O verão começou dia 21 de dezembro, e se você mora em uma cidade quente como eu, que moro no Rio de Janeiro, sabe que fazer a escolha errada na hora de se vestir no calor pode ser bem complicado. Vem ver a lista dos 5 melhores tecidos para o verão, e fica de olho na etiqueta na hora de comprar uma peça nova ou escolher o que vai usar!
Eu sou consultora de estilo desde 2014 e estudo muito sobre tudo que pode facilitar e/ou melhorar a vida das minhas clientes, e saber os 5 melhores tecidos para o verão é uma dessas!
Quais os 5 melhores tecidos para o verão
A roupa começa no tecido né? É o tecido que fica sobre a nossa pele o tempo todo, e por isso é tão importante fazer a escolha certa, seja por causa da temperatura ou pra passar uma mensagem específica.
Aqui é importante eu dizer que apesar de usar o termo “tecido”, que é o que acontece depois de tecer as fibras têxteis, eu estou me referindo às fibras e não aos tecidos, tá? A gente vai ter um monte de possibilidades de tecidos feitos a partir de cada fibra, e eu explico tudo que você precisa saber sobre tecido nesse outro texto!
Vamos à lista dos 5 melhores tecidos para o verão:
1- Linho
Quem entende um pouquinho que seja sobre tecido sabe que o linho é um dos melhores tecidos para o verão e um dos tecidos mais nobres, porque é feito de uma fibra natural, de origem vegetal, e por causa disso ele absorve e evapora a umidade muito rápido, deixando o corpo respirar e dando aquela sensação de frescor!
Eu sempre mostro lá no meu instagram anúncios de lojas que falam em “blazer de linho” com um percentual pequeno da fibra ou peças na casa das minhas clientes da consultoria de estilo, que são de linho com forro de poliéster – o que deixa a peça mais quente, perdendo essa característica importante. Postei um desses casos lá no instagram:
Fica de olho na etiqueta e prefira as peças com forro em acetato, algodão ou viscose, ou sem forro mesmo, para manter os benefícios do linho!
2- Algodão
O algodão é uma das fibras mais usadas no mundo, e pode ser encontrado em diferentes tecidos, desde a malha mais leve e fininha, até o jeans, que é mais grosso e pesado.
Para se beneficiar do frescor do algodão, anota a dica: quanto maior o percentual de algodão na peça, melhor!
Percebe que para ser um dos melhores tecidos para o verão, precisa acontecer a mesma coisa que eu citei no tópico sobre o linho? Não adianta comprar uma peça que tem 10% de algodão e o restante de poliéster, por exemplo, e esperar que a peça seja fresquinha!
3- Viscose
A viscose é uma das fibras que eu mais indico para as minhas clientes, por causa da sua textura e da sua respirabilidade, além do seu custo benefício.
Essas características não são por acaso: A viscose é uma fibra artificial feita de celulose (madeira) e foi criada para se parecer com a seda (só que mais barata!), que obviamente não vai ficar de fora da lista de melhores tecidos para o verão.
Ponto negativo da viscose: ela pode encolher com facilidade, então vale a pena olhar a etiqueta pra ver se a instrução indica lavagem à mão – porque isso pode ser um indicativo de que vai encolher se for lavado na máquina!
Dá uma olhada nos símbolos que mostram como cuidar das suas peças e que você encontra na etiqueta das roupas:
Um dos pilares do meu trabalho como consultora de estilo é o consumo consciente, e por isso eu também falo muito sobre como cuidar das peças pra fazer elas durarem. Nesse outro texto eu explico como lavar melhor as suas roupas.
3.1 – Viscolinho
Apesar de a lista ser dos 5 melhores tecidos para o verão, achei que valia a pena falar do viscolinho, que é um tecido misto, feito com as fibras da viscose e linho, e também é uma boa opção de tecido para os dias mais quentes – além de ser bem mais barato que as peças de viscose ou linho puros, e por isso muito fácil de achar.
Você não vai encontrar “viscolinho” escrito na etiqueta, porque as empresas colocam o nome da fibra na etiqueta das peças, ao invés do nome comercial do tecido. Então, você pode comprar uma sarja que seja de algodão ou de viscose, por exemplo, porque sarja é o nome comercial do tecido, e “viscolinho” vai aparecer na etiqueta separadamente, com os percentuais de linho e de viscose, entende?
Também já falei sobre fibras e tecidos nesse post aqui, lá no instagram:
E aproveitando o exemplo do post, que eu falo sobre o tricô: Tricô é o nome do tecido, e ele pode ser de várias fibras diferentes. O tricô de poliéster ou acrílico é mais quentinho e o de algodão é mais fresquinho!
4- Seda
Assim como o linho e o algodão, a seda também é uma fibra natural, e se essa lista de melhores tecidos para o verão fosse de acordo com a qualidade, provavelmente ela estaria em primeiro lugar.
Mas, a seda é uma fibra que deixa as peças muito mais caras e demanda mais cuidado na hora de lavar e passar. Algumas peças de seda só devem ser lavadas a seco – o que deixa a manutenção da peça mais cara também.
Todas as minhas peças de seda foram compradas em brechó, justamente por serem peças mais caras (e com maior durabilidade), e eu sempre dou essa opção para as minhas clientes também. E se você quer aprender como comprar em brechó, vale a pena ler esse outro texto também.
5- Modal
Tecnicamente, o modal é melhor que o algodão, já que absorve 50% a mais de água que o algodão e de forma mais rápida. Mas, assim como o linho e o algodão, o modal costuma deixar as peças um pouco mais caras.
O modal também é um bom tecido para as lingeries, por conta da sua respirabilidade. Eu fiz a oficina de tecidos da Ana Scalea (que é uma referência têxtil no Brasil), e por isso eu falo sobre tecidos de forma técnica e consigo indicar o melhor tecido pra cada necessidade das minhas clientes.
Os melhores tecidos para lingerie
Pensar no melhor tecido para a sua lingerie é ainda mais importante que pensar no tecido da sua roupa, porque pode afetar também a sua saúde íntima.
E como esse assunto é realmente importante, eu tenho um texto aqui falando só sobre os melhores tecidos para lingerie, e vale a pena ler esse também!