Eu adoro usar tricô e uso esse tipo de peça desde criança, quando a minha mãe tricotava as minhas roupas de frio, mas agora que eu compro as minhas peças e ensino as minhas clientes da consultoria de estilo a comprarem as dela, é importante saber o que observar nas peças, qual a melhor pro seu estilo e pra cada tipo de temperatura (dá pra usar tricô no calor também!) e por isso vou te ensinar como escolher o melhor tipo de tricô pra você!
Eu já expliquei nesse outro texto aqui que tecido é diferente de fibras, e essa informação é super importante pra você saber como escolher o melhor tipo de tricô, já que isso vai influenciar diretamente na forma como você vai se sentir fisicamente (conforto e sensação térmica), quanto no resultado final do look (as fibras dão um acabamento diferente à textura e um caimento diferente) e também na sua rotina (por causa do jeito de cuidar das peças – que eu também vou explicar hoje).
O tricô ou tricot é feito através do tricotar de fios (que podem ser feitos com vários tipos de composição de fibras), tanto à mão quanto nas máquinas, que permitiram a produção das peças, que antes eram feitas apenas artesanalmente, em maior escala, possibilitando que a gente compre o melhor tipo de tricô para o nosso estilo e as nossas necessidades!
Qual o melhor tipo de tricô pra você?
Tricô não é tudo igual e mesmo que você goste de uma peça, consiga a receita e peça alguém pra fazer, pode ficar diferente visualmente e até mesmo não servir para o que o tricô é mais usado: para aquecer a gente nos dias mais frios. Isso tudo por conta da escolha dos fios, e por isso vou começar por essa dica pra você conseguir comprar o melhor tipo de tricô pra você!
1- De olho na etiqueta
Eu sempre falo aqui sobre a importância de olhar a etiqueta interna das roupas para saber a composição das fibras, e na hora de escolher o seu tricô não pode ser diferente.
O tricô pode ser feito a partir de vários tipos de fios, como os feitos de fibras naturais (a lã, a cashmere, ou o algodão), e os feitos de fibras sintéticas (como o acrílico, o poliéster, a poliamida, etc), e também a partir da mistura de fios diferentes, como acontece com os tecidos mistos que vemos na etiqueta das roupas.
Dependendo da composição, você vai poder usar o tricô sozinho ou vai precisar usar outras camadas de roupas – geralmente uma camada por baixo, se a trama for muito grande e uma por cima, pra ajudar a aquecer e proteger do vento.
Também é necessário olhar bem a etiqueta de composição para escolher o melhor tipo de tricô para levar na mala de inverno. Tem tricô mais fininho que esquenta mais que aqueles mais volumosos, e eles também ocupam menos espaço na mala! Olha as opções de tricô que uma cliente do serviço de malas inteligentes levou na mala, dentro do estilo e da cartela de coloração pessoal dela:
Viu como é importante entender de tecidos? É uma das coisas que eu mais ensino para as minhas clientes da consultoria de estilo e falo lá no meu instagram. Me segue lá pra aprender mais!
2- Trama aberta ou trama fechada?
Eu falei que dá pra usar tricô no calor porque existem peças feitas com fios mais finos, de fibras mais fresquinhas e leves, e também tem as peças com a trama mais aberta, possibilitando que o corpo respire.
As tramas fechadas podem ser usadas sozinhas, dependendo mais do clima e do seu estilo pessoal. As tramas abertas (que são maiores) já necessariamente exigem uma peça por baixo.
Essa dica vai te ajudar a não se enganar mais: O melhor tipo de tricô pro inverno não necessariamente vai ser volumoso! Ele pode ser fininho e com a trama aberta se você estiver usando uma roupa térmica por baixo e uma terceira peça na camada mais externa, então não tem uma regra, tá? Você vai precisar sempre considerar todas as informações para avaliar as peças. Isso nos leva para a terceira dica!
3- O melhor tricô para o seu estilo pessoal
Por último mas não menos importante, você vai precisar considerar o seu estilo pessoal na hora de decidir qual o melhor tipo de tricô para os seus looks!
Tem quem prefira as peças mais clássicas (como o suéter, o cardigan e o colete, por exemplo) e quem prefira as mais modernas (como o maxi tricô e os vestidos). Tem a turma do tricô colorido e a que vai usar os tons mais neutros, tem quem vá usar tricô só no lazer e quem vai incluir o tricô nos looks de trabalho.
Também tem quem vá abrir mão das peças e investir apenas nos acessórios de frio, como os cachecois, pashminas e luvas (que também vão ter materiais, estilos e tipos de tramas diferentes).
Como cuidar das peças de tricô
Depois de escolher o melhor tipo de tricô para os seus looks, você precisa saber cuidar dessas peças para fazer elas durarem por mais tempo. Anota essas dicas, mas não deixe de olhar a etiqueta, que fala dos cuidados especiais dessa peça específica:
- Opte pela lavagem à mão e com água fria, pois o atrito da máquina de lavar pode causar bolinhas (especialmente no tricô feito com fibras sintéticas), e porque o tricô pode encolher com água quente.
- Evite deixar o tricô de molho e não torça as peças
- A melhor maneira de secar as peças de tricô é na posição horizontal para não deformar
- Não pendure o tricô no cabide, porque o peso faz a peça deformar com o passar do tempo
- Guarde o tricô dobrado do lado avesso, de preferência embalado.