Vestindo Autoestima

Conheci o Museu da Moda de Belo Horizonte

Eu contei lá no instagram que passei o réveillon em Belo Horizonte, e apesar de ter ficado muito pouco tempo lá, aproveitei para conhecer o MUMO – Museu da Moda de Belo Horizonte, e vou contar aqui como foi.

MUMO – Museu de Moda de Belo Horizonte

Em 2020, quando eu visitei o Museu de Moda de Canela, eu já sabia que o MUMO existia, mas não tinha conseguido ir quando estive em Belo Horizonte das outras vezes.

Também já sabia que o Museu de Moda de Belo Horizonte foi o primeiro museu público destinado à moda no Brasil, e por isso estava super empolgada com essa visita.

O encanto já começa do lado de fora: O prédio (que fica localizado na Rua da Bahia 1.149, no centro da cidade) foi inspirado na arquitetura neogótica manuelina e parece um castelo. Dizem que muitos turistas passam pela porta do MUMO fazendo o sinal da cruz, achando que se trata de uma igreja!

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), em de 1975, o prédio (que também é conhecido como Castelinho da Bahia) foi restaurado, se transformou em Centro de Cultura de Belo Horizonte em 1997 e, desde 2012 abriga o Centro de Referência da Moda, que abriga debates, estudos, desfiles, exposições, seminários e cursos sobre o tema.
Em dezembro de 2016, passou por outra transformação e se tornou o primeiro museu público dedicado exclusivamente à moda no Brasil: o Museu da Moda de Belo Horizonte, com a proposta de ser uma referência em memória e pesquisa de moda, indumentária e comportamento de várias épocas.

Também é do lado de fora que as pessoas tiram uma foto bem clichê de turista (e eu também tirei, óbvio!) ao lado do sinal / semáforo que tem em frente ao museu, que é no formato de um vestido! Fofo!!

Só a título de curiosidade, essa sinalização é usada em vários pontos turísticos de Belo Horizonte, e faz parte do projeto Cidade Revelada, onde a Prefeitura instalou novas máscaras nos semáforos para destacar os principais patrimônios culturais da cidade. A ideia é chamar a atenção para os valores históricos e arquitetônicos desses ícones, instigando a população a lançar um novo olhar sobre a cidade.

Exposição “Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil”

A exposição “Alceu Penna – Inventando a Moda do Brasil” que eu conheci está em cartaz no Museu da Moda de Belo Horizonte desde 12/2019 e é uma homenagem ao seu centenário, completado em 2015.

Alceu Penna é mineiro e é considerado o precursor do jornalismo de moda no Brasil, e apesar do acervo ser bem pequeno, é bem rico e mostra muito da sua vida profissional.

Diz-se que ele inventou a moda no Brasil porque ele mostrou a cultura brasileira nas suas criações, desde as fantasias e figurinos para shows quanto para pessoas que queriam vestir o que era moda na França ou em Nova York e estava sendo criado de forma artesanal e democrática por ele desde 1930 durante 3 décadas.

Alceu Penna também escrevia e mostrava as suas criações na revista O Cruzeiro, que era a única a integrar o país no século XX, e na terceira foto acima, tem algumas capas e desenhos que mostram um pouco do seu lado jornalista e designer.

Todas as peças foram doadas ao Museu da Moda de Belo Horizonte pela família de Alceu Penna.

Vale a pena conhecer o Museu da Moda de Belo Horizonte?

Como eu falei, o acervo é bem pequeno mas muito rico, e por isso, se você gosta de moda, vale a pena conhecer o Museu da Moda de Belo Horizonte sim.

O museu funciona de quarta-feira à sábado das 11h às 18h, a entrada é gratuita e você precisa agendar a visita pela internet, no site prefeitura.pbh.gov.br

Além da exposição, o prédio também é lindo e a vista de lá também! Fica a dica!

Sair da versão mobile