Vestindo Autoestima

Marcas de mulheres negras que você precisa conhecer

Novembro é o mês da consciência negra e para apoiar o movimento que está sendo chamado de “Novembro Negro”, eu trouxe uma lista com quase 20 marcas de mulheres negras para você conhecer e comprar, apoiando não só o pequeno empreendedor, quanto mulheres e a cultura afro brasileira.

Quem me segue lá no instagram sabe que eu sempre apoio o trabalho de pequenos empreendedores e especialmente marcas de mulheres, e falar de marcas de mulheres negras já era um desejo antigo, que estou colocando em prática para ajudar no empoderamento dessas mulheres.

Lista de marcas de mulheres negras que você precisa conhecer

Abaixo está a relação de quase 20 marcas de mulheres negras que você deve conhecer, com os seus perfis no instagram ou site.

África Arte

Foi a primeira marca de roupas africanas que eu conheci, num evento aqui no Rio, em 2018, e tem foto minha com o casal senegalês que cria e administra a marca: Sokhna e seu esposo Mamour.

marcas de mulheres negras - África Arte RJ

Dresscoração

São roupas e acessórios com afrobrasilidade que inspiram, ensinam e unem ancestralidade ao contemporâneo. Autorais, todas as peças são desenvolvidas pela artista Loo Nascimento através de uma minuciosa pesquisa e garimpo de referências.

Iloostre

Os principais indícios da influência africana na joalheria afro-brasileira encontram-se nas ~ JÓIAS CRIOULAS ~ produzidas por grupos negros vindos de diversos pontos de África, mesclando seus saberes tecnológicos com suas sensibilidades estéticas para recriar aqui suas linguagens de matrizes ancestrais.

JÓIAS DE NEGONA @iloostre foram inspiradas na beleza e riqueza ancestral das ~ JÓIAS CRIOULAS ~ mais do que meros adereços elas possuem historicamente caráter socioeconômico e de resistência à escravidão.

Ateliê Maria Chantal

Leva o nome da sua idealizadora e estilista, e também é um espaço para oficinas.

Afrobeach Brasil

Marca carioca de moda praia, com peças bem interessantes!!

Zâmbia

Criada em outubro de 2017, pela designer de moda Vívian Ramos, a Zâmbia tem peças confeccionadas manualmente, pela designer e por artesãos da baixada fluminense, bordadeiras, costureiras, crocheteiras e outros profissionais que estiveram fora do mercado de trabalho, ou viram sua demanda de trabalho diminuir significativamente.

Ateliê Xongani

Uma marca com peças pra família toda! Eu fiquei encantada com esse conjunto de turbante e máscara e esse pijama (siiiiiim, pijama!!!) maravilhosos:

Ateliê Ms Vee

Eu fiquei positivamente impactada por esse colar de macramê, e a marca também vende roupas multifuncionais. Adoro!

Jal Vieira Brand

Jal Vieira está sendo considerada uma das estilistas negras mais promissoras da atualidade, e é a única mulher participando da célula preta, projeto da Casa dos Criadores, que nasceu com o movimento Black Lives Matter para fortalecer estilistas negros.

Angela Brito

Criada pela estilista Angela Brito, natural de Cabo Verde e moradora do Rio de Janeiro em 2014, suas coleções são numa pegada minimalista cheia de originalidade e itens elegantes e diferentões!

Verkko

Outra marca carioca, que já está anunciando a coleção nova no instagram. Vale a pena ficar de olho!

Adriana Meira Atelier

Quem gosta de exclusividade vai amar as roupas feitas sob encomenda pelas mãos da baiana Adriana Meira. As estampas das saias, blusas, jaquetas e vestidos são maravilhosas!

370 oficial

A marca de roupas confortáveis e sustentáveis feita por 3 mulheres negras da mesma família foi um grande achado e é uma das minhas favoritas da lista! Tem numeração do P ao XGG!

Negrif

Não dá pra ter uma lista de moda afro brasileira sem uma marca da Bahia, né?

Baobá Brasil

Marca de moda africana urbana que fica aqui do ladinho de casa. Fui conhecer pessoalmente em 2021 e mostrei um pouco sobre o que eu vi lá no instagram:

Curiosidade: Baobá, o nome escolhido para a etiqueta, é uma árvore africana que representa o conhecimento ancestral e pode viver até 6 mil anos.

Azulerde

A marca de acessórios, fundada pela pernambucana Karla Batista em 2015, tem a maioria de sua produção feita a partir do upcycling, reaproveitando resíduos sólidos coletados no Recife.

Nesse texto aqui eu indiquei uma lista de blogueiras negras de moda para você seguir também!

Se você souber de mais marcas de mulheres negras, me indique nos comentários ou lá no meu instagram! Vamos aumentar essa lista!

Sair da versão mobile