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curadoria de lojas

Curadoria de lojas: Como eu faço

Um dos maiores motivos que levam as pessoas a contratarem o meu serviço de consultoria de estilo (e ainda mais especificamente a etapa de compras / personal shopper) é a dificuldade de encontrar as peças que precisa comprar, seja por falta de repertório, falta de paciência ou falta de tempo, e pra cada cliente eu faço uma curadoria de lojas diferente.

Antes de a gente chegar na etapa de compras, eu preciso entender quem é esse cliente. Quem me segue lá no instagram sabe que eu defendo a teoria de que não existe um único jeito de fazer as coisas (como ser elegante, por exemplo) ou certo e errado pra todo mundo, e por isso que essa curadoria de lojas é personalizada para cada cliente.

O que é a curadoria de lojas?

A curadoria de lojas é a seleção que eu faço para cada cliente que me contrata para comprar as peças que faltam no seu guarda-roupas (seja para uma ocasião especial ou para ter uma imagem coerente com quem ela é e a mensagem que quer transmitir), baseada em alguns fatores, como:

  • o estilo da cliente,
  • as suas demandas (o tipo de roupa, sapato, acessórios, etc que ela precisa), que pode incluir opções veganas, ou preferir compras mais sustentáveis, feitas em brechó, por exemplo,
  • a sua numeração (se é uma numeração que tem em todas as lojas, ou só em lojas para pessoas que usam tamanhos especiais, como a moda petite e a plus size),
  • o seu orçamento e comportamento de compra (quanto a pessoa costuma pagar nas peças, em que lojas ela compra, as suas marcas favoritas, etc.).

Sabe quando você tem costume de comprar em uma marca específica porque sabe que sempre tem o seu tamanho ou coisas que são “a sua cara”? Pois é! A curadoria de lojas é exatamente isso: Descobrir e selecionar as lojas que são a cara de cada cliente!

Para esse cliente das fotos acima, a curadoria de lojas foi pensando onde teria roupas para ele usar no Lollapalooza e funcionasse depois pra rotina dele. Contei sobre esse caso nesse post aqui no instagram.

Repertório de marcas

Pra eu conseguir fazer essa curadoria de lojas, eu também preciso ter um repertório de marcas. Conhecer marcas e acompanhar as coleções delas (presencialmente aqui no Rio de Janeiro e online no mundo todo) faz parte da minha rotina de trabalho, pra eu ficar atualizada e entender quem é o público alvo / persona daquela marca.

Quando eu descubro com quem aquela marca se comunica, eu consigo saber se tem alguma coisa pra aquele cliente ou não. Eu já falei aqui sobre o arquétipo pessoal, e você já deve ter ouvido falar do arquétipo de marcas, né? É através desse arquétipo que eu vejo qual é o posicionamento de mercado da marca, como ela se comunica nas redes sociais e nas suas campanhas, quem usa essa marca, quais são os seus valores, etc.

É como se fosse um Tinder, sabe? Eu procuro a loja certa pra dar o match perfeito com você, como eu falei nesse post aqui do instagram:

Um dos casos mais interessantes (de surpreender a cliente com a curadoria de lojas) foi quando uma cliente super criativa e moderna falou que nunca imaginou que compraria calçados na Usaflex porque achava que “era coisa de avó”.

Como eu falei, a curadoria de lojas é feita baseada na cliente, e por eu conhecer o tipo de calçados que a Usaflex vende, eu sabia que ela ia gostar das opções que eu separei pra ela. Eu contei sobre esse caso e falo mais sobre esse preconceito com a Usaflex nesse texto aqui!

Viu porque eu digo que um dos maiores benefícios da consultoria de estilo é a economia (de tempo e dinheiro)? Comprar a roupa não é tão fácil, e ao me contratar, você evita perder tempo e dinheiro (porque não vai comprar errado)! Me manda mensagem por aqui, se precisar da minha ajuda!

Tipos de curadoria de lojas

Como eu atendo presencialmente aqui no Rio de Janeiro e online pro mundo todo (O mundo todo MESMO! Já tive cliente no Japão, Nova Zelândia, Alemanha, Dubai, Uruguai, Suíça, EUA, Canadá e vários outros países e estados do Brasil), essa curadoria de lojas pode ser online (com envio dos links das peças selecionadas) ou pra compra presencial.

Olha as fotos da cliente do Japão fazendo a etapa de compras numa loja que eu indiquei, me mostrando como as peças ficaram no corpo dela:

Nesse texto aqui eu explico como é a etapa de compras / personal shopper online!

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Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!