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Como funciona a consultoria de estilo?

Antes de explicar o processo, é importante dizer que nesse texto eu vou falar como funciona a consultoria de estilo comigo na modalidade presencial, aqui no Rio de Janeiro, e não sobre a consultoria de estilo online, tá?

Eu já falei sobre as etapas da consultoria de estilo aqui no blog em 2016, e achei que esse assunto precisava de algumas alterações, já que algumas coisas mudaram de lá pra cá. Se você quiser ler e entender o que mudou, clica aqui pra ler.

Vou começar com a estrutura do processo, e depois explicando cada uma dessas etapas.

Etapas da minha consultoria de estilo

Desde 2014, quando eu comecei a trabalhar nessa área, a quantidade de etapas e ordem delas continua a mesma, porque é preciso ter as fases investigativas, a proposta de identidade visual / plano de ação, e as etapas práticas.

A minha consultoria de estilo sempre nessa mesma ordem, porque as etapas anteriores vão nos preparando para as etapas seguintes, e isso te ajuda a entender como funciona a consultoria de estilo:

1- Conversa sobre o questionário e o exercício de referências

2- Análise de coloração pessoal

3- Visita guiada ao guarda-roupas da cliente

4- Apresentação da proposta de identidade visual / plano de ação

5- Revitalização do guarda-roupas

6- Etapa de compras / personal shopping

7- Montagem de looks

Cada cliente tem uma agenda diferente, e algumas pessoas precisam de mais tempo entre as etapas, para absorver melhor as informações, e outras querem fazer em menos tempo. Na hora da contratação, a gente vai alinhar as agendas para funcionar da melhor forma pra nós duas!

Como funciona a consultoria de estilo?

Para você entender como funciona a consultoria de estilo, eu vou explicar cada uma dessas etapas (na metodologia que eu trabalho, tá? Isso não significa que toda consultora de estilo faz assim).

Você vai perceber que não existe uma etapa de análise física / corporal / de silhueta, porque eu não faço. Eu acredito que mais do que cobrir um corpo e focar em disfarçar alguma parte dele, a gente precisa vestir quem a gente é.

Claro que o trabalho contempla as demandas físicas da cliente (como eu vou falar ali embaixo), mas baseado na relação dela com esse corpo, e não com o seu formato de corpo e regras genéricas sobre isso. A cliente tem barriga saliente mas não é um problema pra ela, e ela não quer esconder ou disfarçar a barriga? A barriga saliente não é um problema, logo, eu não vou ensinar truques de estilo com esse objetivo ou sugerir peças para ela disfarçar a barriga.

1- Conversa sobre o questionário e o exercício de referências

Quem me segue lá no instagram já me viu falar que o meu trabalho é sobre pessoas e não sobre roupa / moda, e a consultoria de estilo é TODA baseada na cliente, em quem ela é, como é a sua rotina, a relação com o seu corpo, e as suas demandas de imagem.

Nesse questionário tem perguntas que vão me ajudar a conhecê-la e entender como vou conduzir o processo. Não é só sobre estilo, e sim sobre a cliente!

como funciona a consultoria de estilo

No exercício de referências (que eu já mostrei nesse post aqui embaixo, no instagram) ela me mostra imagens de como ela se vê hoje, como ela gostaria de ser e como ela nunca seria. Isso me ajuda a entender visualmente o que ela falou no questionário: o que é bonito, feio, básico, sexy, ousado, elegante ou qualquer outro termo que a cliente tenha falado e sinalizado que conversa com ela.

Isso é importante para que eu veja as coisas com os olhos dela, e não com os meus. É sobre ela e não sobre mim e sobre o meu estilo, o que eu gosto ou não, acho bonito ou feio, etc. Eu falei um pouco sobre isso nesse texto aqui, sobre o termo “sexy sem ser vulgar” – que nada mais é que o sexy acima da medida de alguém!

2- Análise de coloração pessoal

Nessa etapa, eu vou descobrir a cartela de coloração pessoal da cliente, que fala sobre as cores que melhor harmonizam com a sua beleza.

O material que eu entrego pra cliente tem quase 50 páginas pra ela entender mais sobre as características das cores e como usar a cartela de coloração pessoal no dia-a-dia (com exemplos de cabelo, maquiagem, roupa e acessórios).

Na foto abaixo, eu mostro a diferença do cinza quente (cartelas de primavera e outono) e cinzas frios (cartelas de inverno e verão).

etapas da consultoria de estilo - coloração pessoal
Cinza quente (primavera e outono) – cinza frio (inverno e verão)

Tem VÁRIOS textos aqui no site falando sobre a análise de coloração pessoal, então, não só vou citar aqui e deixar esse texto aqui pra você entender melhor como é.

3- Visita guiada ao guarda-roupas da cliente

Sabe quando você vai a um museu e paga um tour guiado pra entender melhor o que você está vendo? É essa a ideia!

Mais do que me falar “aqui ficam as calças, aqui eu guardo os casacos, etc”, ela vai me falar o que cada peça representa pra ela, a sua relação com elas, como usa cada uma delas (ou porque não usa), e vamos, juntas, entender o que falta ali, o que se repete (mesmas modelagens? mesmo tipo de estampa? mesmas cores?) e outros padrões de consumo.

