Essa semana eu recebi dois emails com pedido de orçamento bem específico: as duas mulheres queriam conhecer o seu estilo e fazer a análise de silhueta. Para as duas eu falei a mesma coisa, que eu vivo falando lá no instagram, mas não tinha falado diretamente aqui: Eu não faço análise de silhueta – pelo menos não do jeito tradicional, com fita métrica e nomenclatura genérica (aquela que diz se seu corpo é tipo pêra, triângulo ou ampulheta, sabe?).
O que é a análise de silhueta?
Quando eu comecei a trabalhar em consultoria de imagem e estilo, em 2014, existia uma etapa específica para a análise de silhueta, que era para descobrir as proporções do corpo da cliente, ou seja, saber qual era o tipo de corpo dela.
No meu processo da consultoria eu me preocupo mais com a forma como a cliente se vê e se sente, assim como com o que ela gosta ou não do corpo dela, do que em saber ou definir o tipo de corpo dela, que é apenas uma informação, e eu explico porque.
Tipo de corpo x imagem corporal
Eu vou usar o meu próprio exemplo pra explicar porque é melhor pensar na imagem corporal do que no tipo de corpo: eu tenho o peito pequeno e isso já foi um problema pra mim na adolescência. Já pensei em usar silicone, já tive complexo, já mexeu muito com a minha autoestima, mas já tem algum tempo que eu gosto dessa característica e acho bem bonito.
Se eu não considerar o que eu gosto e sim o meu tipo de corpo, é provável que busque por soluções na internet ou com profissionais (como essas 2 pessoas me procuraram) para saber uma regra generalizada para pessoas que têm a mesma característica que a minha. Uma vez eu fui comprar sutiã e pedi um modelo triângulo, todo de renda e sem bojo (porque eu não uso sutiã com bojo) e a vendedora sugeriu um com bojo porque era o melhor sutiã pra peito pequeno.
O mesmo acontece quando você leva em consideração que tem o corpo ampulheta sem parar pra pensar que gosta de ter o quadril largo, e por isso não faria sentido nenhum usar uma calça jeans reta, que vai deixar a sua silhueta mais reta ao invés de ressaltar o seu quadril.
Também tenho um texto falando sobre a melhor calça jeans pra cada tipo de corpo dentro da minha metodologia de trabalho, ou seja, sem fazer a análise de silhueta e sim pensando no que a cliente quer ter como resultado visual da imagem corporal dela.
A mesma modelagem de calça numa mulher que gosta de ter o quadril largo vai ter o mesmo resultado que no corpo de uma mulher que quer disfarçar o quadril largo. Entende?
Como é a minha análise de silhueta?
No meu trabalho, o que eu chamo de análise de silhueta não tem nomenclatura de tipo de corpo (não vamos descobrir se o seu corpo é pera, ampulheta ou triângulo, por exemplo) e nem fita métrica.
A gente vai falar do seu corpo no questionário e você vai trazer pra mim o que é uma questão e o que não é um problema.
- Você tem barriga e não é um problema pra você? Eu posso te sugerir um cropped, se fizer sentido pro seu estilo.
- Tem a perna fina mas não quer parecer magra demais? Vou te explicar que a calça skinny não é a melhor opção.
- O seu peito é pequeno mas não quer parecer ter mais volume? Nada de sutiã com bojo ou blusas com babados e biquínis estampados!
Olha o look dessa cliente plus size que fez o serviço de malas inteligentes pra uma viagem internacional, com mix de estampas e cropped pra se sentir gata sem cagação de regras. Tem o feedback dela nos comentários e é lindão, clica pra ler!
Já essa outra cliente da consultoria de imagem e estilo tinha colocado silicone, mas tinha o desejo de fazer com que os seios parecessem menor nas roupas / não chamasse tanto a atenção, porque além de ter ficado maior do que ela gostaria, ela tinha um trabalho mais formal e com muitos homens, e isso era uma preocupação dela.
Nas fotos, eu mostro a diferença visual entre usar um colar com mais peso visual / informação perto dos seios e usar um colar mais comprido, que chama a atenção pra barriga ou um mais curto, todos causando uma ilusão de ótica que ela gostaria. Consegue ver a diferença?
Conclusão
Eu não faço a análise de silhueta tradicional, não vou te dizer qual o seu tipo de corpo (a não ser que você tenha curiosidade e me pergunte), mas vamos mexer no efeito visual do seu corpo de acordo com os seus desejos de imagem, valorizando o que você gosta e disfarçando o que te incomoda, que é o mais importante.
Eu já falei sobre tudo isso nesse post aqui, lá no instagram:
Essa análise de silhueta com nomenclatura de tipo de corpo que muitas consultoras de imagem e estilo ainda usam já está ultrapassada! Além disso, nem toda mulher quer parecer mais magra, nem toda mulher quer alongar a silhueta ou disfarçar as suas curvas.
Saber as técnicas pro seu corpo ficar mais bonito de acordo com o que você acha que é o ideal é mais importante que saber regras genéricas. Entende? É nisso que eu acredito!
Se você se identificou com o meu jeito de fazer consultoria de imagem e estilo e quer ser minha cliente, me manda uma mensagem por aqui!