icone-site-vestindo-autoestima
midsize

O que é tamanho midsize?

Midsize é um termo (como Plus Size) para falar de numeração das roupas, e se refere ao corpo que está no “tamanho médio” ou “no meio termo”, ou seja, aquele corpo que não vai ser considerado plus size e nem magro.

Esse termo é super novo e surgiu com uma comediante norte americana não se sentiu representada pela moda plus size e nem pela moda “padrão”, e claro que várias mulheres se identificaram com o termo e com a falta de representatividade.

Que numeração o midsize inclui?

Apesar de o termo midsize ter surgido nos EUA, é importante a gente considerar que o padrão americano não deve definir a numeração que o midsize inclui no mundo todo – e e especialmente no Brasil, onde os corpos são naturalmente “médios”, ou seja, a maioria nem é muito magra e nem é muito gorda.

Nos EUA o termo midsize surgiu para abranger os corpos que vestem numeração entre 44 e 56, mas no Brasil, que é um país onde existe uma cultura gordofóbica pesada, as mulheres que vestem numeração maior que 52 já são vistas e consideradas de uma forma diferente das outras mulheres “plus size” que vestem entre 46 e 52 – assim como algumas marcas com numeração “padrão” já considerem o 44 como plus size para justificar a ausência de peças dentro da sua grade.

Então, definir que numeração as mulheres que são midsize vestem é complicado e isso ainda está sendo discutido.

Eu sou midsize ou plus size?

Com a criação desse termo, muitas mulheres passaram a se questionar se são midsize ou plus size, e como consultora de estilo, mulher e psicóloga (não necessariamente nessa ordem, mas sempre as três coisas ao mesmo tempo) eu aconselho você responder a essa pergunta sozinha, independente do que alguém especialista em moda disser sobre isso.

Eu digo isso porque existem mulheres que se sentem frustradas e ofendidas quando vão comprar uma roupa 44 e descobrem que essa numeração está na sessão plus size, e isso pode definir se ela vai comprar a peça ou não, e vai influenciar no seu humor e na sua autoestima.

Ao mesmo tempo, tem mulheres que se identificam com a causa plus size, e mesmo que alguém diga que mulheres que vestem numeração 50 são consideradas midsize elas vão se definir / se sentir uma mulher plus size.

De qualquer forma, vale a pena lembrar que na grande maioria das marcas brasileiras o termo plus size inclui numeração entre o manequim 46 e o manequim 52.

Midsize e as pressões estéticas

Todo mundo sofre pressões estéticas, independente da numeração da roupa e do peso.

Eu sempre falo da minha vivência como mulher magra e da insatisfação das minhas clientes que vestem tamanho PP / 34, e é óbvio que essas pressões estéticas são diferentes das pressões sofridas por quem veste 40, 42, 44, 48, 52, 58…

E apesar de eu não viver na pele a pressão estética que uma mulher midsize ou plus size vivem, eu trabalho com e para mulheres, e sei que esses rótulos podem gerar identificação e frustração ao mesmo tempo, porque somos seres complexos demais para caber numa caixinha.

Além disso, vale lembrar que existe preconceito e padrões em todas as camadas e as mulheres que usam as numerações menores do que hoje a gente considera plus size (entre 46 e 52) podem ficar felizes por terem saído dessa categoria, por não serem mais consideradas “grandes / gordas”, e pararem de sofrer gordofobia, por exemplo, que é bem diferente e muito mais sério que as pressões estéticas que pessoas de tamanhos menores sofrem.

no meu instagram eu sempre compartilho posts de mulheres gordas falando sobre o assunto, e na legenda desse post aqui embaixo você consegue complementar a leitura desse texto:

OBS: Dentro do plus size existem duas categorias informais, chamadas “gorda menor” e “gorda maior”, para falar tanto de numeração das roupas quanto de formato de corpo (mais barriga, quadril e peito, biotipo mais oval, etc.), quanto para a criação de marcas especializadas em números maiores, que não são vistas nas outras lojas que só têm roupas até numeração 52.

Influenciadoras midsize

O movimento midsize no Brasil também está no comecinho, mas vale a pena você seguir mulheres no instagram que falem sobre esse movimento, pra você se identificar, se sentir acolhida, representada e inspirada na hora de montar looks e se amar.

O perfil Midsize Collective reúne tudo isso lá, e você ainda pode seguir a hashtag #midsize para ver o que as pessoas estão falando sobre o assunto!

É muito importante seguir mulheres que tenham um corpo parecido com o nosso, pra ter representatividade e menos comparação. Então, se você é midsize, vale a pena seguir esse perfil e se inspirar!

2 comentários

  1. O tamanho da sua roupa não pode ser o tamanho da sua auto estima, não interessa o quanto você veste interessa o quanto vc é feliz,se olhe no espelho e diga eu me amo eu sou linda e ninguém vai tombar sua auto estima, independente de vestir 36 ou 60 o importante é vc se reconhecer e ser feliz, a mídia mostra as mulheres magra para impor um padrão de mulher que não existe, porque essas mulheres sofrem horrores para se manter naquele manequim que agrada a todos,se divirta seja feliz com o seu corpo do jeito que é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!