fazer uma consultora de estilo mais empática (segundo o feedback das minhas clientes)!

Pra entender melhor, vou explicar as 7 etapas da consultoria de estilo pessoal abaixo:

Quais são as etapas da consultoria de estilo?

Como eu falei, o meu atendimento é presencial aqui no Rio de Janeiro e online pro mundo todo, e hoje eu vou explicar como acontecem as etapas da consultoria de estilo presencial. Para saber como funciona a consultoria de estilo online (que tem as mesmas etapas), veja nesse texto.

Etapa 1: Conhecendo a cliente

O primeiro encontro é quando eu começo a conhecer a cliente. Ela responde a um questionário falando sobre a sua rotina, como vê o seu corpo, como gostaria que as pessoas a vissem, a imagem que ela acredita que passa através das roupas que usa, como é o seu guarda-roupas, o que ela gosta ou usa de moda e mais um monte de perguntas que vão me dar o material mais importante do processo: quem a cliente é!

Além disso, tem um exercício de referências para eu ver o que ela considera bonito e feio, o que faz o olhinho dela brilhar, o que ela considera confortável, elegante, sexy, vulgar, esses conceitos que são muito individuais, e que precisam estar bem claros pra mim na hora de encaixar as peças desse quebra-cabeças!

Etapas da consultoria de estilo

Nessa etapa de pesquisas a gente também vê o guarda-roupas dela, pra conhecer as suas escolhas, o que ela usa em cada situação, e as peças que ela não consegue usar por não saber coordenar ou por qualquer outro motivo. Isso tudo ajuda a descobrir as prioridades de alma e de vida da cliente, que eu explico nesse outro texto.

Desde 2014 todas as minhas clientes da consultoria de estilo foram “pessoas normais”, com empregos, guarda-roupas e rotinas normais. Apesar de a gente saber que a maioria dos famosos tem uma personal stylist (que é o mesmo que consultora de estilo), esse serviço não é unicamente para quem vive da sua imagem, e sim para quem precisa se vestir todos os dias, ou seja, é um serviço pra todo mundo!

Etapa 2: Análise de coloração pessoal e análise de silhueta

A análise de coloração pessoal é um serviço que descobre as nossas cores, as cores que deixam a gente mais bonita, por causa da harmonia, ajudando a disfarçar nossas pequenas “imperfeições” no rosto, como marcas de expressão, rugas, espinhas, manchas, olheiras e economizando um tempão que a gente gastaria fazendo a maquiagem, já que isso tudo fica bem amenizado com a cor certa! Considerando que cor é o elemento que mais chama atenção num look, o uso da cor errada pode ser bem prejudicial!

Das etapas da consultoria de estilo, essa é a que eu mais faço separadamente, tanto presencial quanto a análise de coloração pessoal online.

Foto de 2015, fazendo a análise de coloração pessoal da Nanda da @duplacarioca

Depois que eu faço a análise, eu envio um material ilustrado pra ela entender a cartela de coloração pessoal e saber como usar as cores a favor dela. Esse material tem quase 50 páginas, e quem faz a análise de coloração pessoal online também recebe!

Desde 2019 eu não faço mais a análise de silhueta na consultoria de estilo, porque passei a ver outras informações como mais importantes que as medidas do corpo. A sensação da cliente e o que ela gosta ou não, por exemplo, faz muito mais sentido!

Isso significa que eu vou ajudar a cliente a disfarçar o que ela não gosta muito na silhueta, mas que eu acredito mais em vestir a pessoa do que só cobrir esse corpo.

Mas, quando a análise de silhueta ainda era uma das minhas etapas da consultoria de estilo, eu já não fazia um diagnóstico do tipo “seu corpo é tipo triângulo invertido”, por exemplo, porque eu acredito, de verdade, que não existe uma fórmula única para cada tipo de corpo.

Enquanto uma mulher com bumbum e quadris avantajados gostam e querem valorizar essa parte do corpo, outra com a mesma característica pode odiar e querer disfarçar. Falei sobre isso nesse post lá no meu instagram também:

Então, por isso, o trabalho é feito em cima do que a cliente pensa sobre o corpo dela, baseado no que ela gosta mais e no que ela gosta menos, no que é uma questão pra ela ou não, pra gente definir pra onde a gente vai chamar mais atenção, escolhendo o tecido, modelagem, estampa e cor que vai destacar a parte do corpo que ela mais gosta.

Etapa 3: Apresentação da proposta de identidade visual

A proposta de identidade visual é uma das etapas da consultoria de estilo com mais teoria e conteúdo, porque é quando eu mostro que entendi quem a ciente é e mostro qual é o meu plano de ação pra ela.

