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toda hora uma tendência de moda diferente

Já viu a nova tendência de moda?

Não é porque eu trabalho como consultora de imagem e estilo que eu apoio comprar tudo que está na moda, especialmente porque toda hora uma tendência de moda nova é criada no mundo.

Na verdade, talvez eu não apoie esse consumismo todo justamente por ser consultora de imagem e estilo desde 2014 e estudar sempre sobre consumo consciente e o quanto o nosso planeta está sofrendo as consequências de criarem toda hora uma tendência de moda.

Pra que tanta tendência de moda?

Apesar de não ser segredo pra ninguém, é importante eu deixar registrado aqui, para o caso de algum desavisado (ou ingênuo) realmente não saber essa resposta: Toda hora uma tendência de moda nova é criada pra manter as pessoas gastando dinheiro pra estarem na moda.

Em paralelo a isso, a gente vê marcas de fast fashion como a Shein vendendo cada vez mais, tornando todas as tendências acessíveis sim, mas em peças numa qualidade que não duraria mais do que o tempo que esse item estivesse na moda.

Pra onde vão essas roupas depois que saem do nosso guarda-roupas?

Se a maioria das pessoas quer estar na moda e compra roupas baratas e de péssima qualidade para conseguir acompanhar a moda, que tem uma tendência de moda a cada estação, a maioria dessas peças vai do guarda-roupas direto para o lixo.

Esse aqui é o lixão do Deserto do Atacama, que há 15 anos recebe toneladas de resíduos têxteis, ou seja, sobra das marcas e roupa que a gente se desfaz e não dá pra vender e nem doar (porque não está em bom estado de uso), ou que a gente doa e a pessoa se desfaz da peça depois, sabe? O espaço ocupado pelo descarte têxtil é tão grande que dá pra ver do espaço!!!

descarte textil no deserto do Atacama

Além da grande quantidade de lixo, o outro fator alarmante é que grande parte desse lixo têxtil é feito de poliéster, que é a fibra mais usada pela indústria têxtil, e por ser sintética, leva cerca de 200 anos para se desintegrar!

Sai “Quiet Luxury” e “Clean Girl” e entra a “Mob Wife Aesthetic”

Se você consome conteúdo de moda sabe que essas últimas tendências de moda incentivavam o minimalismo e a elegância das peças neutras e clássicas, enquanto a Mob Wife Aesthetic (que é algo como “estética de mulher de mafioso italiano”) tem excesso de acessórios dourados, peças mais ousadas e sensuais, e itens na estampa de oncinha!

Vale a pena ler esse texto aqui, que eu expliquei porque o Quiet Luxury não era uma tendência de moda, pra complementar essa leitura e entender porque as pessoas seguem o que a moda dita!

quiet luxury

E no meio dessas tendências teve também o Barbiecore, a tendência de moda que primeiro encheu os guarda-roupas de peças rosas, e agora vai encher os lixões no mundo todo com essa cor.

Tendência de moda Barbiecore

E aí, a cada nova tendência de moda, um novo guarda-roupas é construído praticamente do zero (tanto por causa do estilo das peças, quanto por causa da qualidade das peças, que afeta a durabilidade delas).

E as pessoas continuam gastando todo o seu dinheiro para se parecerem com os outros, pra usar o que está todo mundo usando, ao invés de descobrir o seu próprio estilo pessoal!

O que a gente pode fazer?

A resposta é simples, ainda que na prática, não seja tão simples assim (mas, ainda assim, possível): A gente pode consumir de forma mais consciente para diminuir o nosso impacto nesse processo.

Que tal comprar só as peças da tendência de moda que realmente faz sentido pra você e pro seu estilo? Não sabe que peças são essas? Me manda uma mensagem por aqui, que eu te ajudo com a consultoria de imagem e estilo!

Evitar comprar só pelo preço (mesmo em brechó!) também é uma forma de ajudar. Comprar menos peças de poliéster também.

poliéster

Lá no meu instagram eu sempre falo sobre consumo consciente, sobre os tipos de tecido, estilo pessoal e ensino como comprar melhor. Me segue lá também!

Nesse post abaixo eu estava falando sobre o destino das peças doadas em mal estado de conservação – que é uma coisa que a gente também pode deixar de fazer, em respeito a quem precisa, e ao Planeta. Clica pra ver:

O que as marcas podem fazer?

É claro que as empresas de moda são as maiores responsáveis por isso, e também são elas que podem fazer a maior parte das coisas que resolverão (ou pelo menos diminuirão) esse problema. Mas sabe por que elas não fazem? Porque as pessoas compram o que estiver à venda, e eles querem vender.

As marcas que se preocupam com o meio ambiente (ou fingem, fazendo greenwashing), usam materiais mais ecológicos e/ou biodegradáveis, já pensando no descarte, e algumas grandes marcas e lojas de departamento recebem roupas que você não quer mais e reciclam o que é possível, e descartam o resto da forma correta.

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Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!