Ao olhar o guarda-roupas de alguém, a gente entende MUITO sobre o estilo dessa pessoa. Eu acho essa etapa tão importante quando o assunto é “como funciona a consultoria de estilo” que eu não faço a consultoria de estilo express sem ela – e nem o serviço de malas inteligentes, e nem montagem de looks, e nem personal shopping.

Não dá pra entender o estilo de alguém sem ver o guarda-roupas dela!

4- Apresentação da proposta de identidade visual / plano de ação

Apresentar a proposta de identidade visual é o momento de mostrar pra cliente que eu entendi quem ela é, e o que precisamos fazer para que ela tenha a imagem que ela quer transmitir / como quer se sentir.

A apresentação da proposta de identidade visual é toda ilustrada e eu uso imagens de pessoas parecidas fisicamente com a cliente para que ela consiga se ver usando aquelas peças – especialmente se ela tiver alguma queixa específica, como disfarçar a barriga, parecer mais alta ou ter quadris mais estreitos, por exemplo.

Nesse post do instagram eu mostrei a proposta de identidade visual de uma cliente negra, ilustrada só com mulheres negras:

Identidade visual é sobre ela se identificar, entendendo que é sobre ela.

5- Revitalização do guarda-roupas

Revitalização é dar nova vida, através de um novo olhar, e é uma das etapas que dá pra entender melhor como funciona a consultoria de estilo. A gente vai olhar com carinho para as peças que a cliente gosta e quer usar mais e tirar do guarda-roupas o que não faz sentido e tem mais pontos negativos que positivos (para ela e não de forma geral – não existe roupa boa pra todo mundo ou errada pra todo mundo!).

Também é nessa etapa que eu sugiro pequenos ajustes ou reformas nas peças (fazer a bainha, diminuir ou aumentar o decote, tirar a manga, trocar o botão, transformar o vestido em saia, etc.), pra que as roupas funcionem melhor dentro das demandas dela.

6- Etapa de compras / personal shopping

A maioria das pessoas que contrata o serviço de consultoria de estilo é por causa da dificuldade na hora de fazer compra – seja por não saber onde encontrar as peças que precisa, por preguiça de procurar as peças, por falta de repertório ou por conta da relação dela com os vendedores – que, na necessidade de bater as metas, acaba forçando a cliente a levar mais peças do que ela se programou, ou que compre peças que ela não gostou de verdade.

Eu vou para o shopping cerca de 2h antes de a cliente chegar e separo, estrategicamente, as peças sugeridas na proposta de identidade visual dela. Assim, ela não vai precisar procurar as peças na arara das lojas comigo, a gente mantém o foco na lista dela e ela compra tudo certinho – na cor, modelagem, tamanho, tecido e estilo dela!

etapas da consultoria de estilo - personal shopper

Muitas pessoas passam a comprar só pela internet ou só em lojas que funcionem como self service, tipo as lojas de departamento, e quando me contrata essa relação com os vendedores é através de mim. Ela não vai precisar falar pro vendedor o que ela quer, ou que não vai levar as peças que experimentou, porque eu já expliquei antes de ela chegar que esse é o processo.

Por causa disso, a etapa de compras é uma das etapas da consultoria de estilo que eu mais faço separadamente. Funciona muito bem pra quem não gosta / não sabe comprar, não sabe onde achar as peças que precisa ou quer otimizar o tempo (ou tudo junto!). Eu já contei como faço essa curadoria de lojas para cada cliente, pra você entender melhor porque funciona!

7- Montagem de looks

A montagem de looks é a última etapa da consultoria de estilo, a finalização do processo, e é quando as peças se encaixam para a cliente ver o resultado final do processo, usando as suas roupas de uma forma diferente, e se vendo no espelho de um jeito diferente.

Todos os looks são fotografados (a gente faz, em média, 45 looks diferentes dos que a gente fez na etapa de compras, nesse dia!) para que ela se lembre da “fórmula” que fez o look funcionar, seja por causa da combinação de cores, truque de estilo, coloração, ou de ver em prática as suas prioridades juntas ali.

Na consultoria de estilo online a montagem de looks acontece comigo em chamada de vídeo, pra ir sugerindo os looks e comentando com a cliente sobre eles, além de entender o que ela achou / como se sentiu com cada um deles.

como funciona a consultoria de estilo - montagem de looks

Quem não entende como funciona a consultoria de estilo acha que a montagem de looks é só sobre combinar as peças, mas a verdade é que o objetivo é aumentar o repertório da cliente com as roupas que ela já tem, e – mais ainda, fazer ela entender o que fazer para multiplicar as suas possibilidades com as roupas que ela comprar no futuro.

Consegue ver nas fotos acima que usamos as mesmas peças para looks diferentes? Quanto mais você aproveita as peças que têm, menos precisa de roupa nova, e o segredo está em as peças combinarem com quem você é!

E se agora que você entendeu como funciona a consultoria de estilo, sabe que precisa da minha ajuda para fazer o seu guarda-roupas funcionar melhor, me manda uma mensagem por aqui!

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Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!