Na proposta de identidade visual tem informação sobre qual é a melhor escolha em tecido, caimento, modelagem, cor, opções de decote, modelo de calça, comprimento do blazer, opções de sapato e acessórios, truques de estilo e de silhueta e uma sugestão de peças pra ela comprar (durante a consultoria de estilo e depois, também!).

É um material todo bem ilustrado, pra ela conseguir visualizar essa nova identidade visual dela, como vai ser pós consultoria de estilo. Pra ter essa identificação, também uso foto de pessoas com o tipo físico parecido com o da cliente (especialmente se ela tiver alguma demanda específica, como disfarçar a barriga, por exemplo), pra ela saber que a peça vai funcionar no corpo dela – e não só no corpo da modelo que posou pra campanha da loja!

Etapa 4: Revitalização de guarda-roupas

Revitalizar é dar nova vida, e o foco dessa etapa é nas roupas que ficam na vida da cliente (e não no que a gente vai tirar porque não funciona mais ou não faz mais sentido), que sejam coerentes com quem ela é e com as suas prioridades, para que elas possam facilitar a rotina e falar bem de quem ela é. Nessa etapa a gente:

Aqui a cliente entende que ter menos peças que funcionem vale mais que ter um guarda-roupas lotado de peças que não funcionam ou que restringem as suas possibilidades. Acaba aquela sensação de não ter nada pra vestir tendo um monte de roupas, sabe?

Se a rotina dela tem muito trabalho e pouca balada, o guarda-roupas dela precisa ser coerente e ter muitas possibilidades de roupas de trabalho e menos para a balada. Não faz sentido ter peças de frio só porque você acha bonito, se você morar num lugar que não tem temperaturas mais baixas, ou tenha uma gaveta de roupas de ginástica se não existe uma rotina de treino, lembrando que quanto mais versátil / menos setorizado for o guarda-roupas, melhor.

Quando você consegue usar as mesmas peças em situações diferentes, você vai precisar de menos peças no guarda-roupas (e economizar, já que a criatividade pode te livrar do consumismo).

Etapa 5: Experiência de lojas

Finalizando as etapas da consultoria de estilo, tem a etapa que a gente vai ao shopping, mas que não é chamada de “etapa de compras” porque nem sempre a cliente precisa ou quer comprar alguma coisa, mas é importante que ela aprenda a comprar, a saber analisar tecido, caimento, acabamentos, cores (e combinação de cores) e a calcular o custo x benefício das peças.

Nessa etapa de personal shopper eu faço uma pesquisa rigorosa entre as lojas, para saber onde eu posso encontrar as peças que ela precisa, e faço essa curadoria no shopping antes de ela chegar, e peço às vendedoras para separar tudo que ela precisa experimentar comigo.

Quando ela chega pra me encontrar, já está tudo separadinho em cada loja, no tamanho dela, nas cores que a valorizam, no tecido que ela gosta ou que funcione nas demandas dela, no melhor caimento e modelagem para o seu corpo.

Dentro das etapas da consultoria de estilo, essa é a que, mais diretamente influencia na economia – de grana e de tempo! O serviço de personal shopper também pode ser feito separadamente, pra um evento específico, viagens, ou pra otimizar o seu guarda-roupas.

E aí, no provador, eu mostro pra ela na etiqueta tudo que precisa considerar na hora da compra, vê se o caimento funciona, se ela se sente bem com a roupa, a gente avalia o custo x benefício da peça, e pensa juntas nas possibilidades de coordenação que a peça vai render com o que ela já tem no guarda-roupas, pra só depois decidir se a compra vale a pena ou não.

Etapa 6: Montagem de looks

A montagem de looks é a última etapa da consultoria de estilo e é quando a gente junta o que ela já tinha no guarda-roupas (principalmente o que ela não conseguia fazer funcionar) com as peças que ela comprou na etapa de lojas, para montar pelo menos 40 looks com coordenações diferentes das que ela costumava usar antes de me contratar, de acordo com o estilo, cores, silhueta, e demandas dela – que eu apresentei na proposta de identidade visual.

Pra essa cliente aqui, por exemplo, ela queria usar mix de estampas no trabalho, pra parecer mais criativa, por causa do cargo dela, mas sem parecer muito jovem.

Abaixo, foto do dia de montagem de looks online com duas clientes da Bahia, experimentando o uso de acessórios!

Cada look é fotografado, pra servir de guia e inspiração para looks futuros, e depois é enviado por email com a lição de cada look, explicando porque ele funcionou pra ela, pra virar um guia de novos looks!

Aqui embaixo, mostro alguns looks da montagem de looks de uma cliente da consultoria de estilo online com as sugestões de acordo com a proposta de identidade visual.

Na consultoria de estilo online também acontece todas essas mesmas etapas da consultoria de estilo, e nesse outro texto eu explico melhor como é!

Se quiser saber valores e mais informações, me mande um email: priscila@vestindoautoestima.com.br ou entre em contato por aqui 🙂

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