Uma das coisas que eu mais falo para os meus clientes da consultoria de estilo nesses 10 anos é que a gente se comunica através das roupas que a gente usa, e que essa mensagem não vai chegar em todo mundo, porque nem todo mundo fala a mesma língua ou tem o mesmo repertório. Sabe quando você fala com alguém (no mesmo idioma) e a pessoa entende tudo errado? Com a roupa acontece a mesma coisa!
Eu trouxe o exemplo da mensagem que o Zayn Malik passou para as fãs da One Direction com os 3 looks que ele usou nos primeiros shows que ele fez depois da morte do Liam Payne, porque eu só consegui entender essas mensagens depois de mergulhar no universo da banda. Vou fazer uma pequena introdução antes de falar dos looks do Zayn.
Eu não era fã da banda One Direction enquanto ela existia. Eu sempre gostei mais de rock e na época que eles surgiram, eu estava casada e muito mais velha que eles (sou 10 anos mais velha que o Louie Tomlinson). Mas, com a notícia da morte do Liam Payne eu fiquei com muita pena dele e das fãs (me coloquei no lugar delas porque também tenho alguns ídolos na música e imagino a dor) e comecei a consumir muito conteúdo sobre ele e a banda.
O Zayn Malik foi o integrante que pediu pra sair da banda, resultando no fim da One Direction em 2016, e isso acabou afastando ele dos outros integrantes. As fãs ficaram os últimos 8 anos torcendo para que eles fizessem as pazes e voltassem a cantar juntos, mas todos os 5 integrantes estão em carreira solo desde então.
Infelizmente o reencontro oficial deles aconteceu no enterro do Liam Payne, motivo de muita tristeza pra todos os fãs (e pra mim também). O Liam morreu com 26 anos, deixando um filho, pais, namorada e uma vida inteira pela frente, incluindo o sonho de reunir a banda.
Mas, antes de falar sobre os looks do Zayn Malik nos 3 primeiros shows depois da morte do Liam, eu vou falar sobre o look que ele usou no funeral.
O look do Zyan Malik no funeral do Liam Payne
O Zayn foi muito criticado por não ter usado uma roupa tão formal no funeral do Liam Payne, e por “deixar o peito e tatuagens a mostra por baixo de um terno de veludo”, se destacando do look dos outros integrantes (Harry Styles, Louie Tomlinson e Niall Horan, com ele na foto acima).
No meio de tantas críticas à escolha do seu look, só as fãs perceberam que o Zayn estava usando um colar do Liam, que usava sempre 3 correntes juntas, como essa conta de fã clube mostrou no instagram:
Desde o ano passado ele estava sendo visto usando apenas dois deles – um fato que não parecia nada demais, e que agora era uma prova de que eles se falaram recentemente e tinham se entendido depois de trocarem farpas em entrevistas.
Eu achei um motivo lindo e fofo para usar uma camisa aberta ao invés de terno e gravata, e com certeza ele sabia que as fãs iam entender essa mensagem, que é um “código interno” que só quem tem esse repertório de fã da banda entenderia!
Essa foi a primeira mensagem que o Zayn passou para as fãs da One Direction através dos seus looks. Vale lembrar que a mídia e grande parte das fãs da banda o veem como o responsável pelo fim da banda, e guardam alguma mágoa dele por isso. Ele era o único que não tinha sido visto junto ou interagindo publicamente com os outros integrantes, e foi uma grata surpresa ver a postagem que ele fez no instagram se despedindo do Liam e ver ele no seu funeral.
Agora vamos falar dos looks do Zayn Malik nos 3 primeiros shows da turnê dele.
A mensagem que o Zayn Malik passou com os looks que escolheu para os shows
Quando a notícia da morte do Liam aconteceu, o Zayn tinha anunciado as datas da sua primeira turnê internacional, que teve o seu início adiado por causa disso.
Vale lembrar que ele tem tratado traumas e problemas emocionais desde a época da One Direction (ele saiu da banda pra se tratar, depois de um grande período com distúrbio alimentar), e provavelmente isso despertou vários gatilhos nele, lembrando do que ele e os outros integrantes da banda passaram na mão do Simon Cowell, que criou a banda na época da participação deles no X-Factor (e que também foi exposto depois do escândalo do caso Diddy).
Foi por causa desses problemas emocionais que o Zayn ficou tanto tempo fora dos palcos e longe do público e da internet. Inclusive, dá pra ver ele ganhando confiança e recuperando o brilho que ele tinha. A diferença dele no primeiro show depois da morte do Liam para os outros shows é enorme!
1- Looks do Zayn Malik no primeiro show
No primeiro show da turnê, o Zayn usou mais uma vez a corrente do Liam Payne com uma camiseta do Tupac com uma frase que ele sempre dizia: “não confie em ninguém”. Vale lembrar que muitas pessoas acreditam que o Diddy mandou matar o Tupac, o que faz a gente pensar que essa escolha dele pode ser sim considerada uma crítica ao que acontece na indústria da música.
Em uma certa altura do show, o Zaym segurou na corrente do Liam olhando pro céu, visivelmente emocionado. Dá pra ver esse momento nesse GIF aqui:
Eu estava assistindo ao show numa live no instagram (de uma fã) e desabei de chorar nessa hora. O microfone vermelho (que era a cor do microfone do Liam) também deixa tudo mais bonito.
Nos outros dois shows, os looks do Zayn Malik continuaram sendo compostos com a corrente do Liam, e as fãs também apontaram outros itens que faziam parte da identidade visual do Liam Payne, como o chapéu do modelo Pork Pie de aba curta e a jaqueta de couro.
O Zayn trabalha com música e a imagem pública dele desde a pré-adolescência e sabe que deveria evitar alguns símbolos para não ser associado ao Liam ou à One Direction, mas felizmente parece não ser o caso. A morte mostra pra gente o que é importante de verdade, e eu torço pra que eles realmente tenham feito as pazes, pra ele não sentir culpa ou remorso.
As fãs entenderam a mensagem que ele quis passar, e pra quem não consegue entender a linguagem que ele usa nos looks dele (como eu também não conseguiria, sem conhecer a história deles e da banda), ele tem deixado bem claro no final de todos os shows que o Liam Payne está lá – como estaria se estivesse vivo e esteve no show dos outros integrantes.
Espero que o Liam descanse em paz, e que o coração do Zayn, do Harry, do Louie e do Niall (da família e das fãs) também fique em paz logo!